Feira da empregabilidade oferece emprego e estágio

A Unic Tangará da Serra realiza nesta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, das 8h às 11h30, a Feira da Empregabilidade. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado na Unic Tangará e disponibilizará para a população 150 vagas de emprego e estágio.

Os participantes do evento contarão ainda com três minicursos de extensão gratuitos: Atendimento ao Público e Vendas em Geral, Desenvolvendo Pessoas no Ambiente de Trabalho e Saúde e Segurança do Trabalhador. Os cursos serão realizados das 8h às 11h30. Serão disponibilizadas 100 vagas por turma e os participantes receberão certificados. As inscrições podem ser realizadas por meio do portal http://evento.canalconecta.com.br/.

A Feira da Empregabilidade contará ainda com a participação de quatro empresas de Tangará da Serra, que contarão com profissionais de RH que receberão os currículos, sendo que algumas empresas realizarão o processo seletivo ainda durante o evento. Entre as empresas participantes estão: Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (Acits), RHF Talentos, Sine e Usinas Itamarati.

Os interessados deverão comparecer na Unic Tangará a partir das 7h30. Para obter mais informações, o telefone para contato é (65) 3326-5675.

Assessoria

Aluno de escolinha da Prefeitura de Tangará conquista bolsa no CIN

Secretário Ademir, Furlan, Prefeito e o aluno Aureliano

Mais um aluno/atleta das escolinhas que desenvolvem atividades esportivas pela Prefeitura Municipal de Tangará da Serra conquistou bolsa de estudos e a oportunidade de defender uma grande instituição de ensino da capital. Dessa vez o jovem estudante Aureliano Sergio Trentin, de 15 anos, da escolinha de vôlei do Município, ganhou uma bolsa no importante colégio Isaac Newton (CIN) de Cuiabá.

Aureliano foi recebido pelo Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, em seu gabinete. Ocasião em que o Chefe do Poder Executivo parabenizou o jovem atleta pela importante conquista. Aureliano iniciou suas atividades na escolinha de vôlei da prefeitura no ano de 2014.

“Fico muito feliz quando vejo que nossos jovens estão progredindo e atingindo importantes conquistas e que os instrumentos dessas conquistas, além é claro do esforço, dedicação e talento do próprio aluno, são as ações que nós, enquanto prefeitura, oferecemos, como por exemplo, as escolinhas onde atividades esportivas são realizadas”, destacou Junqueira.

Aureliano é aluno do instrutor Marcos Furlan, que também já revelou outros 7 alunos/atletas. “Além dele já revelamos outros quatro alunos da escolinha de vôlei masculino e três alunas da escolinha de vôlei feminino. Isso é algo extremamente gratificante. É uma conquista do aluno, e também nossa enquanto escolinha, enquanto instrutor”, enfatizou Furlan.

Diego Soares
Assessoria de Imprensa

Univida realizou palestra para idosos da 3ª idade

O evento faz parte do Projeto Café com Vida

Aconteceu na manhã deste sábado 27/01 no Auditório da Univida, palestra denominada QUALIDADE DE VIDA NA 3ª IDADE, proferida pelo Médico Geriatra Dr. Eli Ambrósio do Nascimento e contou com a participação de mais de 50 idosos associados e convidados, que lotaram as dependências do Auditório.

A palestra faz parte do Projeto Café com Vida, que é realizado a cada 2 meses pela Univida, que realiza também A Caminhada no Bosque, todos os meses.

A Diretora do Grupo Univida Santa Cruz, Greice Mara da Cruz deu as boas vindas aos presentes e falou da sua alegria em saber que os participantes atenderam ao convite da Univida, para participar da palestra.

Em seguida o Dr. Eli Ambrósio do Nascimento, iniciou a palestra destacando diversos tópicos que tem que ser levados em consideração para que haja uma 3ª idade com mais satisfação e com menos sofrimento. Destacou sobre alimentação correta e sadia, prevenção com quedas dos idosos, doenças provenientes do envelhecimento e demais assuntos. Foi exibido um vídeo e em seguida aconteceu um grande debate, onde o palestrante respondeu às perguntas que lhes foram efetuadas.

Dentre os participantes, a Sra. Zilda Sabino dos Santos e o Sr. José Pereira dos Santos, associados da Univida há mais de 15 anos, ficaram bastante satisfeitos com a explanação do palestrante. “Tiramos todas as nossas dúvidas com o Dr. Eli, que é um médico muito humano e conhecedor dos problemas que acontecem com a gente”, comentou os participantes.

No final aconteceu um sorteio de brindes e foi servido o tão aguardado café da manhã para os participantes.

Humberto Ferreira - Redação

Fundação Oswaldo Cruz comprova qualidade da água de Tangará da Serra

“A água de Tangará da Serra é detentora de excelente qualidade”. Essa é a confirmação obtida depois que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde do Governo Federal, analisou a água oferecida pelo Município aos mais de 100 mil habitantes que residem em Tangará.

Após um surto de diarreia que assustou toda a região, da qual Tangará é polo, informações distorcidas e afirmações equivocadas a respeito da qualidade do tratamento da água feito pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), gerido por Wesley Torres, foram espalhados pela cidade. Por conta disso, a Administração Municipal requereu uma pesquisa detalhada da água distribuída pelo Samae.

A Fiocruz, então, após a análise, informou o resultado de uma pesquisa de adenovírus humano (Hadv), norovírus (NoV) e rotavírus (Rv) em água de consumo no Município de Tangará da Serra, utilizando-se de duas metodologias: concentração viral e detecção viral. No resultado apresentado pela análise feita pelo IOC e Fiocruz, não foi detectado nenhum tipo de vírus, em nenhuma das coletas realizadas para a referida avaliação. “As amostras foram feitas nos mais diferentes pontos da cidade, nas regiões onde foram identificados número maior de casos, exatamente com o objetivo de se fazer uma ampla e detalhada análise, conferindo dessa forma a água distribuída e atestando, de uma vez por todas, a qualidade do produto que entregamos nas casas das famílias tangaraenses”, afirmou o Prefeito Fábio Martins Junqueira.

Diego Soares / Assessoria de Imprensa

Diário da Serra lança novo site

O Diário da Serra está de cara nova, agora na internet. Em processo de renovação, iniciado com o novo layout na edição impressa, agora o DS lançou seu novo site. 

Totalmente renovado, o site é mais dinâmico, interativo e de fácil navegação, trazendo aos leitores muito mais conteúdos, assim como vídeos – diretos da Sala de Redação, com a mesma qualidade e isenção na informação.

De acordo com o diretor geral do Diário da Serra, Mano Reski, o lançamento da nova plataforma digital consolida mais uma etapa de mudança, com processo iniciado ainda no de 2016 e colocado em prática ontem. “O processo demorou muito mais do que pretendíamos e ainda realizaremos muitas correções no novo sistema, pois temos a necessidade de preservar o acervo de notícias já postadas no banco de dados, que hoje representam uma parte da história de Tangará da Serra e da região e precisam zelar pelo conteúdo”, garantiu.

O novo site, reforça o responsável, pode ser aberto em qualquer dispositivo, onde os internautas poderão acompanhar os principais acontecimentos de Tangará da Serra praticamente em tempo real. O conteúdo pode ser acessado pelo meio tradicional – o computador, celular, tablet e também na versão impressa.

