Sistema de tratamento de lodos da Eta é inaugurado em Tangará

O Executivo Municipal de Tangará da Serra inaugurou na manhã deste sábado, dia 26 de maio, o sistema de tramamento de lodo da Estação de Tratamento de Água (ETA). A inauguração encerrou a extensa programação comemorativa dos 42 anos de emancipação político-administrativa de Tangará da Serra, lembrada no último dia 13 de maio.

De acordo com o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Wesley Torres, na oportunidade também foi realizada visita na reforma ETA.

“Estamos felizes por essa solenidade, a ETA está um espaço totalmente diferente do que encontramos, tanto pela qualidade do serviço prestado como da estrutura. Hoje na chegada a gente tem acesso pavimentado com a devida sinalização”, comentou o responsável, destacando que antes da implantação do sistema de tratamento de lodo, todo resíduo que sobrava do tratamento da água era devolvido para o Rio Queima- Pé. “Agora, só volta para o rio água pura, sem os resíduos”, explicou.

O prefeito Fábio Martins Junqueira destacou que com o novo sistema, haverá economia de meio milhão de litros de água por dia. “Era uma grande quantidade de água jogada fora antes da instalação do sistema de tratamento de lodo, que dava para abastecer um bairro por um dia. Então, é motivo de muita alegria finalizarmos a programação de aniversário do município com essa importante inauguração”, frisou o chefe do Executivo, destacando ainda que o município de Tangará da Serra é o único do estado a contar com o sistema, “e uma das poucas cidades a do país”, disse Junqueira. Além da inauguração do sistema de tratamento de lodos e visita na reforma da ETA, as autoridades também visitaram as lagoas que compõem a reservação da estação.

RODRIGO SOARES / Redação DS