Tangará da Serra tem 61.625 veículos, segundo Anuário

 O maior número de veículos é o automóvel

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou nesta quarta-feira, 10, o 1º Anuário do Estatístico de Trânsito, com dados da frota de veículos no Mato Grosso entre os anos de 2012 e 2016. 

De acordo com o documento, Cuiabá foi o município que abrigou o maior número de veículos no Estado em 2016, totalizando 404.496. Depois da capital, as cidades de Várzea Grande (153.350), Rondonópolis (163.114) e Sinop (104.187) foram os municípios com a maior quantidade de veículos em Mato Grosso.

Tangará da Serra aparece em quinto, com um total de 61.625 veículos em 2016. Desses o maior número é o automóvel, com 20.758 unidades, seguidos da motocicleta (18.106), motoneta (8.723), caminhonete (6.200), caminhão (2.148), semireboque (1.753), caminhão trator (1.130), camioneta (1.052), reboque (657), utilitário (467), ciclomotor (252), ônibus (218), microonibus (88), triciclo (52), sidecar (15) e trator de rodas (6). (Com informações de Luzia Araújo / Gcom/MT)

Fabíola Tormes / Redação DS

Secretário anuncia realização do projeto Nossa Energia em Tangará

Projeto será desenvolvido pela Energisa em parceria com a Prefeitura

O Secretário de Assistência Social, Rodrigo Costa, anunciou a adesão de Tangará da Serra ao Projeto Nossa Energia, desenvolvido pela Energisa. Segundo o gestor, o objetivo da ação é conscientizar a população para o uso adequado da energia elétrica, sem desperdício e sem riscos. O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da empresa com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo o Secretário, para realização do Nossa Energia em Tangará da Serra, a Energisa permanecerá por quatro dias (de 6 a 9 de fevereiro das 8h às 17h) com diversas atividades para a população como. “Serão desenvolvidas atividades como distribuição de folders com dicas de conservação de energia e segurança, palestras sobre o uso consciente e eficiente da energia elétrica através de experimentos físicos”, informou.

As palestras são realizadas dentro da Unidade Móvel do Projeto Nossa Energia, que se transforma em uma sala de aula, com capacidade para 30 pessoas. O ambiente é climatizado. Os temas abordados são: De onde vem a eletricidade; Jogos interativos referente ao consumo de energia elétrica; Consumo geral de energia na residência; Lâmpadas mais eficientes na redução de energia; Medição da energia estática.

Além disso será realizada uma apresentação teatral com o tema “O inimigo Invisível”. “Uma peça sobre o uso racional e seguro da energia elétrica com linguagem lúdica a fim de despertar o interesse do público no assunto. A apresentação será na unidade móvel, que se transforma em um palco interativo. Além disso acontecerá trocas de lâmpadas. Serão trocadas lâmpadas fluorescentes/incandescentes por lâmpadas de LED para os clientes cadastrados no baixa renda. Mas para isso precisam levar RG, CPF, conta de energia atualizada, quatro lâmpadas usadas incandescente ou fluorescente. Serão trocadas apenas quatro lâmpadas por Unidade Consumidora. Não será feita doação de lâmpadas e sim troca.

TSEE – Durante o evento serão realizados cadastramentos e recadastramentos de clientes da Energisa no Programa Tarifa Social Energia Elétrica, onde o cliente irá fazer o preenchimento do cadastro e se o mesmo estiver de acordo com as Normas da ANEEL 572, passarão a receber desconto na tarifa de energia. Para isso devem levar documentos pessoais e o número do NIS. “Lembramos que após a realização do cadastro, as informações serão confrontadas com os dados do Cadastro Único do Governo Federal. Caso o cliente esteja com seu Cadastro Único desatualizado, basta procurar o CRAS para fazer sua atualização. A homologação do cadastro irá depender dos critérios estabelecidos pelo programa, apenas a realização do cadastro, não garante o benefício”, salientou o Secretário.

Diego Soares - Assessoria de Imprensa