Dia Mundial do Coração alerta sobre ameaças à saúde cardiovascular

Hipertensão, tabagismo, obesidade e sedentarismo são alguns dos fatores de risco

Celebrado em 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração é voltado à conscientização das pessoas quanto à saúde cardiovascular. Mas como cuidar desse órgão vital? De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), hábitos saudáveis e uma boa alimentação são muito importantes para a saúde do coração.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e, estima-se que em 2015, mais de 17 milhões de pessoas tenham sido vítimas de doenças cardiovasculares. Em Mato Grosso o problema tende a piorar, visto que a população obesa e com excesso de peso aumentou em Cuiabá.

Pesquisa feita pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) em 2017, revelou que 57,4% da população cuiabana possui excesso de peso e 22,7% tem obesidade. A mesma pesquisa referente a 2016 apontou que 56,4% da população estava com excesso de peso e 21,9%, obesa.

Segundo o cardiologista e professor de Medicina da Unic, Felipe Amorim Zarour, as doenças cardiovasculares são um grupo de patologias que acometem diversos órgãos e sistemas, por meio da interrupção total ou parcial do fluxo sanguíneo, resultando em diversas doenças conhecidas como a hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, perda da função do rim, perda da visão e amputações de membros.

Conforme o especialista, as doenças cardiovasculares são muito mais corriqueiras em pessoas com certos tipos de fatores de risco, destacam-se: dietas não saudáveis, hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade, sedentarismo, estresse, tabagismo e consumo abusivo de álcool. "Apesar desses eventos serem muito mais comuns na população portadora de fatores de risco, as doenças do coração podem acometer qualquer indivíduo", ressalta.

Prevenção

A melhor forma de reduzir o risco de doenças cardiovasculares é com a mudança do estilo de vida. "É importante cessar o tabagismo e realizar o controle adequado da hipertensão e diabetes. A prática esportiva não competitiva é aconselhada, bem como a perda de peso", explica. Vale ressaltar que visitas anuais ao cardiologista são a forma mais eficiente de diminuir as chances de evolução de doenças cardiovasculares.

Fonte: Weber Shandwick