Para este ano, a programação do Diário da Serra é estar ainda mais próximo da comunidade, apresentando outras plataformas de comunicação, além do jornal impresso, site, Facebook e whatsApp. “Estamos investindo em plataformas além do papel, embora o jornal impresso seja o nosso principal veículo”, afirmou o diretor, ao destacar que além destes, o Aplicativo Diário da Serra também será outra ferramenta para estreitar ainda mais os laços com os leitores. “Esse aplicativo irá trazer notícias, entre outras coisas voltadas exclusivamente ao Clube do Assinante. Ele será bem dinâmico e de fácil utilização”, finalizou. Acesse: www.diariodaserra.com.br

Fabíola Tormes / Redação DS

Levantamento inicia e três câmeras já voltaram a funcionar

A Inviolável cedeu o serviço de avaliação

Após reunião realizada na última segunda-feira por integrantes do Gabinete de Gestão Integrada do município (GGI), uma empresa da cidade já está realizando a checagem dos equipamentos de monitoramento. “Após a reunião do GGI na segunda feira, nós resolvemos junto a uma empresa de videomonitoramento da cidade, solicitar um levantamento de uma a uma das câmeras para saber o real estado e já tivemos a grata satisfação de colocarmos três delas para funcionar novamente”, revelou o Secretário Executivo do GGI, Jucemilson Nazário, ressaltando que possivelmente mais duas poderão também serem consertadas até a manhã de hoje”, informou Jucemilson.

O trabalho passa por um levantamento onde são analisados os problemas das câmeras de segurança. Após esta etapa, será entregue ao GGI um orçamento que passará por avaliação. Se aprovado, as câmeras de monitoramento voltarão a funcionar em Tangará da Serra. “Essas câmeras tinham pequenos problemas, que foram mais fáceis de resolver. Então graças a parceria da Inviolável, que se dispôs a nos ajudar pelo menos cinco delas, voltarão a funcionar”, destacou Nazário.

Com o levantamento em mãos, na próxima segunda-feira, 29, acontecerá a segunda reunião, para a qual o MP será convidado, quando decisões mais efetivas devem tomadas.

Ao todo, são 15 câmeras de segurança espalhadas por pontos estratégicos da cidade. Destas, segundo o secretário geral do órgão, Juscemilson Nazário, apenas uma estava funcionando.

ROSI OLIVEIRA / Redação DS

CELERIDADE: Prefeitura de Tangará da Serra passa emitir taxa de fiscalização pela web

Prefeito Fábio Junqueira emitiu Decreto

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, por meio do Decreto número 012 desse ano, tornou possível a emissão da taxa de fiscalização, localização, instalação de funcionamento de estabelecimentos comerciais pela internet. Antes do decreto do Chefe do Poder Executivo, tal procedimento somente era possível quando um fiscal da prefeitura comparecia ao empreendimento, o que tornava o processo moroso.

Ao instituir o decreto número 012 de 15 de janeiro desse ano, Junqueira estabelece a obediência ao princípio da celeridade dos procedimentos administrativos, permitindo dessa forma que a taxa seja retirada via web, o que representa um ganho considerável em tempo por parte do comércio local.

Consta no decreto assinado pelo Chefe do Poder Executivo que a partir do atual exercício de 2018, o Município de Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) – Departamento de Tributação, efetuará o lançamento da taxa de fiscalização conforme o artigo 90 da Lei Complementar 022/1996 disponibilizando no site da prefeitura (www.tangaradaserra.mt.gov.br) a impressão da DAM (Documento de Arrecadação Municipal).

Assesssoria de Imprensa

Univida promove palestra para 3ª idade neste sábado

A palestra será realizada no Auditório da Univida

Fazendo parte do Projeto Café com Vida, a Univida promove no próximo sábado 27/01, a palestra QUALIDADE DE VIDA DA 3ª IDADE, que será proferida pelo Dr. Eli Ambrósio, especialista em saúde da Família e Comunidade e é destinada aos associados da melhor idade. A palestra está prevista para iniciar as 08h e é pedido que as presenças sejam confirmadas pelo fone: (65) 3311-1200. 

Estudos revelam que pessoas que estão em contato umas com as outras estão mais inclinadas a terem hábitos saudáveis – se alimentam melhor e se exercitam com maior frequência. Também está provado que cada ajuda dada ou recebida contribui para o aumento de um sentido de controle pessoal, propiciando o aumento da autoconfiança e da autoestima. (Associação Brasileira de Gerontologia).

Segundo a Direção, o Projeto Café com Vida é um café da manhã cheio de saúde e informação que a Univida faz todo mês para seus associados. É esperado uma assistência muito grande, em função do assunto que é de interesse de todos. A Univida está localizada na Rua Sebastião Barreto, 157- W - Edifício Constantino - Centro de Tangará da Serra.

Humberto Ferreira - Redação

Projeto de Lei prevê 50% de vagas de estacionamento em órgãos públicos de MT

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou em primeira votação o Projeto de Lei de nº 93/2017 que dispõe da reserva de no mínimo 50% das vagas em estacionamentos em todos os órgãos públicos de Mato Grosso.

A propositura de autoria do deputado Saturnino Masson (PSDB) tem como objetivo destinar com obrigatoriedade, no mínimo de 50% das vagas nos estacionamentos em órgãos públicos e secretarias de Mato Grosso, aos cidadãos/usuários. Vagas estas em caráter rotativo, limitando o referido estacionamento em no máximo 01h00 min. 

De acordo com o parlamentar os estacionamentos das secretarias e órgãos públicos no nosso Estado permanecem lotados no horário de atendimento ao público e que é um verdadeiro transtorno para o usuário eventual encontrar uma vaga para estacionar seu veículo. 

“A maioria das vagas nos estacionamentos só consegue beneficiar exclusivamente aos próprios funcionários, não deixando desta forma, vagas para as pessoas que precisam dos serviços públicos. Em meio a essa disputa por esses espaços, os usuários que precisam resolver problemas breves como: entrega de documentos, assinatura de contratos, retirada de documentos, agendamento e etc, acabam sempre sendo prejudicados”, declarou Saturnino. 

Rosangela Milles/Assessoria de Gabinete

Moradora do Bela Vista ganha prêmio de R$ 60 mil no Natal Acits

O sorteio dos prêmios foi realizado a longo desta quarta e quinta-feira em vários estabelecimentos comerciais e finalizado na noite de ontem no auditório da ACITS.

Marcia Bartolomeu dos Reis Rui, moradora do Bela Vista em Tangará da Serra foi a feliz ganhadora do prêmio mais cobiçado: um vale compras no valor de R$ 60 mil reais. O cupom sorteado foi entregue a ela no Supermercado Prudente.

Na noite de ontem foram sorteados também um vale compras no valor de R$ 30 mil reais para Marcia Gasparin Júnior, moradora do Jardim Tanaka. Ela recebeu o cupom ao fazer compras na Iria Confecções e um vale compras no valor de R$ 15 mil reais para Vanda dos Anjos Xavier, moradora de São Thomé das Letras - MG. Vanda recebeu o cupom premiado na Loja Tangará.

Ao todo, foram sorteados R$ 138 mil reais em vales compras.

CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS GANHADORES:

17/01/2018: Maicon Vinicius Monteiro da Rocha - Jardim Eldorado, Tangará da Serra - MT

18/01/2018: Atevaldo Pereira da Silva - Jd. Mirante, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Cassia Antonio - Vila Horizonte, Tangará da Serra - MT

18/01/2018: Maira R. Mendonça - Jd. Shangrila, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Euripedes Freitas - Vila Alta, Tangará da Serra - MT

18/01/2018: José Di Domenico Neto - Vila Nazaré, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Valmir Pereira Gonçalves - Cohab Tarumã, Tangará da Serra - MT

18/01/2018: Edjania dos Santos - Mané Garrincha, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Francisco Miguel - Jd Tarumã, Tangará da Serra - MT

18/01/2018: Anderson C. de Almeida - Centro, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Sebastião Nicacio - Jd Tarumã, Tangará da Serra - MT

18/01/2018: José Marco de Souza - Jd. San Diego, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Wilma Maria Silva Burali - Centro, Tangará da Serra - MT

18/01/2018: Jose Marciano Pereira de Andrade - Jd Shangrila, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Luis Henrique C. Marques - Jd. Italia, Tangará da Serra - MT

18/01/2018: Solange Yano - Parque das Mansões, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Vanir Pereira Rodrigues - Jd. Uirapuru, Tangará da Serra - MT

18/01/2018: Cícero Francisco de Souza Neto - Jd. Do Sul, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Carol Tormes - Jd. Shangrila, Tangará da Serra - MT

18/01/2018: Carlos Eduardo do Nascimento - Jd Tarumã, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Altina França da Silva - Centro, Tangará da Serra - MT

18/01/2018: Nilson Ferreira da S. - Sta. Terezinha, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Miguel Olimpio Medina - Ponte, Dimantino - MT

18/01/2018: Junior Peixoto dos Santos - Vila Horizonte, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Fabiana Delgado - Centro, Tangará da Serra - MT

18/01/2018: Fabiana Delgado - Centro, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Fabiana Delgado - Centro, Tangará da Serra - MT

18/01/2018: Patricia Morgana de Souza Picinatto - Zona Rural, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Amanda Paixão de Santana - Jd Paraiso, Tangará da Serra - MT

18/01/2018: Evelyn Kelly de Souza - Jd. Europa, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Maria Aparecida R. do Nascimento - Sta. Terezinha, Tangará da Serra - MT 18/01/2017: Paulo Sergio da Silva - Jd. América, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Brendha Thatyla N. Rodrigues - Centro, Barra do Bugres, Tangará da Serra - MT

18/01/2018: Diego D. Tribess - Jd. Europa, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Rhuan Carlos da Costa Antonio - Tarumã 2, Tangará da Serra - MT

18/01/2018: Marcelo dos S. Silva - N. Tarumã, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Francisco Helio, Jd California, Tangara da Serra - MT

18/01/2018: Andrea Karoline Zuconelli - Buritis, Tangará da Serra - MT

17/01/2018: Jogene de Oliveira Barros - Jd dos Ipês, Tangará da Serra - MT

18/01/2018: Andrea Pereira de Souza - Valencia II, Tangará da Serra - MT

SORTEIO GERAL (18/01/2018 – Auditório ACITS – 20h):

Maria Rita Nascimento - Vila Esmeralda, Tangará da Serra - MT

Luiz Fernando Rodrigues da S. - Fazenda Bartira, Tangará da Serra – MT

Enio Pelegrini - Centro, Tangará da Serra - MT

Marina P. Nascimento - Jd. Presidente, Tangará da Serra - MT

Maria Ledy Filipen - Parque Tarumã, Tangara da Serra – MT

Selma P. Da Cruz dos Santos - Itamarati Norte, Campo Novo do Parecis - MT

Solange Alves de Oliveira - Vila Portuguesa, Tangará da Serra – MT

Rosa Lima Martins - Jd. Monte Libano, Tangará da Serra - MT

Heitor Braz Rodrigues - Jd. California, Tangará da Serra - MT

Ilmo de O. Barboza - Jd.Palmaraes, Tangara da Serra - MT

Lucas da Silva da Silva - Centro, Tangara da Serra - MT

Luiz Carlos Lacerda - Jd. Italia, Tangará da Serra - MT

Sirleya Pereira Gomes - Jd. Presidente, Tangará da Serra - MT

Mauricio Izaias da Silva - Jd. Ipes, Tangará da Serra - MT

Rosicleia G. Souza - Mané Garrincha, Tangará da Serra - MT

Rosangela F. Gomes - Barcelona, Tangará da Serra - MT

Claudio Ferreira - Centro, Tangará da Serra – MT

Simone F. Gallego - Jd. Europa, Tangará da Serra - MT

Nicholas Kendi Matinaga - Jd.do Lago, Tangará da Serra - MT

Juliana Branco de Oliveira - Jd. São Paulo, Tangará da Serra - MT

15 MIL REAIS: Vanda dos Anjos Xavier - Centro, São Thomé das Letras - MG (Loja Tangará)

30 MIL REAIS: Marcial B. Gasparin Junior - Jd. Tanaka, Tangará da Serra - MT (Iria Confecções)

60 MIL REAIS: Marcia Bartolomeu dos Reis Rui - Bela Vista, Tangará da Serra - MT (Supermercado Prudente)

VENDEDORES MÃO SANTA (MIL REAIS):
Cida - Loja Tangará

Lena - Iria Confecções

Jociene - Supermercado Prudente

A data da entrega da premiação ainda não foi divulgada pela entidade.

Marlenne Maria - da Redação RP

Unemat Tangará encerra semana que vem semestre letivo de 2017

Encerra no próximo dia 03 de janeiro o semestre letivo 2017/02 da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, campus universitário de Tangará da Serra.
 
O Diretor da FACABES (Faculdade de Ciências Agrárias, Biológicas, Engenharias e da Saúde), Prof. Waldo Troy, falou à Pioneira sobre o encerramento. “Estamos encerramento o semestre 2017/2. Vamos encerrar dia 05 de fevereiro, até lá vamos passar pelo período de provas finais até 03 de fevereiro. Depois entramos de férias e devemos retornar, segundo o calendário acadêmico que pode ser consultado no site www.portal.unemat.br o início do período letivo de 2018 iniciará para os acadêmicos a partir do dia 12 de março estarão retornando as atividades acadêmicas. Entretanto a partir de 08 de março os professores já estarão na Unemat para o desenvolvimento do que nós chamamos de semana pedagógica”, disse. 
 
Aline Schwaab com Gilvan Melo- Redação RP

MP requer melhorias no transporte coletivo de Tangará

Promotora de Justiça, Claire Vogel Dutra

Uma Ação Civil Pública com pedido liminar foi protocolada pelo Ministério Público do Estado (MPE) contra o município de Tangará da Serra cobrando melhorias no serviço de transporte coletivo. A ação, movida por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível, também foi ingressada contra a empresa concessionária “D. Ruelis”, a Turis, pedindo a reforma e construção de vários pontos de coleta de passageiros. Em entrevista concedida ao Jornal Diário da Serra, a promotora de Justiça Claire Vogel Dutra afirmou que a problemática enfrentada pela população de Tangará em relação ao transporte coletivo já é bastante antiga, existindo inquérito civil que apura irregularidades desde o ano de 2007.

“O procedimento iniciou-se na época em razão de estudantes da Unemat que reclamavam em relação ao preço do passe, do aumento na tarifa e sobre a qualidade do serviço do transporte coletivo. O objeto desse procedimento foi ampliado por conta dessa não ser a única problemática. A gente percebeu que haviam irregularidades em todo o transporte, seja na questão do contrato de concessão que venceu e não foi renovado, seja com relação aos pontos dos ônibus”, explicou a promotora, destacando que com o passar do tempo houveram algumas melhorias e regularizações realizadas pelo município, porém, ainda existem problemas a serem sanados.

“Não tem veículo adaptado para idosos e portadores de necessidades especiais. Temos várias linhas que deveriam ser ampliadas porque o município cresceu com novos bairros, principalmente os distantes que não são cobertos pelo serviço de transporte”, disse.

Apesar de várias tentativas administrativas e extrajudiciais, a promotora explicou que os problemas não foram resolvidos, restando a opção de acionar o judiciário em busca de medidas efetivas.

Prefeitura Municipal prepara nova licitação

Buscando uma nova empresa concessionária, o município de Tangará da Serra está ultimando os procedimento para realizar uma nova licitação destinada ao serviço de transporte público coletivo. Após duas licitações desertas - quando nenhuma empresa participa, o executivo realizou algumas modificações no projeto, que deverá ser publicado em breve.

De acordo com o prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB), a gestão está atenta à data de vencimento de serviço da atual empresa concessionária. “Estamos preocupados porque a concessão vence em julho e não prorroga mais. Já foi prorrogado no tempo máximo, sendo cinco anos mais cinco anos, então irá vencer”, comentou o chefe do Executivo, ao destacar que o município já se manifestou em relação a Ação Civil Pública promovida pelo ministério Público do Estado de Mato Grosso.

“Eu sei que o Ministério Público entrou com a ação, a juíza não concedeu liminar no primeiro momento e nos pediu informações. Prestamos os esclarecimentos e agora estamos aguardando a decisão”, afirmou Junqueira.

Sobre o prazo da licitação, o prefeito afirmou que ainda não é previsível devido aos trâmites normais que devem ser seguidos. “Quando você publica o edital, passa a seguir as regras da Lei 8.666 e se houverem recursos, paralisa o procedimento até o julgamento. Tem que ser dado prazo para contrarrazões, então funciona como um processo judicial. Pode acontecer de fazer a licitação e dar deserta, como já aconteceu. (…) Mas estamos finalizando o procedimento para fazer essa nova licitação”, explicou o prefeito.
 
RODRIGO SOARES / Redação DS

Força Tática divulga balanço de produtividade em 2017

Tenente credita bom trabalho a união entre forças

A Força Tática de Tangará da Serra divulgou o balanço de produtividade correspondente aos 12 meses de 2017, contendo nele as estatísticas de todas as ocorrências atendidas pelo grupo especial da Polícia Militar ao longo do ano.

Foram apreendidas 1355 munições, aproximadamente 2000 kilos de drogas, 56 armas de fogo, R$ 42.028,00 em espécie e duas aeronaves. De acordo com o Tenente Furquim, os números refletem o bom trabalho feito em parceria com as forças de segurança.

"Isso graças ao Comandante Regional que vem dando liberdade para que a Força Tática trabalhe em todas as áreas do CR, bem como alguns trabalhos em parceria que estamos desenvolvendo juntamente com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e também com a Polícia Civil", disse o tenente, ao lembrar que operações de grande magnitude contra o tráfico foram de grande destaque no ano.

“Tudo isso acarretou nessas importantes apreensões, principalmente de entorpecentes, onde as aeronaves acabavam por realizar o tráfico internacional da Bolívia para cá e através de uma operação, de um rastreamento realizado por essas forças amigas, conseguimos com nosso efetivo em campo realizar as apreensões. Foi um ano extremamente bom para a Polícia Militar, mas que se deve ao comprometimento, aos bons serviços prestados e principalmente a essa boa relação das forças de segurança", completou Furquim.

Paulo César Desidério - Redação DS

CNH digital passa a vigorar no próximo mês

A determinação entra em vigor depois do dia 15

A partir do próximo mês, mais especificamente após o dia 15, todos os estados brasileiros devem estar obrigatoriamente aptos a disponibilizar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). A resolução, que foi publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em agosto do ano passado, afirma que o documento digital terá o mesmo valor jurídico da versão impressa, que continuará sendo emitida.

Segundo o empresário do Centro de Formação de Condutores Wendel Rodrigues Araújo o novo formato do documento funcionará como um aplicativo de celular e estará disponível nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android).

“Para nós não muda nada, porque o sistema é o mesmo. A única diferença é que vai ter um aplicativo para a habilitação e esse aplicativo vai tornar ela digital, que não tem mais a necessidade de você andar com aquele papel em mãos”, explica.

A CNH-e só poderá ser solicitada por quem já possui o documento com o QR-Code, um código que possibilita a leitura das informações por aparelhos eletrônicos que já está fixado no verso de carteiras impressas desde maio do ano passado. Os demais condutores terão acesso à CNH-e quando renovarem o documento. Como explica Wendel. “Só depois que você renovar ela. Depois que ela vencer. Se você baixar o aplicativo depois do dia 15 de fevereiro para tornar sua habilitação digital ele não vai aceitar, porque ela é anterior a essa implantação”, informa, ao destacar que o condutor é quem escolherá a forma mais cômoda. “Se você não quiser usar ela digital você pode usar a de papel, mas como no mundo moderno de hoje as pessoas estão usando tudo digital, a carteira digital acompanha a modernidade”, pontua Wendel.

Ainda não há definição com relação ao custo do documento digital, já que esta determinação fica a cargo Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).

Rosi Oliveira / Redação DS

Prefeito anuncia aquisição de veículos para os CRAS de Tangará da Serra

Fábio Junqueira e Rodrigo Costa apresentaram o convênio estabelecido com o Ministério do Desenvolvimento Social

Tangará da Serra será beneficiada com a aquisição de novos veículos que atenderão aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do Município. A novidade foi anunciada pelo Prefeito Fábio Martins Junqueira e pelo Secretário de Assistência Social, Rodrigo Costa. De acordo com os gestores, três novos veículos serão adquiridos pela prefeitura através de convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social.

Os veículos ficarão a disposição dos CRAS, sendo um carro novo para cada Centro de Referência. “Essa é uma proposta que apresentamos junto ao Siconv (Portal de Convênios) pleiteando recursos para aquisição de veículos que fossem disponibilizados para os CRAS de Tangará da Serra. Estivemos em Brasília, na ocasião o então deputado federal Rogério Silva nos acompanhou, se empenhou para a conquista desse pleito junto ao Ministério do Desenvolvimento Social”, explicou o Prefeito.

Segundo Junqueira, já nos próximos dias ocorrerá o certame licitatório para aquisição desses novos veículos. “São três veículos ao todo, o que representa um investimento de R$ 120 mil, sendo R$ 100 mil do Ministério do Desenvolvimento Social e R$ 20 mil de contrapartida da Prefeitura”, completou o Chefe do Poder Executivo.

“Todos os CRAS de Tangará da Serra desenvolvem um excelente trabalho. Atualmente contamos com apenas um veículo para atender a toda essa demanda. Com a aquisição desses três veículos teremos uma facilidade muito maior na atuação dos nossos desenvolvedores sociais. Tangará só tem a ganhar com isso, pois a abrangência desse trabalho será ampliada significativamente”, pontuou o Secretário Rodrigo Costa.

Diego Soares 
Assessoria de Imprensa

Lions Clube realiza plantio de 150 mudas de árvores

O Lions Clube de Tangará da Serra realizou na tarde deste sábado, dia 13 de janeiro, o plantio de 150 mudas de árvores na estrada da Estância Modelo. A ação foi desenvolvida por meio do Projeto Caminhos, trabalho que é realizado em parceria com o Jornal Diário da Serra.

