Sandra Garcia quer mudanças no procedimento para atendimento a pacientes de oncologia

Sandra Garcia (PSDB) sugeriu que o Poder Executivo Municipal mude o procedimento atualmente utilizado para o agendamento de pacientes de oncologia na rede pública, em Tangará da Serra. Segundo a vereadora, na forma como é hoje registra-se um grande interstício de tempo entre a saída dos agendamentos de pacientes oncológicos – que atualmente é feito nas Unidades de Saúde da Família (USF) - até a conseqüente chegada até a Central de Regulação do Município para o devido lançamento no Sistema Nacional de Regulação (SISREG).

“O que solicitei do prefeito é que determine a realização dos protocolos de agendamento dos pacientes de oncologia diretamente na Central de Regulação do Município. Isso vai acelerar esse atendimento justamente para esses pacientes que precisam dessa agilidade, até por conta do tratamento, que merece toda a atenção do poder público”, explica a vereadora Sandra Garcia.

Ao justificar o pedido, a vereadora alerta que os pacientes com neoplasias malignas apresentam quadros emergenciais específicos e secundários da própria doença. “Numa situação dessas, o paciente não pode esperar, devido ao risco eminente de complicações graves”, argumenta.

A medida, avalia Sandra Garcia, reduzirá a burocracia, diminuindo o tempo de espera, que hoje é até 15 dias para poucos dias. “No caso de tratamentos de oncologia isso pode fazer toda a diferença, sendo de suma importância para o êxito nos tratamentos”, afirma.

Fonte: Marcos Figueiró - Assessoria de Imprensa