Após quase quatro anos, Itamar deixa Saúde e se apresenta ao Estado

Bonfim anunciou sua saída na manhã de ontem para assumir função no Estado

Depois de quase quatro anos comandando a gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, Itamar Bonfim anunciou na manhã desta quarta-feira, 13 de fevereiro, sua saída da pasta. Ele deixou a Saúde do Município para se apresentar ao Governo do Estado, onde é servidor de carreira.

“É com muita tristeza que estou saindo, por deixar meus companheiros e o prefeito Fábio, pessoa que admiro muito, pois a gente aprende trabalhando com ele. Como sou servidor de carreira do Estado, tenho que voltar para regularizar a situação. O Estado cede o servidor por um período e depois a gente tem que voltar para regularizar a situação”, confirmou o ex-secretário, que já se apresentou ao Escritório Regional de Saúde (ERS), onde ficará lotado.

Durante a gestão de Bonfim frente a Secretaria Municipal de Saúde, vários projetos foram colocados em prática e outros encontram-se em andamento. “(...) Por exemplo, estamos finalizando o projeto onde uma lei vai normatizar a atuação do enfermeiro em Tangará. Será uma lei municipal que vai amparar os enfermeiros para poderem medicar com os medicamos do Programa da Atenção Básica e fazer solicitação de exames básicos, tudo isso está para sair do papel”, avaliou Bonfim, destacando que considera a avaliação de sua gestão positiva, tendo em vista que uma das conquistas foi reduzir a mortalidade infantil nos últimos anos na cidade.

“Fizemos o melhor, modificamos os números de Tangará da Serra, colocando os indicadores em patamares positivos, fizemos muitas coisas boas nesses quase quatro anos”, relatou. Dentre outras conquistas importantes na gestão de Itamar, está a conclusão do Hospital Municipal e a construção de algumas Unidades de Saúde da Família (USF’s) no Município.

“A Atenção Básica hoje tem quase 100% de cobertura. Além disso, temos especialistas em várias áreas na rede municipal de Saúde”, lembrou o ex-secretário, destacando ainda que acredita que o principal desafio do próximo gestor será conseguir efetivar o funcionamento do Centro Cirúrgico na saúde pública de Tangará da Serra.

“Esse também foi o meu (principal desafio) e a gente ainda não conseguiu. Porém, já compramos equipamentos, já temos sala de cirurgia pronta, compramos instrumentais e insumos. Falta poucas coisas. Quero deixar registrado meu agradecimento especial a todos os servidores e imprensa, os quais mantive durante esse tempo um relacionamento muito amigável e harmonioso. Meu muito obrigado”, finalizou Itamar Bonfim.

Fonte: Rodrigo Soares / Redação DS