Dr. João defende plano de ação para Santa Casa com foco inicial no pagamento de funcionários

O deputado participou, na manhã dessa segunda-feira, de audiência pública que discutiu a situação da Santa Casa de Misericórdia, em Cuiabá.

O deputado estadual Dr. João José (MDB) defendeu, nesta segunda-feira (25), em audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a elaboração de um plano de ação que contemple de imediato o pagamento dos salários atrasados dos funcionários, e se posicionou a favor da intervenção para retomada do atendimento à população na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, que esta há duas semanas com as portas fechadas. 

“Os funcionários estão sofrendo com salários atrasados desde novembro (de 2018), e eles tem dificuldades para arcar com as necessidades básicas da suas famílias. Isso não pode continuar", declarou. "A Santa Casa não pode mais viver de migalhas e nem viver com o 'pires na mão', tem que ter uma gestão eficiente com recursos assegurados. Por isso, defendo a criação de um plano de ação e uma intervenção por meio de uma força tarefa formada por Estado, Município, Assembleia, Câmara, Ministério Público e profissionais da saúde que vão fazer um diagnóstico da situação e trabalhar juntos com o foco no fim do caos financeiro da instituição”, completou. 

Para o deputado, é preciso elaborar um plano de ação para ser apresentado ao Ministério da Saúde, contendo todas as ações que serão executadas a curto, médio e longo prazo, podendo assim garantir o acesso a recursos fundo a fundo. Na visão do parlamentar, é preciso que esse plano contemple inicialmente a situação dos funcionários que passam necessidades, além da retomada do atendimento de imediato e, ainda, a continuidade dos serviços para os próximos anos. 

“Absurdo chegarmos ao ano do aniversário de 300 anos da capital Cuiabá com a instituição de saúde mais antiga do estado com as portas fechadas. Acredito que temos que colocar em prática um plano de ação que priorize os funcionários que tocam o atendimento na Santa Casa”, afirmou.

Fonte: ERICKSEN VITAL / Gabinete do deputado Dr. João de Matos