Semana do Surdo inicia hoje em Tangará com vasta programação

Abertura acontece logo mais à noite no auditório da escola Isoldi Storck

Comemorado oficialmente na próxima quarta-feira, 26, o Dia do Surdo terá em Tangará da Serra atividades alusivas a data durante toda a semana.

A primeira delas inicia hoje, 24/09 às 19h, quando acontece abertura da 18 Semana de Surdos no Auditório do Centro Municipal de Educação Especial Professora Isoldi Storck.

Nesta oportunidade, acontece a palestra “A relevância da Psicologia na intervenção ao sujeito Surdo e suas famílias” com a Psicóloga Natali Cintia dos Santos e apresentação cultural dos alunos Surdo, tendo como público-alvo: Comunidade Surda, familiares e acadêmicos da UNIC, onde estão inclusos alunos Surdos.

Na terça-feira, 25, as atividades iniciam no período matutino, às 8 horas, também no Auditório da escola, onde haverá a apresentação do teatro ArtSurdo com a peça “História do Surdo”, que terá como público-alvo: alunos das escolas 13 de Maio, Ceja Antônio Casagrande, Emanuel Pinheiro e Laura Vieira de Souza, onde estão inclusos alunos surdos.

A peça será também encenada no período vespertino, tendo como público-alvo: alunos das escolas 13 de Maio e Laura Vieira de Souza, onde estão inclusos alunos surdos.

Já na quinta-feira, 27, os alunos da escola participarão do Econtro de Cultura Surda promovido pelo Instituto Federal de Mato Grosso, em Campo Novo do Parecis.

No dia 28, sexta-feira, alunos e professores participarão do encerramento e confraternização no Balneário Rio Verde em Campo Novo do Parecis.

Conforme a diretora da escola, Daniela Lampert, essa é uma forma de lembrar as conquistas obtidas pelos deficientes surdos, que inclusive tem hoje uma língua própria. “Todos os anos fazemos essa programação para lembrar esse dia e as inúmeras conquistas e a trajetória de uma luta que resultou em uma língua de sinais- Libras que hoje é reconhecida e insere o surdo na sociedade”, frisou.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS