Estado acumula dívida de mais de R$ 3,5 mi com Hospital

Novo Governo do Estado herdou a dívida total de 3.651.200,00

O Hospital Regional Roosevelt Figueiredo de Lima, localizado no município de Barra do Bugres, continua enfrentando um problema antigo relacionado a falta de repasses do Governo do Estado. A unidade não recebe o repasse mensal de R$ 912.800,00 cada desde o mês de setembro do ano passado, fazendo com que o novo governo do Estado herde a dívida total de 3.651.200,00.

De acordo com o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Norte Matogrossense, Rafael Machado, já são quatro meses de atraso nos repasses. “A questão (de atraso) nos repasses continua na mesma situação. A gente entende porque estamos no início de mandato do novo governador, que precisa de cerca de três meses para colocar a casa em ordem. Essa paciência os prefeitos têm e compreende”, relatou o presidente, destacando que o consórcio buscará diálogo com a nova gestão do Governo do Estado para resolver a situação. “A gente quando procura o Governo do Estado é para estender a mão, ser parceiro e ver o que os municípios podem ajudar”, disse Machado.

Devido ao atraso nos repasses, que já é promovido há anos pelo Governo do Estado, o Hospital Regional de Barra do Bugres precisou suspender no ano de 2017 os internamentos das clínicas médicas, atendimentos ginecológicos, serviços de obstetrícia, ortopedia e cardiologia, bem como, as cirurgias eletivas de ginecologia e ortopedia. Além desses atendimentos, também foram suspensos naquele ano os exames de ultrassonografia(USG), Raio X e eletrocardiograma (ECG).

“A gente entende que o novo governador assumiu agora e herdou os problemas. Claro que a gente tenta sair na frente, reunir os prefeitos e passar nossas propostas de colaboração com o Estado para que o problema seja resolvido da melhor forma possível”, disse o presidente do Consórcio Intermunicipal.

Especialidades e Hospital Regional são debatidos durante reunião

Tangará da Serra sediou na última sexta-feira, dia 25 de janeiro, uma reunião promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Norte Mato-grossense. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) local, onde prefeitos de nove municípios que compõe o consórcio participaram da reunião. 

De acordo com o presidente do Consórcio Intermunicipal, prefeito Rafael Machado, especialidades em diversas áreas de saúde e os atendimentos prestados pelo Hospital Regional de Barra do Bugres foram os principais temas do encontro.

“Foi o momento de reencontrar os prefeitos nesse ano novo e traçar novos planos. Na área da especialidade estamos evoluindo bastante, são mais de 15 especialidades oferecidas aos nove municípios que integram o consórcio”, afirmou Machado, ao lembrar que o Consórcio Intermunicipal sofria com descrédito devido a débitos da gestão de 2016 para trás, mas que agora vem honrando os compromissos. “A parte que é deficiente é a que dependemos do Estado, relacionado ao Hospital Regional da Barra”.

O consórcio foi fundado em maio de 1998 e é responsável pela administração do Hospital Regional de Barra do Bugres, desde agosto de 2015, depois de um convênio com o governo do Estado.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS