Saturnino e Vander na frente em Tangará

Mesmo 12 anos depois a população continua assimilando o que preconizou o Voto Útil

Na edição de hoje o Diário da Serra apresenta os últimos resultados da pesquisa realizada de 7 a 9 de setembro, sexta, sábado e domingo, sobre as eleições gerais deste ano, onde foram ouvidas 400 pessoas para saber a intenção de voto para todos os cargos em disputa.

A abordagem utilizada consistiu na aplicação de uma amostragem aleatória representativa da população residente em Tangará da Serra-MT, com 16 anos ou mais de idade em 24 bairros de Tangará da Serra. A margem de erro da pesquisa é de 4.9% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MT-03841/2018.

Hoje apresentaremos os resultados da disputa que interessa aos eleitores locais pelo fato de que envolve nomes diretamente ligados a cidade nas candidaturas para Deputado Estadual e Federal. Esta pesquisa foi feita de forma aleatória onde o entrevistado apresentou o nome do candidato de sua preferência ou declarou votar em branco, anular o voto ou mesmo que não votaria em ninguém. 

A exemplo das pesquisas para os cargos já divulgados, é grande o número de indecisos para escolha do seu candidato a Deputado estadual ou federal. Por outro lado percebe-se que mesmo 12 anos depois a população continua assimilando o que preconizou o Voto Útil lançado em 2006 pela sociedade organizada tangaraense por iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (Acits), pois o número de candidatos de outras cidades e as indicações de votos para esses candidatos é muito pequeno, como poderão ver nos resultados que apresentaremos.

Na pesquisa espontânea para Deputado Estadual, Saturnino Masson lidera com 17% dos votos, Wagner Ramos com 8% e Dr. João com 7,5%. Na sequência aparecem Ester Ferreira com 3,0%, Dr. Lidioney Siqueira com 2,5%, Luciano Vacari com 1,8%, Welson do Ciclismo com 0,8%. Também aparecem, Beto Pita, Dr. Gimenez, Eduardo Magalhães, Guilherme Maluf, Joás Nalini, Wener Santos, Pedro Satélite, Rosa Neide, Vander e José Medeiros, todos com 0,3%. Os dois últimos não concorrem para o cargo, mas como houve a indicação do eleitor, foram anotados em nossa planilha. 

Quem declarou não votar em ninguém ou anular o voto soma 10,5% e os que estão indecisos alcançam 46,5% e se considerarmos a margem de erro para cima os números podem também ultrapassar os 50%.

Na pesquisa espontânea para Deputado Federal, Vander Masson aparece com 18% das intenções de voto, Rogério Silva com 12,3%, Carlinhos da Esmeralda com 3% e Adauton Tuim com 0,8%. Também aparecem com 0,3%, Nedilson Maciel, Valtenir Pereira e Arruda. Os que declaram não votar em ninguém ou anular o voto são 10,3% e os indecisos somam 55% dos entrevistados.

DS avaliou candidaturas tangaraenses

O Diário da Serra em nova pesquisa, feita simultaneamente com a primeira, procurou conhecer exclusivamente o desempenho das candidaturas a Deputado, apresentando para cada entrevistado um cartão com os nomes apenas das candidaturas de Tangará da Serra, com domicílio eleitoral ou membros da sociedade tangaraense por pertencerem a famílias tradicionais da cidade ou que já tenham fixado residência por aqui.

A pesquisa também foi realizada de 7 a 9 de setembro, sexta, sábado e domingo, onde foram ouvidas 400 pessoas para saber a intenção de voto para os cargos de Deputados Estadual e Federal. Embora a pesquisa tenha sido feita de forma estimulada, o entrevistado tinha a opção de declarar se votaria em branco ou nulo, ou mesmo que não votaria em ninguém dos nomes apresentados no cartão. 

A abordagem utilizada consistiu na aplicação de uma amostragem aleatória representativa da população residente em Tangará da Serra-MT, com 16 anos ou mais de idade em 24 bairros de Tangará da Serra. A margem de erro da pesquisa é de 4.9% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MT-09807/2018.

Na pesquisa estimulada para Deputado Estadual, Saturnino Masson alcança 27% dos votos, Wagner Ramos aparece com 13% e Dr. João com 10%. Na sequência aparecem, Dr. Lidioney Siqueira com 5,8%, Ester Ferreira com 4,3%, Luciano Vacari com 3,5%, Welson do Ciclismo com 1% e Joás Nalini com 0,8% das intenções. Quem declarou não votar em ninguém ou anular o voto soma 13% e os que estão indecisos alcançam 21,8% .

Na pesquisa estimulada para Deputado Federal, Vander Masson aparece com 32,8% das intenções de voto, Rogério Silva com 17,3%, Carlinhos da Esmeralda com 5,5% e Adauton Tuim com 2,8%. Os que declaram não votar em ninguém ou anular o voto são 14,8% e os indecisos somam 27% dos entrevistados.

Fonte: Mano Reski - Redação DS