Prefeito abre Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Tangará

Em sua fala, o Prefeito Fábio Junqueira destacou a importância de ações que promovam a defesa e a manutenção dos direitos da pessoa idosa em Tangará da Serra

O prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, realizou na tarde desta sexta-feira, 22 de março, no anfiteatro do Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho, a abertura da 2ª edição da Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa que teve como tema ‘Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas’.

A conferência iniciou às 13h e encerrou às 18h e seguiu os preceitos estabelecidos pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Foram parceiros na realização do evento a Secretaria Municipal de Assistência Social gerida pela secretária Eude Camargo, pela Sala da Mulher coordenada voluntariamente pela Primeira Dama do Município Helena Simões Mathias Junqueira e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Em sua fala, o Prefeito Fábio Junqueira destacou a importância de ações que promovam a defesa e a manutenção dos direitos da pessoa idosa em Tangará da Serra, enfatizando ainda que o Município tem promovido ações que valorizem políticas públicas defendidas na própria conferência.

“Quando assumimos a gestão em janeiro de 2013 encontramos um Município com apenas uma academia da terceira idade. Esse ano, chegaremos a 30 academias. Ações como essa levam qualidade de vida, praticamente na porta da casa daqueles que realmente necessitam e utilizam esse patrimônio público”, frisou o Chefe do Poder Executivo.

Fonte: Diego Soares - Assessoria de Imprensa

Governo repassa quase 22,9 milhões de reais para unidades educacionais

O Governo do Estado, por meio da Seduc - Secretaria de Educação, repassou recursos da ordem de 22 milhões e 900 mil reais às Escolas Estaduais e aos municípios mato-grossenses referente a primeira etapa de repasses do PPP - Projeto Político Pedagógico de 2019.//

O montante, repassado em quatro vezes anualmente, é destinado à compra de equipamentos como bebedouro, geladeira, mesa e custeio da unidade como merenda e transporte escolares, material de limpeza, e manutenção da estrutura da escola.//

O valor para cada unidade escolar está condicionado à quantidade de alunos matriculados, conforme o censo escolar do ano anterior.//

Por Jota Passarinho

Câmara promove sessão solene e homenageia 40 mulheres em Tangará

O evento aconteceu no auditório da OAB

A Câmara Municipal de Vereadores realizou na noite da última sexta-feira, 22, a sessão solene em comemoração ao ‘Dia Internacional da Mulher’. O evento que contou com a presença de autoridades municipais entre elas o vice-prefeito Renato Gouveia, foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Tangará da Serra.

Na oportunidade foram homenageadas 40 mulheres, escolhidas por cada vereador e que receberam o ‘Certificado Mulher Cidadã’.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Quintão, a sessão solene representa o reconhecimento da contribuição que essas mulheres dão para sociedade, com o entendimento de que os exemplos tem que ser evidenciados para que as pessoas possam segui-los.

“Todas as mulheres homenageadas são dignas do reconhecimento da Câmara e com isso trazemos em evidência o comportamento, a vida social delas e a contribuição que elas dão para a sociedade, para que outras pessoas possam seguir, porque o exemplo bom, tem que passar adiante”, destacou.

Uma das homenageadas da noite, a assistente social Evanete Steiger, disse sentir-se honrada com o reconhecimento da Câmara a ela e a todas as mulheres que fazem parte da história do município, em especial a vereadora Sandra Garcia que a escolheu como homenageada. “Fiquei muito feliz em fazer parte desse momento. E ser uma representante das demais mulheres que não estavam presentes, mas que também merecem reconhecimento”, afirma.

Evanete Steiger, foi casada com o radialista Euládio de Oliveira (falecido) com quem teve quatro filhos: Pâmela, James, Kevin e Tales. 

Evanete, já prestou serviços no frigorífico Marfrig em Tangará da Serra como assistente social e desenvolveu trabalhos voltados para Casa do Adolescente e Casa da Criança. Em Campo Novo do Parecis, esteve frente à Coordenação Municipal de Saúde e atuou como Secretária Municipal de Saúde, no governo Mauro Berft, sendo destaque no trabalho desenvolvido.

Fonte: Lucélia Andrade - Redação DS