Tangará da Serra sedia Festival Matogrossense de Arte e Tradição Gaúcha

O maior festival tradicionalista no estado inicia nesta sexta-feira

A partir desta sexta-feira, dia 31 de maio, seguindo no sábado e domingo, dias 1 e 2 de junho, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Aliança da Serra, de Tangará da Serra, 1ª Região Tradicionalista do MTG do Mato Grosso, sediará a etapa interregional do XXII Festival Matogrossense de Arte e Tradição Gaúcha (Femart), o maior festival da cultura e das artes gaúchas no estado de Mato Grosso.

Uma promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Mato Grosso – MTG/MT, o evento é realizado em três etapas anuais: as regionais, a interregional e a etapa final. Nesse ano serão realizadas somente as etapas interregional e final, devido à realização do Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha.

Centenas de competidores de todo o estado participarão deste evento e centenas de expectadores, não só de Tangará da Serra, mas também de outras cidades, prestigiarão as atividades e apreciarão as tradições do povo gaúcho. “Serão competições artísticas e esportivas”, resume o patrão do CTG Aliança da Serra, Mauro Geraldo, ao destacar que 15 CTG’s confirmaram a participação no evento, além de outros três como expectadores. “Ao todo serão aproximadamente mil pessoas que estarão nos visitando nesses dias, competindo e aproveitando para conhecer um pouco mais da tradição gaúcha”. 

A programação da interregional do XXII FEMART inicia-se já na sexta-feira, dia 31 de maio, com a realização do Painel de Danças Tradicionais Preparatório para o FENART 2019, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de julho na cidade de Criciúma/SC. O Painel Preparatório será ministrado pela equipe da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, e abordará temas de correção, harmonia e interpretação das Danças Tradicionais Gaúchas.

Já no sábado, dia 1º de junho, as provas têm início previsto para as 8h nos três palcos, ocorrendo no ‘Palco A’ a prova de dança de salão, no ‘Palco B’ as provas de música (gaita, violão, conjunto vocal e intérprete individual) e no ‘Palco C’ as provas de declamação, causo, trova de martelo e trova em mi maior. Tais atividades se estenderão até o meio da tarde quando acontecerá, no ‘Palco A’, a prova da chula. Já no período da noite terá início, no ‘Palco A’, a modalidade de Danças Tradicionais Gaúchas com as apresentações da categoria Veterana. 

A grande surpresa desta interregional fica por conta da Roda de Conversa que acontecerá no sábado, às 20h30min no ‘Palco B’ do CTG Aliança da Serra, e que contará com a participação especial de Natália Lorenzi, 1ª Prenda da CBTG, e de Victor Nemirski Parmeggiani, 1º Peão da CBTG, onde serão debatidas as perspectivas da Juventude Tradicionalista do Brasil para os próximos anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho organizado.

Para o domingo, dia 2, a programação prevê início das atividades às 8h com as Danças Tradicionais Gaúchas nas categorias Xiru, Mirim Força “A” e Mirim Força “B” no Palco ‘A’. Após o almoço, a previsão é de que se iniciem as apresentações das categorias Juvenil e Adulta.

Após as apresentações, acontecerá a tão aguardada Dança da Integração entre todos os participantes do evento. A previsão de divulgação dos resultados está marcada para as 20h da noite de domingo, com a entrega das premiações.

Evento é aberto a toda a população

O XXII Festival Matogrossense de Arte e Tradição Gaúcha (Femart) é um evento que receberá tradicionalistas de todo o Estado de Mato Grosso para competições artísticas e esportivas, porém, é aberto também a toda a população que queira conhecer um pouco mais a tradição. 

Toda a estrutura do CTG Aliança da Serra já está sendo finalizada para acolher todos os tradicionalistas de Mato Grosso e a população local, a partir desta sexta-feira, 31. 

Serão cerca de mil tradicionalistas presentes, que estarão alojados em escolas e hotéis e movimentarão a cidade durante todo o final de semana. “E essas mais de mil pessoas estarão visitando o comércio, hotéis, restaurantes, enfim, movimentarão também toda a cidade”. 

Aqueles que não puderem assistir pessoalmente o evento, o Femart será transmitido ao vivo e será divulgado no Canal da TV MTG-MT no Youtube, sendo possível seu acesso em tempo real através do site do MTG/MT: http://www.mtgmt.com.br.

Fonte: Redação DS/MTG MT