CNH digital passa a vigorar no próximo mês

A determinação entra em vigor depois do dia 15

A partir do próximo mês, mais especificamente após o dia 15, todos os estados brasileiros devem estar obrigatoriamente aptos a disponibilizar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). A resolução, que foi publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em agosto do ano passado, afirma que o documento digital terá o mesmo valor jurídico da versão impressa, que continuará sendo emitida.

Segundo o empresário do Centro de Formação de Condutores Wendel Rodrigues Araújo o novo formato do documento funcionará como um aplicativo de celular e estará disponível nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android).

“Para nós não muda nada, porque o sistema é o mesmo. A única diferença é que vai ter um aplicativo para a habilitação e esse aplicativo vai tornar ela digital, que não tem mais a necessidade de você andar com aquele papel em mãos”, explica.

A CNH-e só poderá ser solicitada por quem já possui o documento com o QR-Code, um código que possibilita a leitura das informações por aparelhos eletrônicos que já está fixado no verso de carteiras impressas desde maio do ano passado. Os demais condutores terão acesso à CNH-e quando renovarem o documento. Como explica Wendel. “Só depois que você renovar ela. Depois que ela vencer. Se você baixar o aplicativo depois do dia 15 de fevereiro para tornar sua habilitação digital ele não vai aceitar, porque ela é anterior a essa implantação”, informa, ao destacar que o condutor é quem escolherá a forma mais cômoda. “Se você não quiser usar ela digital você pode usar a de papel, mas como no mundo moderno de hoje as pessoas estão usando tudo digital, a carteira digital acompanha a modernidade”, pontua Wendel.

Ainda não há definição com relação ao custo do documento digital, já que esta determinação fica a cargo Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).

Rosi Oliveira / Redação DS