1500 quilos de lixo são recolhidos no Sepotuba

Realizada já há 14 anos, ontem aconteceu mais uma edição do Projeto Preservação do Rio Sepotuba, desenvolvida pelo Rotary Tangará da Serra- Centro e segundo os organizadores, o que se viu foi um total descaso com o Meio Ambiente, o que rendeu de lixo coletado, dois caminhões, que se aproxima a 1.500 quilos de lixo deixados por frequentadores do rio.

De acordo com Alfredo Nuernberg, a coleta foi feita embalada pela revolta e tristeza. “Ficamos muito tristes, pois esse projeto já é desenvolvido há 14 anos e as pessoas parecem que esqueceram”, relatou indignado.

Durante a coleta do lixo foram encontrados objetos inimagináveis segundo Alfredo. “Encontramos geladeira, freezer, colchão, sacos plásticos, garrafas de vidro e pets, comprovando que o ser humano não cuida do que tem de graça. Ficamos muito chateados por ver tamanho descaso por parte de pessoas que usam o local porque é bonito, mas esquecem que se não cuidar vai acabar”, destacou.

Conforme Nuernberg, para que isso não continue a acontecer, o clube estuda um novo projeto nas escolas da cidade. “Precisamos rapidamente fazer as pessoas entenderem que o meio ambiente é importante, então vamos estudar um projeto para ser desenvolvido nas escolas, com as crianças que são o futuro. Só assim teremos um meio ambiente saudável e mais bonito e limpo”, comentou, salientando que além Rotary, a Sema deveria em parceria com a Polícia Ambiental, Ministério Público e Secretaria Municipal de Meio Ambiente intensificar ações que protejam o rio.

Nesse ano, o percurso foi ampliado e teve início na Estância Modelo e chegada na Estância Amazonas.

O Projeto Preservação do Rio Sepotuba tem a parceria da Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Polícia Ambiental, Câmara de Vereadores e Sema.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS