Saturnino continua na frente, com Dr. João assumindo a segunda posição

Ramos teve uma leve queda e Dr João um expressivo crescimento

Com o trabalho intensificado nos últimos dias em Tangará da Serra por partidos e candidatos a cargos eletivos, o Diário da Serra apresenta os resultados da segunda pesquisa de intenção de voto, realizada nos dias 25 e 26 de setembro, terça e quarta-feira, para o cargo de deputado estadual e federal, onde foram ouvidas 400 pessoas.

A abordagem utilizada consistiu na aplicação de uma amostragem aleatória representativa da população residente em Tangará da Serra-MT, com 16 anos ou mais de idade em 24 bairros do Município. A margem de erro da pesquisa é de 4.9% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MT-03954/2018.

Continua sendo grande o número de indecisos para escolha do seu candidato a Deputado estadual ou federal, assim como continua pequeno o número de apontamentos para candidatos de outras cidades. Percebe-se também que as pessoas encontram muita dificuldade para registrar na memória o nome de tantos candidatos em quem deverão votar nessas eleições, onde a famosa colinha será muito necessária. 

Na pesquisa espontânea para Deputado Estadual, Saturnino Masson liderava a primeira pesquisa realizada de 7 a 9 de setembro com 17% dos votos e agora cresceu para 19,8%, Dr. João que ocupava a terceira posição com 7,5% agora saltou para 11,8% deixando Wagner Ramos em terceiro. Na anterior ele tinha 8% das intenções e agora cai para 6,8%. Dr. Lidioney Siqueira permaneceu com os 2,5% da primeira, Ester Ferreira caiu de 3% para 1,5%, Wener Santos subiu de 0,3% para 1,5%. 


Depois aparecem: Dr. Divino Henrique com 0,8%, Luciano Vacari e Juca do Guaraná Filho com 0,5%, Welson do Ciclismo, Alan Zanatta, Elias Galli, Gilmar Fabris, Henrique Lopes do Sintep/MT, Janaina Riva, João Batista do Sindispen, Josi Sampaio, Lúdio Cabral, Mauricio Gomes, Eng. Sebastião Rezende, Brasilino, Professor Mário e Chincharra com 0,3%. Não conseguimos confirmar a candidatura desses três últimos nomes. Quem declarou não votar em ninguém ou anular o voto somava 10,5% e agora são 8,0% e os que estão indecisos que alcançavam 46,5% agora 43% dos entrevistados.


Na pesquisa espontânea para Deputado Federal, Vander Masson que aparecia com 18% das intenções de voto, cresceu sete pontos e agora tem 25%, Rogério Silva tinha 12,3% e agora 8%, Carlinhos da Esmeralda tinha 3% e agora 4,3% e Adauton Tuim permanece com 0,8%. 


Também aparecem José Medeiros e Rosa Neide com 0,5%, Dr. Emerson Ribeiro, Edna Sampaio, Jairzinho, Junior Vitamina, Margareth Cardoso, Nelson Barbudo, Nicinha e Victório Galli com 0,3%. Para fechar tiveram votos também para o cargo de federal, Wener Santos 0,5% e Ester Ferreira 0,3%, que na verdade são candidatos a deputado estadual, mas como houve a manifestação os nomes foram anotados. Os que declaram não votar em ninguém ou anular o voto eram 10,3% e agora 7,8%. Os indecisos somavam 55% dos entrevistados e agora 50,5%. 


DS avaliou novamente candidaturas tangaraenses 

O Diário da Serra realizou também uma segunda rodada de pesquisa simultaneamente com as demais, para avaliar o desempenho exclusivo das candidaturas a deputado de Tangará da Serra, apresentando para cada entrevistado um cartão com os nomes apenas das candidaturas de Tangará, com domicílio eleitoral ou membros da sociedade tangaraense por pertencerem a famílias tradicionais da cidade ou que já tenham fixado residência por aqui. Nesta segunda rodada acrescentamos o nome do candidato Wener Santos.


A pesquisa também foi realizada nos dias 25 e 26 de setembro, terça e quarta-feira, onde foram ouvidas 400 pessoas para saber a intenção de voto para os cargos de deputados estadual e federal. Embora a pesquisa tenha sido feita de forma estimulada, o entrevistado tinha a opção de declarar se votaria em branco ou nulo, ou mesmo que não votaria em ninguém dos nomes apresentados no cartão. 

A abordagem utilizada consistiu na aplicação de uma amostragem aleatória representativa da população residente em Tangara da Serra-MT, com 16 anos ou mais de idade em 24 bairros do Município. A margem de erro da pesquisa é de 4.9% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MT-06781/2018.

Na pesquisa estimulada para Deputado Estadual, Saturnino Masson tem 25,5% dos votos, Dr. João com 15,3%, Wagner Ramos com 12,0%, Dr. Lidioney Siqueira com 4,0%, Ester Ferreira com 2,0%, Wener Santos com 1,3%, Luciano Vacari com 0,5%, Welson do Ciclismo com 0,5% e Joás Nalini com 0,3% das intenções. Quem declarou não votar em ninguém ou anular o voto soma 12,0% e os que estão indecisos alcançam 26,8% .

Na pesquisa estimulada para Deputado Federal, Vander Masson aparece com 33,3% das intenções de voto, Rogério Silva com 13,8%, Carlinhos da Esmeralda com 6,0% e Adauton Tuim com 3,3%. Os que declaram não votar em ninguém ou anular o voto são 13,5% e os indecisos somam 30,3% dos entrevistados.

Fonte: Mano Reski - Redação DS