"Foquem na boa gestão e na boa medicina", diz ministro da Saúde

Na próxima segunda-feira (29), o Hospital Estadual Santa Casa poderá receber seus primeiros pacientes e oferecer os serviços de saúde

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que é médico por formação, aproveitou a solenidade de reabertura do Hospital Estadual Santa Casa, na terça-feira (23.07), para orientar os profissionais a fazer uma boa gestão na unidade, evitando desperdícios. Ele lembrou que o governador Mauro Mendes tem a economicidade e a eficiência como foco de sua gestão.

“Foquem na boa gestão da unidade, especificamente na gestão clínica. Faço um apelo ao corpo clínico do Hospital e enfermagem. Façam protocolos, evitem desperdícios, evitem exames desnecessários, meçam a performance dos serviços. Vamos fazer a boa medicina, aquela que faz o melhor com a quantidade de recursos que forem estritamente necessários”, aconselhou Mandetta.

O ministro da Saúde elogiou a gestão pela economicidade eficiente. “Reabrir serviços é muito difícil, é mais difícil do que fazer serviço novo. Pegar uma estrutura que estava em andamento, reformar administrativamente é muito complexo”, completou Mandetta.

Mauro Mendes pontuou que quem conheceu a Santa Casa antes, sabe o que o Governo do Estado conseguiu fazer em apenas 60 dias na unidade. Ele também agradeceu ao presidente da República, Jair Bolsonaro, ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, aos deputados estaduais, federais, senadores e a toda equipe envolvida na reestruturação.

“Sem o apoio do Ministério, dificilmente estaríamos fazendo esta reabertura do Hospital. Quero agradecer muito à nossa bancada federal e aos nossos senadores, que foram fundamentais para que pudéssemos costurar este apoio”, disse.

Atendimento

Na próxima segunda-feira (29), o hospital poderá receber seus primeiros pacientes e oferecer os serviços de saúde. A unidade iniciará suas atividades com atendimentos nas áreas de Oncologia (tratamento de câncer), Nefrologia (hemodiálise), UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal, Pronto Atendimento Infantil, cirurgias pediátricas e cirurgia geral (para intercorrências das UTIs).

Ofertará também Serviços de Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT) como Tomografia, Raio-X, Ultrassonografia, Densitometria Óssea, Cateterismo, Ressonância para crianças, hemoterapia, exames laboratoriais clínico e de anátomo-patológico (usado para o diagnóstico preciso de doenças).

Já na segunda etapa (30 dias após a reabertura), a unidade passará a ofertar mais serviços à população, atendendo também nas áreas de Cardiologia, Vascular, Ortopedia Pediátrica, Neurocirurgia Pediátrica e cirurgias gerais de média complexidade.

A unidade contará com 10 leitos de UTI pediátrica, 11 leitos de UTI adulto, 9 leitos de UTI neonatal, 33 leitos de pediatria clínica, 27 leitos de pediatria cirúrgica e 22 leitos exclusivos para o Pronto-Atendimento Infantil. Apenas o setor pediátrico engloba 101 leitos da unidade – isto é, a pediatria abrange mais de 40% da totalidade de leitos do Hospital Estadual Santa Casa.

Fonte: Carlos Celestino | Secom-MT