Educação de Tangará se destaca e atinge média superior a nacional

Município repetiu bom desempenho apresentado em pesquisas anteriores

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira, dia 03 de setembro, um detalhado comparativo do desenvolvimento de Estados, Municípios e escolas que permite uma visão geral do ensino no país através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Conforme a estatística, no ano de 2017 a meta foi cumprida apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano. A categoria alcançou 5,8 (em uma escala que vai de 0 a 10), quando a meta estipulada era de 5,5.

Apesar dos resultados pouco favoráveis em nível nacional, o desempenho alcançado na rede pública de ensino em Tangará da Serra é positivo. Com a meta estipulada para 5.2, a média geral das escolas públicas dos 4º e 5º anos chegou a 6.2. Nas 8º e 9ª séries, o resultado também foi satisfatório, chegando na meta de 5.3.



No ensino médio, etapa mais crítica, o índice geral no país avançou 0,1 ponto, após ficar estagnado por três divulgações seguidas, chegando a 3,8. A meta para 2017 era 4,7. Em Tangará da Serra, o resultado das Escolas Estaduais foi satisfatório, ultrapassando 0.7 da meta de 5.3 determinada pelo Ministério da Educação para os 4º e 5º anos. Já nas 8ª e 9ª séries ainda nas Escolas da Rede Estadual de ensino, apesar do índice ter chegado apenas em 4.8, a meta estipulada de 4.6 foi ultrapassada, tornando o resultado também satisfatório na categoria para a cidade de Tangará da Serra.

Entre as 27 unidades da federação, 23 aumentaram o Ideb, mas apenas sete alcançaram a meta proposta: Rondônia, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso e Goiás.

Na rede estadual, oito estados conseguiram atingir a meta proposta: Rondônia, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás - o único estado brasileiro que teve desempenho acima de 5,0.

Escolas de Tangará apresentam índices crescentes

As escolas das redes municipal e estadual de ensino em Tangará da Serra a cada ano se destacam com a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), apresentando números crescentes.

A Escola Estadual Hélcio de Souza, assim como a João Batista, atingiram 6.7 de média nos 4º e 5º anos, havendo crescimento considerável em relação a última avaliação realizada em 2015, quando as instituições acumularam 5.8 e 6.4 pontos, respectivamente.

Nas 8º e 9ª séries, a Escola Estadual Manoel Marinheiro teve bom desempenho, saltando de 4.3 (2015) para 5.6 (2017) na avaliação.

Na rede municipal de ensino o resultado também foi de crescimento, tendo o Centro Municipal Joana D’arc saltando de 6.8 atingido no ano de 2015 para 7.1 em 2017 nos 4º e 5ª ano, crescimento que também foi apresentado na Escola José Nodari, que saltou de 6.6 para 7.0 na mesma categoria.

Já nas 8ª e 9ª séries, o Centro Municipal de Ensino Antenor Soares obteve destaque, crescendo de 5.8 pontos obtidos em 2015 para 6.3 acumulados em 2017. 

Para o secretário de Educação, Gilmar Utzig, a divulgação do Ideb é importante para nortear as ações que podem ser desenvolvidas visando o crescimento educacional nas escolas públicas.

“Nosso objetivo é sempre ultrapassar a meta, e a cada ano que passa os números melhoram ainda mais. A Semec é referência por ter um plano de avaliação interna, ou seja, além desse levantamento feito pelo Governo Federal, a Semec se autoavalia”, relatou o responsável.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS