Câmara Municipal pretende adotar energia solar

Atualmente o consumo gira em torno de R$ 6 mil por mês

Ronaldo Quintão (PP) estuda adotar o uso da energia solar na Câmara Municipal de Tangará da Serra. Atualmente o consumo de energia elétrica no Legislativo Municipal gira em torno de R$ 6 mil por mês. Com a implantação do sistema de geração de energia fotovoltaica a expectativa é de uma economia de 90%. Esta semana, representantes de empresas do setor estiveram na Câmara fazendo medições para a elaboração de orçamentos que embasarão o procedimento licitatório.

“Vamos nos reunir com os demais membros da Mesa Diretora da Câmara para discutir, mas acreditamos que a proposta é muito interessante até porque estamos fazendo tudo o que é possível para o bom uso do dinheiro público. E a energia solar vem ao encontro desse projeto que nos propusemos a realizar em favor da nossa cidade, melhorando os serviços prestados pela Câmara, ao mesmo tempo em que otimizamos os recursos”, explica o presidente da Câmara, vereador Ronaldo Quintão.

O objetivo da medida é também educativa pois fomenta o uso de uma energia limpa, econômica e confiável em outros órgãos públicos como escolas, hospitais, e outras construções. Quintão destaca que, ao longo dos anos a geração de energia a partir de placas fotovoltaicas também evoluiu muito, resultando atualmente em um sistema seguro e eficiente de para a geração de energia ecologicamente correta, confiável e econômica.

COMO FUNCIONA - O sistema permite o uso da luz solar para gerar energia. O retorno do investimento ocorre num prazo de três a cinco anos, e a vida útil do sistema é estimada em até 25 anos. Neste período o consumidor tem sua conta reduzida e, em alguns casos, deixa de utilizar a energia elétrica disponibilizada pelas concessionárias.

Fonte: Marcos Figueiró - Assessoria