Santa Casa completa 5 semanas de portas fechadas

Na semana passada, a justiça concedeu o prazo de três dias, a partir da notificação, para o prefeito se manifestar a respeito da ação popular que requer a intervenção no hospital

A Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá completa cinco semanas de portas fechadas, com 100% dos atendimentos particulares e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) paralisados. A instituição filantrópica enfrenta dificuldades financeiras e tem um déficit da ordem de R$ 120 milhões. Os cerca de 800 funcionários estão há seis meses sem receber. 

Ainda ontem, a empresa que fornece oxigênio para o hospital chegou a ameaçar a retirar o cilindro de oxigênio. O equipamento só não foi removido após um acordo com o atual presidente, Luis Saboia, de que o pagamento seria feito até hoje (16). Na semana passada, a diretoria da unidade também foi afastada após uma reunião entre os associados à instituição, que está de portas fechadas desde o dia 11 de março passado. 

Ainda para ontem, era aguardada uma decisão sobre possível intervenção ou não da Prefeitura na unidade hospitalar, mas nenhuma medida nesse sentido foi anunciada até o fim da manhã. Na semana passada, o juiz Bruno D’Oliveira concedeu o prazo de três dias, a partir da notificação, para o prefeito Emanuel Pinheiro se manifestar a respeito da ação popular que requer a intervenção no hospital. O prazo foi dado diante do pedido de intervenção feito pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT). 

O deputado entrou com uma ação popular, com pedido de liminar, para que a prefeitura decrete intervenção e retome o atendimento à população. Na ação, o deputado destaca que o município de Cuiabá é gestor pleno do SUS e tem como responsabilidade fazer a gestão sobre os prestadores de serviços de saúde vinculados ao SUS. 

Já em entrevista à imprensa, o governador Mauro Mendes afirmou que a Santa Casa é uma responsabilidade objetiva da prefeitura. “Eu fui prefeito (da capital) por quatro anos e a Santa Casa não fechou nos quatro anos que fui prefeito. Se fechou agora, cabe ao município entender e explicar as razões. A Santa Casa é um hospital privado embora seja Santa Casa de Misericórdia é uma empresa privada, que presta serviços contratados pelo município, que para pagar esses serviços recebe no Fundo Municipal de Saúde recursos que vêm do Governo do Estado e do Governo Federal. Agora, o relacionamento com a Santa Casa é uma responsabilidade objetiva, legal e contratual do município de Cuiabá”, disse. 

Sobre o fato da Santa Casa receber pacientes do interior do Estado, Mendes frisou ainda que o Estado faz repasses, via Fundo Municipal, para outros hospitais ou municípios, como a Santa Casa de Rondonópolis e Pontes e Lacerda, como o Hospital Geral, Santa Helena e Hospital do Câncer. 

HMC – Mais uma vez a Prefeitura de Cuiabá adiou a entrega da etapa do Hospital Municipal (HMC), construído no Ribeirão de Lipa. A princípio, a disponibilização à população de 90 leitos de enfermagem clínica estava marcada para o último dia 08 deste mês. Após, transferida para ontem (15), mas a data foi adiada no fim de semana novamente pelo prefeito Emanuel Pinheiro. 

Em nota, Pinheiro informou que convidou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta para participar da entrega da 2ª etapa do HMC - Dr. Leony Palma de Carvalho. “Por conta de uma agenda apertada, o ministro pôde confirmar a presença em Cuiabá apenas no dia 22. O evento então foi remarcado para o dia 22 às 9h30 no HMC”, destacou na nota. 

De acordo com o gestor o ministro e o senador Wellington Fagundes fizeram questão de comparecer ao ato histórico para a Capital e para Mato Grosso. A segunda etapa consiste no funcionamento de 90 leitos de enfermaria, sendo eles: 30 femininos, 60 masculinos, sendo desses, três leitos de estabilização. 

“O ministro contatou com o deputado federal, Emanuel Pinheiro Neto e reforçou o desejo de estar presente. Além disso, o senador Wellington Fagundes que teve fundamental importância no aporte dos R$ 100 milhões para concluirmos a obra do HMC, também solicitou adiamento para o dia 22. Esse alinhamento com o governo federal é fundamental para a virada de página que queremos fazer na Saúde. Por isso, resolvemos atender à solicitação e entregaremos esse importante marco histórico para a nossa Capital, como presente aos seus 300 anos no próximo dia 22”, reforçou.

Fonte: JOANICE DE DEUS
Reportagem Diário de Cuiabá