Tangará comemora o Dia de Enfrentamento da Violência contra o Idoso

Foto: Humberto Ferreira
O evento foi realizado nas dependências do Teatro Municipal Pedro Alberto Tayano Filho

Como parte das comemorações do Dia Mundial de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa, aconteceu na última sexta-feira 15, um Seminário promovido pela Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, tendo a frente a Secretaria Municipal de Assistência Social. Estiveram presentes o Prefeito Fábio Martins Junqueira, a Primeira Dama e Coordenadora Voluntária da Sala da Mulher, Helena Simões Matias Junqueira, a Presidente do Conselho  Municipal da Pessoa Idosa, Ana Lúcia Adorno de Souza, Secretários Municipais, Representantes de diferentes segmentos  e do público em geral.

O Prefeito Fábio Martins Junqueira, o Secretário de Assistência Social Aguinaldo Garrido e a Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa Ana Lúcia Adorno de Souza, falaram aos presentes e foram unânimes em alertar a todos do Direito, do Respeito e da Proteção que temos que  dispensar as pessoas idosas

Em seguida a Enfermeira Juliana da UNEMAT proferiu uma Palestra ressaltando os cuidados que temos que ter com as pessoas idosas. As quedas, dicas e tratamentos. A Psicóloga do CREAS Bárbara também falou aos sobre a violência que é verificada diariamente com os idosos, que se define como qualquer ato, repetitivo, ou omissão, que ocorre em qualquer relação supostamente de confiança, que causa dano ou incomodo, prejudicando a integridade física e emocional. Todos os temas altamente relevantes quando tratamos com pessoas idosas, que no Brasil são consideradas com mais de 60 anos de idade. Foi entregue aos presentes um material de divulgação contendo uma Cartilha de Combate à violência contra o idoso e uma relação sobre os crimes e punições que são verificados no dia a dia.

Humberto Ferreira
Redação CTS