MT lidera ranking com 67% de toda a produção de algodão no Brasil

No total, foram produzidos 2,5 milhões de toneladas de algodão no ano passado.

Mato Grosso foi responsável por 67,1% de toda a produção nacional de algodão em 2017, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento foi divulgado nessa quinta-feira (13).

No total, foram produzidos 2,5 milhões de toneladas de algodão no ano passado.

Dessa forma, Mato Grosso lidera o ranking de maior produtor do Brasil, seguido pela Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás e Maranhão.

Dos 10 municípios brasileiros que mais produziram algodão herbáceo em 2017, sete são mato-grossenses.

Liderando o ranking brasileiro está Sapezal, seguido por Campo Verde. Também figuram na lista Campo Novo do Parecis, Diamantino, Campos de Júlio, Primavera do Leste e Lucas do Rio Verde.

Soja

Além de algodão, Mato Grosso produziu mais de 30 milhões de toneladas de soja, o que representa 26,59% da produção nacional.

Sorriso foi disparado o município com maior produção de soja do Brasil em 2017, com 2,15 milhões de toneladas (1,88% de toda a produção nacional e 7,07% da produção mato-grossense).

Milho

Com mais de 29,9 milhões de toneladas de milho produzidas em 2017, segundo a PAM, Mato Grosso representou 30,64% de toda a quantidade produzida no Brasil. Sorriso forneceu 3,84 milhões de toneladas de milho – cerca de 3,93% da produção nacional.

Pesquisa PAM

A pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM) 2017 traz dados consolidados de todo o ano civil. O levantamento destina-se a fornecer informações sobre a área de lavouras, produção obtida, rendimento médio e valor da produção para 31 produtos agrícolas das lavouras temporárias e 33 produtos das lavouras permanentes (64 produtos no total), em nível de município, unidades da Federação, grandes regiões e Brasil.

Ranking brasileiro

Quatro municípios de Mato Grosso aparecem na lista dos 10 com a maior produção agrícola do país em 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São eles: Sorriso (1º), Sapezal (2º), Campo Novo do Parecis (4º) e Campo Verde (10º). O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (13).

Por Flávia Borges, G1 MT