“Fazendas São Marcelo estão democratizando o melhoramento genético”, afirma Quintão

Ronaldo Quintão (PP) representou a Câmara Municipal no maior evento de melhoramento genético para a pecuária em Tangará da Serra. A 2ª Feira de Touros Fazendas São Marcelo foi realizada no sábado, dia 27, na Estrada Linha da Calcário, reunindo pequenos produtores da Gleba Triângulo e de toda a zona rural tangaraense, além de médios e grandes de toda a Região. Para o presidente da Câmara, a ação das Fazendas São Marcelo representa a democratização da genética, com a abertura da possibilidade de que todos possam adquirir o resultado de anos de esforço de melhoramento.

“Com essa abertura, as Fazendas São Marcelo estão contribuindo de forma significativa para o melhoramento genético do rebanho da nossa região. Isso faz com que terminação dos animais aconteça de maneira mais precoce, e participamos no intuito de demonstrar o apoio do Poder Legislativo, uma vez que o comércio de touros de genética nelore elevada e qualificada resultará em melhorias nas pequenas, médias e grandes propriedades, fazendo com que o produtor da região possa vir a ter animais de qualidade e vender de maneira mais precoce”, conta o presidente da Câmara, vereador Ronaldo Quintão.

As 3 unidades das fazendas São Marcelo em Mato Grosso representam a divisão do Grupo JD responsável pelas atividades pecuárias no Brasil. A adoção de práticas sustentáveis, com a consciência ambiental tornaram a São Marcelo referência em criação de gado. E todas as medidas adotadas, desde a seleção genética, criação dos animais e sustentabilidade, faz com que a São Marcelo seja a primeira fazenda de pecuária do mundo a conquistar a certificação Rainforest Alliance.

PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO - As unidades da São Marcelo adotam técnicas de melhoramento genético animal, com indicadores de ganho na geração futura, sobre precocidade e conversão alimentar. Em parceria com a Cia. de Melhoramentos, buscam resultados cada vez mais significativos. As avaliações genéticas consistem em gerar DEPs (Diferença Esperada na Progênie) e DEPhs (Desempenho Esperado na Progênie).

Esses indicadores permitem predizer os valores genéticos de cada animal e com isso, selecionar reprodutores e matrizes que possuam os melhores valores para as características desejadas. Assim, o ganho e o desempenho genético são maiores a cada geração. Os animais são certificados pelo Ministério da Agricultura e recebem o selo CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção). A empresa, formada pela união de pecuaristas do Brasil, Paraguai e Colômbia, tem vasta experiência na área de melhoramento genético, trabalhando com profissionalismo, crivo técnico rigoroso e a seleção de excelentes animais.

Fonte: Marcos Figueiró - Assessoria de Imprensa