De acordo com a comissão de Meio Ambiente do Lions Clube, essa foi a primeira etapa do projeto nesse ano, onde participaram associados da entidade. A próxima etapa será realizada no próximo dia 27, também na estrada da Estância Modelo. Além dos associados do clube de serviço, amigos e ciclistas do município também deverão participar da ação.

Rodrigo Soares/ Redação DS

Município gerenciará leitos de UTIs em Tangará da Serra

A reunião aconteceu na tarde da última quarta-feira
 
O Município de Tangará da Serra, assim como acontece em outras regiões do Estado, passará a gerenciar as Unidades de Tratamento Intenso (UTI) da cidade, credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

O projeto de operação técnica para descentralização de serviços de alta complexidade foi apresentado pela secretária Executiva da Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Mato Grosso, Fátima Tacianel e equipe gestora de Auditoria, Controle e Avaliação do Estado, ao prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB), secretário Municipal de Saúde, Itamar Bonfim e equipe, e também prestadores hospitalares em Tangará da Serra. A reunião aconteceu na tarde da última quarta-feira, 10.

De acordo com Itamar Bonfim, Tangará da Serra tem hoje 54 leitos de UTI, distribuídos no Hospital das Clínicas, Santa Ângela e Clínica da Criança, sendo destes, 26 credenciados ao SUS e financiados, em sua totalidade, pelo Estado de Mato Grosso. O Estado paga, por leito, uma diária de R$ 1.300. 

O objetivo é habilitar todos esses 26 leitos junto ao Ministério da Saúde, para que sejam regulamentados no Sistema Único de Saúde (SUS). “Com credencial do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária vamos transferir a responsabilidade de gestão, com controle e avaliação, ao município”, explica Fátima Tacianel. Porém, segundo a responsável, para a habilitação desses leitos, os hospitais tem que cumprir etapas, processos como de melhoria de qualidade de estrutura. “E isso eles já foram informados”. 

“Aqui, Juína e Lucas do Rio Verde temos UTIs não habilitadas, historicamente não habilitadas. Elas entraram por força de liminar, para melhorar o acesso da população, mas a habilitação é um passo importante para poder qualificar esse serviço”. O prazo final para esse credenciamento é de seis meses (180 dias). 

Com a posterior habilitação, complementa Bonfim, o Estado continuará bancando cerca de R$ 700 (diária) e o restante virá do Ministério da Saúde, porém, em ambos os casos, serão repassados diretamente ao município, que ficará responsável pelo pagamento dos prestadores de serviço. “É um passo muito importante não somente para Tangará da Serra, como para toda a região. Hoje, por exemplo, se você me perguntar, quem está internado aqui e de onde que é, nós não sabemos, porque não temos esse acesso. Então, a partir de agora, a nossa equipe de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria estará, diariamente, no hospital, fiscalizando, vendo se o paciente necessitava estar ali, se ele necessitava passar por um processo cirúrgico ou de ser encaminhado para outra localidade”, explica, ao destacar que a regulação, porém, continuará sendo do Estado. 

“O médico terá que ligar na Regulação do Estado para abrir a vaga. (…) Após o recebimento dele [paciente], teremos um boletim diário onde nossa equipe de Controle e Avaliação que fará todo esse procedimento. Ao final do mês será emitido um relatório, onde pediremos a nota fiscal e o pagamento de tudo isso não será mais do Estado. O Estado passará o recurso para Tangará da Serra e nós é que vamos nos responsabilizar para pagar esses prestadores”.

MAIS - Além da transferência desse serviço, o Estado irá ainda transferir serviços de imagem (raio x, tomografia e outros) e hemodiálise. “Com isso o município ganha na sua capacidade gestora e aproxima melhor o controle e avaliação”, finaliza Tacianel.

Fabíola Tormes / Redação DS

Tangará da Serra tem 61.625 veículos, segundo Anuário

 O maior número de veículos é o automóvel

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou nesta quarta-feira, 10, o 1º Anuário do Estatístico de Trânsito, com dados da frota de veículos no Mato Grosso entre os anos de 2012 e 2016. 

De acordo com o documento, Cuiabá foi o município que abrigou o maior número de veículos no Estado em 2016, totalizando 404.496. Depois da capital, as cidades de Várzea Grande (153.350), Rondonópolis (163.114) e Sinop (104.187) foram os municípios com a maior quantidade de veículos em Mato Grosso.

Tangará da Serra aparece em quinto, com um total de 61.625 veículos em 2016. Desses o maior número é o automóvel, com 20.758 unidades, seguidos da motocicleta (18.106), motoneta (8.723), caminhonete (6.200), caminhão (2.148), semireboque (1.753), caminhão trator (1.130), camioneta (1.052), reboque (657), utilitário (467), ciclomotor (252), ônibus (218), microonibus (88), triciclo (52), sidecar (15) e trator de rodas (6). (Com informações de Luzia Araújo / Gcom/MT)

Fabíola Tormes / Redação DS

Secretário anuncia realização do projeto Nossa Energia em Tangará

Projeto será desenvolvido pela Energisa em parceria com a Prefeitura

O Secretário de Assistência Social, Rodrigo Costa, anunciou a adesão de Tangará da Serra ao Projeto Nossa Energia, desenvolvido pela Energisa. Segundo o gestor, o objetivo da ação é conscientizar a população para o uso adequado da energia elétrica, sem desperdício e sem riscos. O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da empresa com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo o Secretário, para realização do Nossa Energia em Tangará da Serra, a Energisa permanecerá por quatro dias (de 6 a 9 de fevereiro das 8h às 17h) com diversas atividades para a população como. “Serão desenvolvidas atividades como distribuição de folders com dicas de conservação de energia e segurança, palestras sobre o uso consciente e eficiente da energia elétrica através de experimentos físicos”, informou.

As palestras são realizadas dentro da Unidade Móvel do Projeto Nossa Energia, que se transforma em uma sala de aula, com capacidade para 30 pessoas. O ambiente é climatizado. Os temas abordados são: De onde vem a eletricidade; Jogos interativos referente ao consumo de energia elétrica; Consumo geral de energia na residência; Lâmpadas mais eficientes na redução de energia; Medição da energia estática.

Além disso será realizada uma apresentação teatral com o tema “O inimigo Invisível”. “Uma peça sobre o uso racional e seguro da energia elétrica com linguagem lúdica a fim de despertar o interesse do público no assunto. A apresentação será na unidade móvel, que se transforma em um palco interativo. Além disso acontecerá trocas de lâmpadas. Serão trocadas lâmpadas fluorescentes/incandescentes por lâmpadas de LED para os clientes cadastrados no baixa renda. Mas para isso precisam levar RG, CPF, conta de energia atualizada, quatro lâmpadas usadas incandescente ou fluorescente. Serão trocadas apenas quatro lâmpadas por Unidade Consumidora. Não será feita doação de lâmpadas e sim troca.

TSEE – Durante o evento serão realizados cadastramentos e recadastramentos de clientes da Energisa no Programa Tarifa Social Energia Elétrica, onde o cliente irá fazer o preenchimento do cadastro e se o mesmo estiver de acordo com as Normas da ANEEL 572, passarão a receber desconto na tarifa de energia. Para isso devem levar documentos pessoais e o número do NIS. “Lembramos que após a realização do cadastro, as informações serão confrontadas com os dados do Cadastro Único do Governo Federal. Caso o cliente esteja com seu Cadastro Único desatualizado, basta procurar o CRAS para fazer sua atualização. A homologação do cadastro irá depender dos critérios estabelecidos pelo programa, apenas a realização do cadastro, não garante o benefício”, salientou o Secretário.

Diego Soares - Assessoria de Imprensa

Ampliação do Fórum da Comarca de Tangará da Serra tem início

Prazo de entrega da obra é até o mês de dezembro

Após anos de espera, o Fórum da Comarca de Tangará da Serra finalmente passará por obras de ampliação em sua estrutura física. Com valor orçado em R$ 4.015.577,01, a obra tem prazo estipulado para entrega em 300 dias. Os recursos são oriundos do Fundo de Apoio ao Judiciário (Funajuris).

De acordo com o juiz diretor do foro, Dr. Flávio Maldonado de Barros, a ampliação atende a uma demanda antiga, que abarcará necessidades emergenciais do Judiciário no município.

“Foi criada a 2ª vara criminal, mas essa criação foi muito mais pela necessidade de se atender a demanda na área criminal, pela premência dessa situação, só que nós não estávamos com um espaço físico ideal. Então, essa construção que se principia agora no mês de janeiro é justamente para criar a estrutura de duas varas criminais, o tribunal do júri que nós não temos e o arquivo que também já é escasso. Nós já temos um espaço locado fora do fórum e mesmo esse espaço locado, já não atende a demanda dos processos arquivados”, afirmou.

Em visita no ano passado, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-MT), desembargador Rui Ramos, havia reforçado a necessidade de ampliação do prédio.

“Tanto a gestão do desembargador Paulo da Cunha, como a do desembargador Rui Ramos, eles vislumbraram essa situação, essa necessidade, essa carência da comarca de Tangará da Serra e implementaram a construção desse anexo ao Fórum”, disse.

Segundo o gestor, no 2º semestre de 2017, as duas varas criminais receberam 1500 processos, o que confirma o grande fluxo de pessoas no espaço.

“É um número muito elevado. Isso implica em movimentação de pessoas, testemunhas, acusados, advogados e nós não temos um espaço físico adequado para recebê-los. Essa construção vem para atender os profissionais que militam com advocacia criminal”, avaliou.

Projeto visa reforma de estrutura já existente

Os problemas ocasionados pela falta de espaço hábil no Fórum da Comarca de Tangará da Serra deverão ser parcialmente resolvidos com a conclusão das obras de construção da nova estrutura, que será nos fundos da atual. O novo espaço terá área de mais de 2 mil metros quadrados. 

Mesmo assim, o prédio já existente também necessita de reparos, como destacou o juiz diretor do foro, Flávio Maldonado de Barros.

“Além da construção que nós acreditamos que até dezembro de 2018 já esteja concluída, tem também um projeto que ainda está em fase de estudos e salvo engano não chegou a ser licitado, que é da ampliação dessa estrutura já existente e reforma. Envolve também criação de outras varas aqui dentro do fórum, melhoria das já existentes, isso está sendo discutido paulatinamente, mas também vem com o objetivo de criar espaço físico”, declarou.

O magistrado lembrou ainda que situações como a realização do tribunal do júri no saguão expõem a urgência da nova estrutura. Há ainda a utilização dividida de salas, que com o novo projeto voltado para a área já pronta deverá suprir a tal necessidade.

“Atualmente, cada centímetro deste fórum está sendo superaproveitado. Nós temos as situações do júri no saguão, o centro de arrecadação e arquivamento atualmente são divididos com o juizado especial por falta realmente de espaço. Mas, com o tempo devido e os trâmites legais necessários, a alta administração do Tribunal de Justiça já observou essa situação e ela será realmente sanada tanto com a construção, quanto com a reforma”, concluiu.

Paulo C. Desidério / Redação DS

Menos de 10% dos eleitores de Tangará fizeram cadastro biométrico

A coleta de dados biométricos em Tangará iniciou em 2016

O município de Tangará da Serra tem hoje 70.384 eleitores, sendo deste total menos de 10% com cadastro de dados biométricos. A coleta de dados biométricos em Tangará da Serra iniciou em outubro de 2016, somente em caráter ordinário, ou seja, não obrigatória. 

De acordo com o chefe de Cartório da 19ª Zona Eleitoral, Luis Gustavo Romko, o trabalho de coleta de dados biométricos em Tangará da Serra está sendo feito por demanda. “O atendimento é feito de maneira ordinária, ou seja, o eleitor quem procura de forma espontânea. Está sendo feito o cadastro biométrico para quem faz o primeiro título, ao eleitor que transfere o título e também ao eleitor de Tangará da Serra que tenha que fazer alguma movimentação no título, como alteração de dados. Nesses casos já estamos coletando os dados biométricos”, explica.

Além destes casos, Romko explica que àquele eleitor que tenha votado normalmente nas últimas eleições, não tem pendências com a Justiça Eleitoral, mas queira fazer o cadastro biométrico, pode comparecer ao Cartório Eleitoral, munido dos documentos necessários. “Vamos atender, mas não há necessidade alguma de comparecer. Não tem convocação aos eleitores de Tangará, muito menos a possibilidade de cancelamento do título ou de benefícios se não fizer esse cadastramento”. 

Hoje, ressalta o responsável, está havendo o cadastramento biométrico obrigatório somente em três municípios do Estado – Sinop, Várzea Grande e Cuiabá, locais em que os eleitores foram convocados. Nos demais municípios, como é o caso de Tangará da Serra, não existe essa obrigatoriedade. O trabalho, em caráter ordinário, visa coletar os dados de impressões digitais, assinatura digitalizada e a foto do eleitor que serão conferidas no momento da votação pelos mesários, para impedir qualquer possibilidade de fraude na votação por eleitores. 

Mesmo não sendo obrigatório, àqueles que desejarem fazer o cadastro biométrico devem comparecer ao cartório munidos de documento oficial de identidade com foto; comprovante de residência e comprovante de quitação com o serviço militar (apenas para homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título). O Cartório Eleitoral funciona em novo endereço – Rua 20, nº 53, sob esquina com a Avenida Brasil, com atendimento das 7h30 às 13h30.

Fabíola Tormes / Redação DS

Primeira Dama realiza entrega de edredons à Secretaria de Saúde

Os kits foram doados à Sala da Mulher e repassados pela Primeira Dama

A Primeira Dama e Coordenadora voluntária da Sala da Mulher de Tangará da Serra, Helena Simões Matias Junqueira, efetuou na tarde desta sexta-feira, 05, a entrega de 100 kits de edredons para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os kits foram doados à Sala da Mulher e repassados pela Primeira Dama. A ação foi acompanhada pelo Prefeito Fábio Martins Junqueira, pelo Vice-prefeito Renato Gouveia e pelo Secretário Municipal de Saúde, Itamar Martins Bonfim, que agradeceu o empenho de Helena Junqueira. “Agradeço, em nome da Saúde de Tangará da Serra, essa colaboração da Dona Helena, sempre empenhada em ajudar o próximo com as ações sociais que ela desenvolve através da Sala da Mulher. Os edredons serão destinados ao Hospital Municipal e utilizados por nossos pacientes”, salientou Bonfim.

“A Sala da Mulher é um mecanismo de união de esforços em prol da sociedade carente. Desenvolvemos inúmeras ações, exatamente com o objetivo de ajudar a população que mais necessita do Poder Público. Essa doação à Secretaria de Saúde só foi possível graças à mobilização que fizemos e a união de parceiros em torno de mais uma importante causa social”, enfatizou Helena Junqueira no ato de entrega dos cobertores.

Diego Soares - Assessoria de Imprensa

Cerca de sete mil crianças passearam com Papai Noel

Foram cerca de 13 viagens por noite

Durante 19 dias uma média de sete mil crianças passearam no ônibus do Papai Noel que deu até breve a Tangará da Serra.

O novo veículo do Bom Velhinho foi uma novidade, uma vez que Papai Noel passeava pelas ruas, em anos anteriores, em seu tradicional trenó. Mas com o crescimento da cidade e de crianças que queriam passear com Noel, o jeito foi adquirir um meio de transporte maior, que agradou em cheio não somente a garotada. “Quando eu comentei com o prefeito Fábio sobre a questão do trenó, eu pedi para ele a oportunidade de fazer esse ônibus, e passei para ele a situação de que o trenó não era socialmente justo, pois só iam nele quem podia pagar e também algumas crianças que tinham algum tipo de deficiência também não conseguiam. Aí o Fábio pediu para eu ver o que podia fazer e que se fosse gratuito seria ainda melhor. E assim fizemos”, relatou o secretário de Turismo, José Bernardiano.

De acordo com o secretário durante as viagens, o público era de 36 a 38 criança por viagem. “Conseguimos uma média de 36 a 38 criança por viagem e quando a criança é menorzinha cabe ali duas ou três por acento. Coloca o cinto e isso gerou aí sete mil crianças atendidas com o ônibus do Papai Noel”, frisou.

Por noite, ainda conforme Bernardino, foram feitas cerca de 13 viagens, que iniciavam na Praça da Bíblia e seguiam até a rotatória próxima a Franchini.

Segundo o gestor, o ônibus cumpriu o papel para o qual foi pensado. “O prefeito ficou contente com a confecção do ônibus porque conseguimos alcançar a nossa meta, pois somos um município que se cadastrou junto a Unicef, junto a Abrinq para desempenhar ações voltadas às crianças e isso tem ocorrido”, frisou.

O veículo começou a realizar os passeios no dia 17 de dezembro e seguiu até ontem.

Rosi Oliveira / Redação DS

Prefeito anuncia novo Secretário de Assistência Social

Rodrigo Costa assume a função de forma interina em substituição à Aguinaldo Garrido

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Tangará da Serra a partir desta terça-feira, 02, passa a ser comandada por um novo Secretário. O anúncio foi feito pelo Prefeito Fábio Martins Junqueira que nomeou o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rodrigo Costa, em substituição ao então titular da pasta, Aguinaldo Garrido.

Garrido deixou o comando da Assistência Social por motivos pessoais. “Aguinaldo é um excelente gestor. Desenvolveu um belo trabalho à frente da Secretaria, com muita dedicação e entusiasmo. Desenvolveu grandes parcerias e promoveu melhorias visíveis na gestão e na prestação de serviços da Assistência Social que já vinha sendo gerida de maneira extremamente positiva pela antecessora dele, Professora Lourdes. Agradeço ao Aguinaldo pela parceria e pelo trabalho desenvolvido”, pontuou o Prefeito, destacando a conquista do Selo Unicef na gestão de Garrido.

Rodrigo Costa é formado em Administração. O novo Secretário já ocupou diversas funções na gestão do Prefeito Fábio Junqueira. Ele já foi Chefe do Departamento de Compras, Assessor do Gabinete do Prefeito e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Agradeço a confiança do Prefeito. Vamos dar sequencia aos trabalhos que já estão em andamento e desenvolver ações, seguindo o Contrato de Gestão feito pelo Prefeito, seguindo o que está estabelecido no seu Programa de Metas e desenvolvendo as parcerias com as entidades locais, como a Sala da Mulher que é coordenada pela Primeira Dama”, enfatizou Costa.

Diego Soares
Assessoria de Imprensa

Após 13 anos, Aterro recebe licença de operação

Aterro Municipal de Tangará

O Aterro Municipal de Tangará da Serra recebeu recentemente a licença de operação. A informação foi confirmada pelo prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB), que afirmou que o documento viabiliza a continuidade dos trabalhos cotidianamente realizados no local. “O aterro teve sua licença de operação vencida no ano de 2005, mas continuou funcionando até 2013 sem a licença. Em 2013 quando assumimos a gestão municipal, tendo a frente do Samae o advogado doutor Wesley Lopes Torres, iniciamos um trabalho para obtermos a renovação do licenciamento do aterro sanitário municipal”, comentou o chefe do Executivo Municipal, destacando que a partir de então, a gestão iniciou algumas atividades visando recuperar o que não estava de acordo com os requisitos estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do Estado. “Tínhamos no aterro, por exemplo, uma vala de medicamentos para lixo hospitalar sem que o aterro tivesse estrutura para essa atividade. Encerramos esse trabalho e realizamos a licitação para transportar o lixo hospitalar até Cuiabá, o que é feito cotidianamente desde o ano de 2013. A partir de então foi dado continuidade para a recuperação do Aterro Municipal de nossa cidade, e o doutor Wesley Torres teve o privilégio de receber da Secretaria de Meio Ambiente a licença, permitindo que o Aterro Sanitário continue funcionando normalmente aqui em nosso município”, disse o prefeito Fábio Junqueira. “Vale lembrar que o Aterro Municipal de Tangará da Serra é um dos poucos do Estado de Mato Grosso a ter a licença de operação”, concluiu o chefe do Executivo.

A autorização, de nº 749/2017, é do dia 28 de dezembro de 2017, e válida até 26 de junho de 2018.

Rodrigo Soares / Redação DS

Praças e bosques ficam lotados durante férias

Bosque Municipal está diariamente lotado

As férias escolares são uma oportunidade única para que pais e filhos possam passar mais tempo juntos, porém, nem sempre os adultos conseguem se afastar do trabalho no mesmo período. Com isso, o desafio é conciliar os afazeres domésticos e o trabalho, sem deixar as férias da criançada passarem em branco e, em tempos de crise econômica, sem gastar muito. Em Tangará da Serra praças públicas e bosques ganharam mais aglomeração de pessoas nos últimos dias, onde pais e familiares levam seus pequenos para momentos de diversão. É o caso da dona de casa Thereza Aparecida, que aproveitou a tarde de quarta-feira, 03, para passear no Bosque Municipal junto com seus dois filhos.

“Esse é o período em que a gente tem mais tempo para curtir as crianças. Eles adoram vir para cá, então a gente acaba unindo o útil ao agradável”, comentou Thereza, destacando que sempre fica ansiosa para o recesso escolar. “É sempre uma época em que aproveito para trazê-los até um local que eles possam sair um pouco da rotina. Geralmente, a gente encontra nesses locais até os amiguinhos deles, que também aproveitam as férias para vir se divertir”, contou a dona de casa. Quem também aproveitou a tarde de ontem para reunir a criançada foi o comerciante Anderson Batista, que levou sua filha para se divertir junto com as amigas no playground do Parque do Bosque, que assim como o Bosque Municipal fica cheio de crianças aproveitando o recesso escolar.

“Estamos de recesso, e minha filha está de férias. Ela estava junto com algumas amiguinhas, e diante do calor trouxe elas para cá, onde puderam brincar e se divertir um pouco. Esse período é muito bom, porque a gente fica mais próximo dos filhos”, afirmou Batista.

RODRIGO SOARES / Redação DS

Rogério Silva defende atenção às oportunidades

Vereador destaca boas possibilidades para demandas

O vereador Rogério Silva (MDB) está otimista em relação a 2018 e vê o novo ano como de retomada do crescimento econômico na região e em todo o país. Por esta razão, o parlamentar defende que o poder público e seus agentes trabalhem alinhados e com visão de futuro.

Rogério disse que já agora, em janeiro, seu gabinete está aberto para receber o cidadão e que já organiza uma agenda de visitação em toda área urbana e também em localidades do interior. “Temos uma visão macro das demandas do município, mas é preciso a verificação ‘in loco’. Há demandas que vão da saúde à educação, da infraestrutura urbana à logística de transporte, da habitação popular à geração de empregos”, pontuou, acrescentando que “a participação da população, que vive a realidade do dia-a-dia, é fundamental no apontamento das suas necessidades”.

O emedebista observa que as demandas devem pautar a atuação do poder público, tanto na esfera do Legislativo como no âmbito do Executivo. “É claro que as demandas sempre devem servir de pauta, mas é preciso prestar atenção nos acontecimentos previstos para este ano”, disse, citando recursos que o município irá receber da União, especialmente de emendas parlamentares e, obras previstas. “Antes do período eleitoral, Tangará da Serra receberá recursos que poderão passar dos R$ 24 milhões somente para a saúde, e R$ 7,5 milhões para iluminação pública e infraestrutura urbana”, apontou, mencionando, também, obras importantes como a pavimentação da MT-339, os investimentos no aeroporto municipal e a retomada do Centro de Eventos.

Estas obras e recursos previstos para 2018, segundo Rogério, oportunizarão ao município assistir a um salto de qualidade na saúde pública e a impulsos no desenvolvimento.

SERGIO ROBERTO / Assessoria Especial

Tangará atinge 78,50% de cobertura no Bolsa Família

Em 2012 a cobertura era de 41,98%

Acompanhando o ritmo de crescimento iniciado há cinco anos, a Secretaria Municipal de Saúde inicia 2018 com o percentual recorde de cobertura no acompanhamento de famílias cadastradas no Bolsa Família, de 78,50%.

Esse é o melhor índice alcançado até hoje pelo município que em 2012 tinha uma cobertura de 41,98%.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, a meta estipulada para o município era de 72 %, o que foi ultrapassado com folga, graças ao trabalho coletivo das secretarias. “A cada ano a gente vem superando essa meta em trabalho conjunto com a secretaria de Assistência Social municipal e de Saúde, e estamos muito felizes por esses indicadores, que tinha como meta acompanhar 72 % dessas famílias”, destaca. “Esse acompanhamento é feito em duas etapas, um no primeiro semestre, 1ª vigência, mas a que vale mesmo para o sistema é a 2ª vigência, que informa os dados conclusos que apontam nossa meta elevada”, ressalta o secretário.

“Creio que temos o melhor percentual”, diz Itamar

O Bolsa Família é um programa destinado às famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza, com renda per capita de até R$ 154,00 mensais.

Em Tangará da Serra, 1.693 famílias são beneficiadas e 1.329 acompanhadas, sendo 364, ainda não acompanhadas.

O programa possui 52 famílias indígenas cadastradas e destas, 47 acompanhadas. Tendo um percentual de 90% no acompanhamento destas famílias.
Na oportunidade, o secretário de Saúde Itamar Bonfim disse que quando o município figurou entre um dos possíveis de perder o recurso, foi pelo fato do levantamento ainda não ter sido liberado ao sistema, o que tem data certa para ocorrer. “Creio que Tangará é um dos que tem melhor percentual”, pontuou.

Rosi Oliveira / REDAÇÃO DS

‘Natal Premiado CDL’ e ‘Natal Acits’ entram na reta final

O primeiro sorteio, da CDL, será neste sábado. Da Acits acontecerá dia 16

As promoções de Natal do comércio de Tangará da Serra, promovidas por meio de suas associações, estão entrando na reta final. 

A primeira a realizar seu sorteio é a Câmara de Dirigentes Lojistas de Tangará da Serra, da campanha ‘Natal Premiado CDL’. Marcado para este sábado, dia 6 de janeiro, a promoção sorteará um automóvel Mobi Easy zero quilômetro, uma motocicleta Biz, um caminhão de prêmios (mobília para casa) estimado em 18 mil, dois vale-compras de R$ 1 mil cada, 20 vale-compras de R$ 200, além de três vale-compras de R$ 500 (mão santa). 

De acordo com o presidente da CDL Tangará, Alessandro Rodrigues, o sorteio acontecerá na sede da entidade, no período da manhã. “É importante frisar que todos os campos devem ser preenchidos, para que possam ser validados”, lembra o presidente. Os cupons devem ser depositados nas urnas até sexta-feira, 5, para sorteio.

ACITS – Já a campanha ‘Natal Acits 2017’, promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra, segue até o próximo dia 16 de janeiro, quando acontecerá o sorteio de R$ 138 mil em prêmios, sendo R$ 60 mil, R$ 30 mil, R$ 15 mil e ainda 20 vale-compras no valor de R$ 500 (geral), três vale-compras de R$ 1mil para os vendedores anjos e também 40 vale-compras de R$ 500 para clientes dos patrocinadores master.

FABÍOLA TORMES / REDAÇÃO DS

Leo Clube arrecada alimentos para hospital do câncer

O Leo Clube de Tangará da Serra realizou durante o ano de 2017 diversas campanhas beneficentes, entre elas uma que arrecadou caixas de leite para as crianças internadas na oncologia do Hospital Santa Casa da Misericórdia de Cuiabá.

A Presidente do Leo Clube, Alessandra Antonello, falou a respeito da campanha.

“Nós do Leo Clube realizamos algumas campanhas durante o ano e uma delas foi realizada juntamente com a E.E. Ver. Ramon Sanches Marques onde conscientizamos os alunos da importância de ajudar as crianças internadas. Pedimos a doação de caixinhas de leite e realizamos a entrega na Santa Casa da Misericórdia de Cuiabá, onde temos diversas crianças internadas com câncer e que passam por dificuldades. São instituições mantidas pelo Governo e as vezes esses repasses não acontecem devidamente e aí é quando surgem as dificuldades. E nós do Leo Clube queremos conscientizar para que busquem maneiras de ajudar essas crianças que estão precisando seja na Santa Casa da Misericórdia, Hospital do Câncer de Mato Grosso ou qualquer outra entidade”, disse.

A presidente destacou ainda que as crianças em tratamento precisam de uma alimentação com alimentos variados. “Essas crianças e pessoas que estão em tratamento de câncer precisam muito se alimentarem com alimentos diferenciados como gelatina e leite. Então, procurem a gente, procurem saber melhor sobre essas doações para encaminharmos para essas pessoas que estão em tratamento oncológico, principalmente o pediátrico. Estamos aqui para conscientizar as pessoas para olharem mais para o próximo e tentarem ajudar da melhor maneira possível”.

As doações podem ser feitas na sede do Lions Club em Tangará da Serra.

Fonte: Aline Schwaab com Gilvan Melo
Redação Rádio Pioneira