Estatuto da Advocacia é lançado em braile

O II Fórum Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizado recentemente na cidade de Curitiba, marcou o lançamento oficial do Estatuto da Advocacia em versão braile, feito para pessoas com deficiência visual.

O advogado de Tangará da Serra, Josemar Camerino dos Santos, que é o presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB e que participou do lançamento oficial, saudou a iniciativa da Ordem. “Essa é mais uma das ações do Conselho Federal em favor das prerrogativas de todos os advogados e advogadas”, afirmou o presidente da comissão, destacando que o livro será distribuído a todas as Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil.

“Nós, como entidade de classe, não podíamos deixar que a nossa legislação, onde tem nossas obrigações, permanecesse não acessível para quem tem deficiência visual. Nosso objetivo foi fazer com que a pessoa deficiente tenha maior acesso a informações”, relatou Carmerino.

A princípio, 200 exemplares serão distribuídos nas seccionais, para posteriormente serem levados a todos os advogados e advogadas que tem deficiência visual. “Nosso objetivo não é somente deixar nas seccionais, mas também entregar diretamente a cada advogado ou advogada que precise do material em braile”, reforçou.

Frente a presidência da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Josemar Camerino afirmou que a principal diretriz é quebrar barreiras para profissionais da advocacia que tenham algum tipo de deficiência. “Aprovamos no ano passado o Plano de Valorização do Advogado com Deficiência no Conselho Federal. Através de um provimento no Conselho Federal, conseguimos transformar a comissão especial em comissão nacional. Agora, todas as seccionais são obrigadas a criarem a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, enfatizou.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS