Mato Grosso reduz desmatamento na Amazônia em 78%

Monitoramento em tempo real já evitou o desmatamento ilegal de 8 mil hectares no primeiro quadrimestre de 2019.

O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon aponta que Mato Grosso reduziu em 78% o desmatamento na Amazônia durante o mês de março de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. Já no acumulado entre agosto de 2018 e março de 2019, em relação ao mesmo intervalo de tempo em 2017/18, a queda foi de 18%.

De acordo com o boletim, em março de 2019, o SAD detectou 67 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal, uma redução de 77% em relação a março de 2018, quando o desmatamento somou 288 quilômetros quadrados.

Durante os quatro primeiros meses de 2019, a Sema, por meio da coordenadoria de Fiscalização de Flora, aplicou cerca de R$ 110 milhões em multas e embargou 32 mil hectares por desmatamento ilegal. Durante as ações de monitoramento em tempo real, chamada de Hot Spot, em que a Sema identifica os pontos quentes de desmatamento para coibir a ação em curso, os fiscais apreenderam 15 tratores evitando o desmatamento de 8 mil hectares.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, explica que os resultados são fruto do empenho da pasta em utilizar a tecnologia para monitoramento em tempo real e autuação remota.

“Estamos readequando as metodologias e buscando novos investimentos em tecnologia, com a aquisição futura de imagens de satélite de melhor resolução, para que a secretaria possa enxergar cada vez mais todo o Estado e coibir as ilegalidades no setor com agilidade e precisão”, projeta a gestora.

Fonte: Assessoria | Sema-MT