Mais de 24,7 mil Títulos Eleitorais são cancelados em Tangará da Serra

A maioria não atendeu a convocação para revisão biométrica

O município de Tangará da Serra é atualmente o quinto maior colégio eleitoral do Estado de Mato Grosso, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso (TRE-MT), com 75.646 eleitores cadastrados.

Porém, deste total, 24.758 eleitores estão com os títulos cancelados, o que representa 32,72% do total. Esses eleitores, de acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Tangará da Serra, Luis Gustavo Romko, tiveram seus títulos cancelados por não atenderem a convocação para revisão biométrica (17.628 eleitores) ou por ausência nas três últimas eleições (7.130 eleitores). “Expressivo número de eleitores cancelados, reduzindo a expressiva política de Tangará”, alerta o responsável, ao destacar que o número de eleitores influência também no cálculo do Fundo de Participação do Municípios (FPM) – verba federal repassada pela União. “Portanto o eleitor deve se conscientizar de que sua desilusão com a política não pode influenciar negativamente o seu município em outros aspectos ligados a regularidade da sua inscrição eleitoral”.

Além disso, analisa Romko, dos 141 municípios do Estado, 130 deles possuem menos de 24.758 eleitores, que é o número de títulos cancelados em Tangará. “Nenhum dos candidatos a prefeito nas últimas eleições conseguiu atingir a marca de 24.758 votos, e esse quantitativo de votos consegue eleger vários vereadores diretamente, sem a necessidade de cálculos proporcionais”, analisa o chefe do Cartório, ao destacar que se a situação continuar dessa forma, há previsão de problemas nas próximas eleições, devido ao grande número de cancelados. 

Aos que estão com seus títulos cancelados, Romko explica que sua regularização pode ser feita a qualquer momento. Basta procurar o Cartório Eleitoral, munido dos documentos pessoais. “Mas está baixíssima a procura dos eleitores ao Cartório Eleitoral para regularizar sua situação após cancelamento do título”.

Além dos prejuízos aos municípios, o cancelamento do título também traz transtornos ao eleitor, que não poderá votar na próxima eleição (caso não regulariz a tempo), não pode tirar passaporte, fazer matrícula em universidade pública, tomar posse em concurso público, dentre outras restrições.

O Cartório Eleitoral, localizado à Rua 20, nº 53-N, Centro, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS