Projeto de Lei que cria o “Programa Parques Saúde” foi aprovado em primeira votação

O objetivo da propositura é desenvolver ações de esportes e lazer, culturais, artísticas, educacionais, além de campanhas e palestras sobre meio ambiente, saúde e atividades físicas.

O projeto de lei (PL nº 88/2017), de autoria do deputado Saturnino Masson (PSDB), aprovado pelos parlamentares em primeira votação, dispõe sobre a criação do “PROGRAMA PARQUES SAÚDE” nos municípios de Mato Grosso, com o objetivo de desenvolver ações de esportes e lazer, culturais, artísticas (teatro, musicas), educacionais (campanhas e palestras sobre meio ambiente, saúde e atividades físicas).

De acordo com a propositura os Parques Urbanos Públicos são áreas verdes que podem trazer qualidade de vida para a população. Pois, proporcionam contato com a natureza, suas estruturas de qualidade, quando adequadas e atrativas, são determinantes para a realização de atividades físicas e de lazer. 

Estas atividades resultam em inúmeros benefícios psicológicos, sociais e físicos a saúde das pessoas, como por exemplo, a redução do sedentarismo e amenizar o estresse do cotidiano urbano. Assim, um planejamento correto e a conservação de Parques Urbanos Públicos se revelam como significativa estratégia para uma política efetiva do projeto urbano e da saúde pública.

“Sabemos que a beleza da paisagem e a proximidade de um parque, ao local de moradia dos usuários, são os principais fatores que incentivam uma utilização frequente para atividade física e de lazer. Segundo alguns especialistas, o contato com a natureza afasta o estresse, revigora as energias e melhora a qualidade de vida das pessoas”, disse Saturnino.

ROSANGELA MILLES/Assessoria de Gabinete

19º Batalhão de Polícia tem novo comandante em Tangará da Serra

A troca aconteceu na Ordem dos Advogados do Brasil

A partir de hoje, o 19º Batalhão de Polícia de Tangará da Serra tem um novo comandante.

Na tarde de ontem, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Tenente Coronel Jonas Duarte de Araújo tomou posse em substituição ao Major, Vanilson da Silva Moraes, que esteve a frente do batalhão por aproximadamente 2 anos. Na oportunidade, várias autoridades locais estiveram presentes para prestigiarem o evento. Em entrevista ao DS, o comandante substituto falou de sua forte ligação coma região e garantiu dar continuidade as serviços que estavam sendo realizados por seu antecessor. “Aqui é um desafio diferente porque não temos crise, não temos grandes problemas. A gente vem para somar com os policiais, porque aqui estão os melhores policiais de Mato Grosso, que desempenham um excelente trabalho. A gente vem para somar. A gente vem pegando o bonde andando e vamos apenas nos incorporar a esse bonde e queremos nos aproximar ainda mais da população, fazendo uma aproximação que já é muito boa. A comunidade pode ficar tranquila que terão um comandante parceiro da comunidade ”, salientou.

A mudança no comando em tangará da Serra começou com a troca do Comando regional e agora no comando do 19º Batalhão, mas segundo o novo Comandante Regional, Heverton Mourett, não há motivos para inseguranças. “Na verdade toda mudança é uma expectativa de renovação, isso não quer dizer em hipótese alguma que o serviço anterior foi mal feito, e isso está aí como provam as estatísticas com a queda dos índices criminais no município. Então esperamos com a vinda do comandante Araújo que isso se mantenha e até melhore. Mas é certo que a polícia está redonda, coesa e assim continuará”, garantiu.

Rosi Oliveira - Redação DS

Jogos do XXIV Olimpes são concluídos

Premiação fechou evento com chave de ouro

Após duas semanas de jogos nas modalidades do futsal, vôlei, handebol, basquete, xadrez e tênis de mesa, nas categorias masculino e feminino, aconteceu ontem o encerramento da XXIV Olimpes. Participaram nesta edição alunos das escolas João Batista, 29 de Novembro, Ramon Sanches Marques, Ulisses Guimarães, José Nodari, Pedro Alberto Tayano, Atec, Ideal e Ipes.

De acordo com o reverendo Marcos dos Anjos, além da premiação tradicional com troféus e medalhas, os alunos-destaque dos jogos receberam uma bicicleta cada um. Houve ainda o sorteio de R$ 200,00, em parceria com a Cooperativa Sicredi.

“O Ipes é tradicional em fazer isso. Há 24 anos incentivamos o esporte através da Olimpes e diariamente, através das aulas de educação física, treinamentos em modalidades esportivas, aulas de xadrez e assim o aluno pode optar por várias linhas de esporte para que ele possa se desenvolver, ser descoberto como atleta e também ter o seu preparo físico cada vez melhor”, afirmou.

Com seis troféus, alternando primeiros e segundos lugares, a escola Estadual João Batista foi a campeã geral da competição, que fez parte do calendário de comemorações do 29º aniversário do Ipes.

Paulo César Desidério - Redação DS

Setas realiza a 5ª edição do “Integra Suas” em Tangará da Serra

A ação promove a interlocução entre os 17 municípios do Estado e tem o objetivo de proporcionar a troca de informações

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social, realizará a 5ª edição do Apoio Técnico Regionalizado “Integra Suas”. O evento vai reunir gestores, trabalhadores e conselheiros da assistência social, entre os dias 29 e 31 de agosto, no município de Tangará da Serra (245 km de distância de Cuiabá).

A ação promove a interlocução entre os 17 municípios do Estado e tem o objetivo de proporcionar a troca de informações e experiências entre os atores da política de assistência social com apoio técnico, para elevar a qualidade de atendimento da população nos municípios.

Durante a programação serão realizadas oficinas de orientação com o envolvimento de todos os trabalhadores do SUAS. As classes serão divididas por serviços, programas, benefícios sócios assistenciais, transferência de renda, apoio técnico financeiro e da gestão do sistema, subdivididas em serviço de proteção e atendimento e serviço de convivência e fortalecimento de vínculo.

Além da sede Tangará da Serra, os municípios que estarão participando desta edição serão: Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo dos Parecis, Denise, Diamantino, Nobres, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Olímpia, Porto Estrela, Rosário Oeste, Santo Afonso, São José do Rio Claro e Sapezal.

Assessoria

Como forma de incentivo, Dom Bosco certifica alunos destaque

No primeiro bimestre, 140 alunos foram certificados; neste, 200

Em tempos difíceis, notícias negativas mostram pessoas que sobem na vida por meio de vantagens alheias. Mesmo assim, a educação continua sendo o principal caminho para formar uma sociedade mais justa, honesta e cidadã. Como a tarefa de envolver os alunos e fazê-los acreditar em meio a este contexto que estudar abre caminhos se torna mais difícil, alternativas de incentivo são adotadas.

Justamente desta forma, o Centro Municipal de Ensino Dom Bosco vem desenvolvendo neste ano letivo um projeto que certifica os alunos que se destacam em sala de aula. Na noite da última quarta-feira, 23, 200 alunos receberam certificação na instituição.

“Esse evento é um projeto que temos na escola que fala dos alunos destaque do bimestre. No conselho de classe, os alunos escolhem da sala que aluno se destacou. Eles podem ser destaque por nota, mas não só por nota, também por empenho. Fazendo as tarefas, participando das atividades e melhorando do bimestre passado para esse”, afirmou a coordenadora da escola, Iolanda Garcia.

Por trás da escolha dos alunos destaque, há um processo criterioso no qual o corpo de professores da escola participam diretamente, baseados nas observações que tiram do que veem em sala.

“Fazemos desde a pré-escola até o nono ano. Perguntamos para os professores quem são os alunos destaque e eles apontam. No final do bimestre, a gente chama esses alunos e damos um certificado para cada um”, explica, ao demonstrar que a estratégia tem funcionado, proporcionando aumento no interesse em sala de aula.

Para se ter ideia, no primeiro bimestre foram entregues 140 certificados. Desta vez, com 200 homenageados, o número teve um acréscimo de 42,80%. De acordo com Iolanda, os que receberam certificação no primeiro bimestre ganharam ainda um passeio na Aldeia Formoso. Desta vez, os pais também estiveram envolvidos na atividade-prêmio.

“Nós convidamos pais, mães ou responsáveis para que viessem com os alunos receber os certificados aqui. Fizemos uma palestra sobre a importância da escola, da educação, dos pais apoiarem esses alunos e depois a escola ofereceu um jantar para os pais, alunos e professores”, salienta a coordenadora, que revelou esperar maior crescimento nos números do próximo bimestre.

Paulo César Desidério - Redação DS

House se impõe, vence C&L e é campeã da Copa Pioneira 2017

Time foi premiado com troféu e R$ 2000,00 em dinheiro

O campo do Módulo Esportivo foi o palco da decisão da Copa Pioneira de Futebol Society, realizada na noite da última quarta-feira, 23. Antes da final, uma partida preliminar definiu a Campus Multi Service como a terceira colocada da competição. Após empate no tempo normal em 1 a 1 com a Bem Estar/Zebu Espetos, o time de Nova Olímpia venceu nos pênaltis por 3 a 2.

Na sequência, House Construtora e C&L decidiram o título. O jogo começou com cautela de parte a parte e aos poucos as equipes foram se soltando. A House começou a ter o domínio e da segunda metade da primeira etapa em diante conseguiu chegar a seus gols. O time foi para o intervalo vencendo por 3 a 0.

A C&L sentiu os desfalques ocasionados por lesões e expulsões de seus atletas na semifinal. Mesmo assim, a equipe foi aguerrida e diminuiu para 3 a 1. Logo após, Tiago foi expulso pela House depois de cometer uma dura falta. A C&L pediu tempo e acabou esfriando a partida. Na volta, das equipes em campo, a House mesmo com um a menos conseguiu fazer o quarto gol, que selou o título. Houve ainda a expulsão de Leandro, goleiro da C&L, também por conta de uma entrada forte. Final: House 4 X 1 C&L.

Kaique, que fez o gol do título da House Construtora, falou sobre a conquista.

“Na primeira fase estávamos naquele que era considerado o grupo da morte e a gente foi melhorando gradativamente, que é o que uma equipe campeã tem que fazer, crescer conforme a competição. Fomos nos acertando dentro de campo e nossa união fez a diferença no final”, disse, ao comentar sobre a partida final.

“Quem olha o placar acha que é um jogo fácil, mas dentro de campo a gente sabe que não é nada fácil. O time deles tem muita vontade, joga há muito tempo juntos e são entrosados, então tivemos que ter muito cuidado. Mas nosso time tem muita qualidade e graças a Deus conseguimos nos sobressair e abrir os gols rapidamente”, afirmou.

Pelo lado da C&L, Eder admitiu que faltaram pernas para a equipe e que os desfalques fizeram diferença.

“Time da House era favorito, estávamos com um elenco limitado porque na semifinal tivemos um jogo duríssimo contra o time de Nova Olímpia (…). Só que de 28 equipes ficar em segundo não é ruim, perdemos só para um. Valeu a pena o espírito de equipe do nosso time. Ninguém acreditava, mas chegamos até a final”, avaliou.

Paulo César Desidério - Redação DS

Juramento à bandeira será realizado amanhã

Solenidade acontecerá às 7h, na Vila Olímpica

Com o objetivo de prestar juramento de fidelidade à Pátria e à Constituição, aproximadamente 600 jovens de Tangará da Serra participarão na manhã dessa sexta-feira, dia 25 de agosto, do ato solene de juramento à bandeira. A solenidade será realizada às 7h, no Ginásio Municipal Douglas Poyane (Vila Olímpica), onde autoridades públicas do município deverão marcar presença.

De acordo com o secretário adjunto da Junta Militar de Tangará da Serra, André Cotrin, os jovens receberão o certificado de dispensa no ato de juramento.

“A solenidade representa o exercício da cidadania. Ter alistamento é muito importante, porque precisa dele para vários momentos da vida, como emprego, passaporte e faculdade”, afirmou o responsável, destacando que os jovens ficarão dispensados do serviço militar, porém não dispensados de defender a pátria em eventuais casos de guerra ou calamidade pública.

Para quem perdeu o prazo para se alistar, o secretário adjunto lembra que a quitação pode ser feita normalmente mediante o pagamento de uma pequena taxa. A Junta de Serviço Militar fica no prédio da Prefeitura Municipal em anexo à sala da Ouvidoria, e atende se segunda a sexta-feira, das 7h às 11h.

Rodrigo Soares - Redação DS

Exposerra retoma tradicional cavalgada no município

Membros de comitivas e amantes de cavalos irão percorrer 6,5 km até o Parque de Exposições
Todo o trajeto, que iniciará na Avenida Brasil, finalizando no Parque de Exposições, deveser feito com tranquilidade e a duração de 2 horas e meia

Abrindo a programação oficial da Exposerra 2017, a tradicional cavalgada irá trazer de volta a cultura sertaneja para as ruas do município. No dia 2 de setembro, sábado, às 9h, membros de comitivas e amantes de cavalos irão se encontrar na Avenida Brasil, em frente ao Detran, e irão percorrer 6,5 km até o Parque de Exposições. Todo o trajeto, que também passará pela Avenida Lions Internacional, deve ser feito com tranquilidade e a duração de 2 horas e meia.

De acordo com o Presidente do Sindicato Rural, Vanderlei Reck Junior, a cavalgada já estava paralisada há algum tempo mas, agora, com entendimento amplo, chegou a hora de retomá-la. “Iremos seguir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2011. Antes, algumas coisas não estavam sendo feitas de forma correta e temos que entender os dois lados. Também existia a questão do mormo, que chegou a assombrar o Brasil. Um outro benefício é que hoje temos um laboratório em Tangará que diminui o custo dos exames e agiliza todo o processo. Temos condições de realizar a cavalgada, cumprindo todas as exigências do MP e do Indea”, reafirma Reck.

Ele ainda reforçou que toda a comunidade está convidada para este grande evento, seja para participar ou assistir. “Não tem ninguém que cuide melhor de um animal do que quem ama. Não compactuamos com quem maltrata e, em sua grande maioria, que tem animal cuida muito bem. Ainda dá tempo de participar mas precisa ser um animal manso, que já está sendo montado. Pode ser cavalo ou boi, já que temos alguns bem domados para isso em Tangará”.

As vacinas e exames também precisam estar em dia, para a emissão do Guia de Trânsito Animal (GTA), que contém as informações sobre o destino e condições sanitárias, bem como a finalidade do transporte. “O Indea também está nos orientando e dando todo o suporte”, ressalta, acrescentando que as vistorias nos animais serão feitas já a partir das 7h30 no local de partida da cavalgada.
As inscrições podem ser realizadas no Sindicato Rural.

Gabriela Gonçalves - Ascom Sindicato Rural

Fortalecimento local também é demanda da Indústria e Comércio

“Queremos mostrar aquilo que a secretaria tem a oferecer a todos os empresários”, afirma Bezerra

O fortalecimento das atividades locais também é demanda da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Tangará da Serra, assim como o trabalho estratégico de ‘venda’ do município a grandes grupos de empresários e indústrias.

De acordo com o secretário interino Wellington Bezerra, no que se trata de fortalecimento local, é preciso mostrar ao empresário tangaraense que é possível o acesso a diferentes benefícios e incentivos, junto a Secretaria de Indústria e Comércio. “Há um paradigma que precisa ser quebrado e a secretária fará esse papel, principalmente de não esperar o empresário vir até o gabinete, mas sim da secretaria chegar até as empresas, mostrando que pode ajudar de alguma forma, seja no fortalecimento do seu comércio, seja com ideias, workshop e feiras”, comentou, ao destacar a participação da Associação Comercial e Câmara Lojista, que já realiza esse trabalho de fortalecimento. 

“Queremos ser parceiros. Queremos mostrar aquilo que a secretaria tem a oferecer a todos os empresários, grandes, pequenos ou microempreendedores”, complementa. Bezerra aproveita ainda para desmistificar a informação que a Lei de Incentivos Fiscais serve apenas para empresários de fora ou grandes empresários. “É possível tanto as empresas estabelecidas ou a quem quer abrir algo em um segmento. É possível buscar esse incentivo”. 

Já em relação ao trabalho que está sendo realizado junto a grandes investidores – grupos nacionais e indústrias, Bezerra afirmou que o objetivo é mostrar a eles que o município está pronto para recebê-los e de alguma forma ajudá-los. “Se não formos atrás, nenhum empresário virá a Tangará porque ela é linda, porque tem cachoeiras (...) é preciso mostrar nosso potencial e despertar neles o desejo de se instalarem aqui”, pontuou. “Estamos mostrando o que Tangará da Serra tem a oferecer, que o município está saudável, com suas finanças em dia, que temos os trabalhos sendo desenvolvidos e, inclusive, com superávit de empregabilidade até o momento. Não estamos tentando mostrar uma Tangará ilusória, mas sim uma Tangará real. Um município com suas dificuldades, mas que tem crescido de forma positiva”.

Fabíola Tormes - Redação DS

C&L e House fazem decisão da Copa Pioneira hoje

Participaram da competição 28 equipes de Tangará da Serra e região

Acontece hoje no campo do Módulo Esportivo a grande final da Copa Pioneira de Futebol Society. Antes do principal jogo da noite, às 19h00, Bem Estar/Zebu Espetos e Campus Multi Service entram em campo para decidir o terceiro lugar e quem levará para casa R$ 500,00 em dinheiro.

O duelo que definirá o campeão e a equipe que irá faturar os R$ 2.000,00 será disputado entre Amigos de Carlos e Leandro (C&L) e House Construtora. Pelo lado da C&L, Rafael Barretes falou ao DS e revelou que a expectativa está grande.

“Vamos jogar com uma grande equipe que é a House, conhecemos todos os jogadores de lá. O nosso time fez uma das melhores campanhas do campeonato, então com certeza eles vão respeitar a nós assim como a gente respeita eles. Vai ser uma grande partida”, afirmou ao relembrar que mesmo desfalcada, a equipe lutará com todas as forças pelo título.

“Temos peças importantes que não vão poder estar nesse jogo, mas vamos para a final. Quando é uma final, a coisa muda, vamos tentar neutralizar alguns jogadores deles e vamos para cima. Ainda tem jogadores da nossa equipe que podem fazer a diferença”, disse.

Já pelo lado da House, Felipe Anibale, falou sobre o fato de a equipe ser apontada por muitos como favorita na partida.

“Se fomos apontados como melhores do campeonato, somos obrigados a ganhar, defender os nossos quatro títulos consecutivos. Respeitamos a equipe do Carlos e Leandro, são nossos amigos, vamos para o jogo honestamente, que dê tudo certo e ninguém se machuque. A partida promete”, declarou, ao tecer elogios à organização do campeonato.

“O campeonato foi muito bem organizado, está de parabéns a organização, foi um campeonao muito bom”, concluiu.
A entrada para acompanhar as partidas é franca.

Paulo César Desidério - Redação DS

Mais de 700 alvarás foram emitidos neste ano

O destaque é o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios

Tangará da Serra registrou neste ano, segundo dados da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, 721 pedidos de alvarás para início de atividades e contabilizou também 199 baixas (dados até 22 de agosto).

Segundo o secretário Wellington Bezerra, os números são satisfatório, pois mostram que o município está em crescimento. “Se olharmos os números de 2015, 2016 e 2017 houve um crescimento”. 

Em 2015 foram 600 alvarás de ‘início de atividades’, contra 250 baixas (entre esses, de 5 a 8% são referentes a alvarás temporários, que correspondem a festa, eventos e outros). Em 2016 foram 727 alvarás de início de atividades, contra 272 baixas. Já em 2017, 721 pedidos. 

Desses, o líder de solicitações é o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios; seguidos pelo segmento lanchonete, bares e similares; serviços advocatícios e a construção civil. “E há, sem dúvida nenhuma, uma expectativa muito grande que possamos romper a casa dos 800 a quase mil alvarás emitidos neste ano”.

Já em relação ao números de contratações e desligamentos, 2015 registrou um déficit de 526 desligamentos a menos; 2016, menos 132 e 2017, até o momento, o registro é de superávit, de 252 contratações.

Fabíola Tormes - Redação DS

Secretário se reúne com diretores dos grupos Giraffas e Atacadão

Bezerra com Diretor de Expansão do Atacadão, Carlos Barros

Como parte das ações estratégicas de ‘apresentação’ do município de Tangará da Serra a grandes grupos de empresários e indústrias, o secretário Municipal de Indústria e Comércio em substituição, Wellington Bezerra, esteve na última semana em São Paulo. 

Na oportunidade, Bezerra participou de quatro reuniões, sendo duas delas no Atacadão (rede brasileira de supermercados atacado-varejista, pertencente ao grupo Carrefour) e também com o grupo da rede de fast-food brasileira, Giraffas. “Entendemos que o município de Tangará da Serra precisa ser apresentado para os empresários do Brasil. Esse é o início de um trabalho que queremos que seja continuado, de visitas a esses empresários, mostrando e vendendo todo o nosso potencial”.

A primeira reunião foi realizada com o diretor de expansão do Grupo Giraffas, Eduardo Guerra, na quarta-feira, 16. Já a segunda reunião da viagem foi na sede do grupo Atacadão. Lá ele foi recebido pelo diretor presidente, Roberto Müssnich e diretor de expansão, Carlos Barros. “Eles ficaram contentes com esse contato formal do município”, contou Bezerra, ao esclarecer que a empresa tem um cronograma de instalação das filiais em todo o país e que Tangará da Serra está nele.

A terceira reunião foi com o proprietário da indústria têxtil Kountryline, Elias Cohen. “Consegui demonstrar as nossas potencialidades (...) a matéria-prima que eles trabalham está do nosso lado, que é o algodão. Enfim, mostramos as possibilidades e facilidades. Esse é o nosso papel como secretário”. Houve ainda uma quarta agenda, esta com um consultor empresarial.

Diretor de expansão do Giraffas virá a Tangará da Serra

Uma das maiores redes no segmento de fast-food e pioneira na categoria de pratos, com mais de 410 unidades pelo Brasil e cinco restaurantes nos Estados Unidos – Giraffas – quer novos públicos no Estado de Mato Grosso e uma das cidades em potencial para expansão é Tangará da Serra. 

A informação, que já estava sendo ventilada, foi confirmada pelo secretário Municipal de Indústria e Comércio em substituição, Wellington Bezerra, que na última semana manteve reunião com o diretor de Expansão do grupo, Eduardo Guerra. “O contato junto ao grupo Giraffas partiu da própria empresa, que tem interesse em entrar no mercado alimentício de Tangará da Serra”, contou Bezerra. 

Para essa concretização, o diretor de expansão para o Centro-oeste virá a Tangará da Serra dentro dos próximos 20 dias. “Já temos uma conversa bastante avançada com empresários locais e a ideia é fomentar essa cadeia de serviços”, disse, ao ressaltar que já existem pessoas interessadas para que haja a instalação dessa franquia no município. “O nosso papel é fazer essa ponte de quem tem interesse e o interessado em se instalar”. 

Além desta visita a Tangará, Bezerra adiantou que outra viagem de negócios será realizada nos próximos 30 dias, desta vez a uma indústria alimentícia. Segundo o secretário, há o interesse de expansão desta empresa no Estado de Mato Grosso e somente adiantarão essa demonstração das potencialidades de Tangará. “O nosso papel é fazer com que ela, querendo se instalar no Mato Grosso, venha para Tangará da Serra. Entra o nosso papel de gestor da pasta para mostrar que o melhor lugar para se instalar é Tangará da Serra”.

Outras reuniões com diretores do Atacadão serão agendadas

Assim como anunciado no ano passado pelo Diário da Serra, a vinda do grupo Atacadão para Tangará da Serra é certa, porém, sua instalação é para o futuro, diante de um cronograma de expansão da empresa em todo o país. “No Estado, por exemplo, existe a possibilidade também de Cáceres e Barra do Garças. Porém, aqui, estão um passo adiante, pois todos os processos foram aprovados, inclusive alvará de construção, e até mesmo o terreno”, destaca o secretário Wellington Bezerra, que na última quinta-feira, 17, se reuniu com diretores do grupo. 

Segundo Bezerra, o cronograma de instalação do Atacadão em Tangará da serra é para o primeiro semestre de 2019. “Levamos o recado da região e da cidade, pois esta será uma empresa muito importante para a geração de emprego (...) espero agora que a empresa possa antecipar esse cronograma”.

Para essa concretização a curto prazo, Bezerra afirmou que outras reuniões serão agendadas nos próximos meses e que, além disso, mais documentos e informações serão encaminhadas aos responsáveis do grupo Atacadão nesta semana. “Nosso objetivo é antecipar essa instalação (...) pois estamos falando de uma empresa para atender não somente o mercado local, como toda a região, que Tangará da Serra é polo”.

Fabíola Tormes - Redação DS

Exames de mamografia serão laudados e entregues em até 5 dias

Prazo para diagnóstico, que virá de São Paulo, vai de dois a cinco dias

A partir de agora os exames de mamografia realizados pela rede pública de saúde de Tangará da Serra serão laudados e entregues num prazo máximo de cinco dias. Desde o início dessa semana, a secretaria de saúde começou a encaminhar até uma empresa vencedora de licitação, localizada em São Paulo, esse tipo de exame realizado no município para que através de um sistema online, o diagnóstico seja realizado com mais eficiência.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, a saúde pública encontra-se totalmente adequada para iniciar esse trabalho, que conta com tecnologia de ponta. “Nós estamos muito felizes, pois batalhamos bastante para isso. Houveram alguns contratempos, mas hoje estamos adequados. Nossos médicos receberão um treinamento simples para que possa, da mesma Unidade de Saúde da Família que foi pedido o exame, também ser entregue o laudo”, explicou o responsável, destacando que as solicitações realizadas pelas Unidades de Saúde serão encaminhadas para a Central de Regulação, para que o agendamento seja feito e posteriormente o exame realizado no Posto Central.

“A pessoa realiza o exame, e as imagens são enviadas via internet para o médico legisla lá em São Paulo. O profissional realiza a leitura, faz o diagnóstico e devolve no sistema. O importante é que em um tempo muito curto, o próprio médico que solicitou a mamografia terá no próprio sistema o acesso a leitura para ter o diagnóstico mais rápido e assim poder interferir o mais breve possível com medicamentos ou outros tipos de encaminhamentos para que a pessoa possa imediatamente iniciar o tratamento, se for o caso”, explicou o secretário, ao relatar ainda que, todo o sistema é homologado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“É algo inédito para nós, porque enfrentávamos uma dificuldade com relação a isso. O equipamento que a gente instalou deu um contratempo. Aquelas pessoas que estavam esperando há certo tempo, terão a partir de agora maior agilidade e eficiência”, enfatizou o secretário responsável pela pasta.

Raio x também conta com procedimento tecnológico

Além dos exames de mamografia, que agora terão maior agilidade e eficiência para a entrega dos diagnósticos, os exames de raios x realizados pela saúde pública de Tangará da Serra também podem ser enviados via online para médicos legislas de São Paulo. De acordo com a técnica de raio x, Jaqueline Parabá, assim como nos exames de mamografia, o especialista terá o prazo de dois a cinco dias para enviar o resultado.

“No momento que o exame é efetuado, automaticamente são capturadas as imagens que serão enviadas, via online para o médico de São Paulo, que irá realizar o laudo. Automaticamente o médico vai receber e tem esse prazo curto para enviar o laudo para a gente”, explicou a profissional.

Para o responsável do sistema Tecnologia da Informação (TI), Danilo Alberto, os médicos de Tangará da Serra poderão durante os procedimentos de tratamento ter acesso ao laudo encaminhado de São Paulo. “É uma tecnologia onde os laudos vindo de São Paulo ficarão 24 horas disponíveis para os médicos. É muito mais eficiência, e com certeza irá ajudar muito”, concluiu.

Rodrigo Soares - Redação DS

12ª Caminhada Unimed celebra a saúde e sorteia prêmios aos participantes

Avenida Tancredo Neves ficou pintada de verde na tarde deste domingo

Nem a previsão do tempo e o céu fechado com diversas nuvens escuras espantaram a participação da população tangaraense na 12ª edição da Caminhada Unimed de Combate à Hipertensão, Diabetes e Obesidade. O evento é uma realização da Unimed Vale do Sepotuba em parceria com o Núcleo de Saúde Viver Bem.

Aos poucos, a Vila Olímpica Rei Pelé ficou tomada pelo verde dos abadás na tarde de domingo, 20. Aqueles que chegaram antes das 15h00, puderam saborear frutas, passar por aferição de pressão arterial e receberam orientações de postura entre outras dicas para o percurso e demais atividades durante a semana. Os inscritos receberam ainda squeezes, viseiras e filtro solar.

De acordo com o doutor Lafaiete Loyola, a prática de atividades físicas aliada a uma alimentação saudável são a combinação perfeita para manter a saúde e o corpo em boas condições. O médico exaltou o evento e a enorme participação da comunidade tangaraense.

“Estamos na 12ª edição desta caminhada, uma caminhada bastante educativa contra a obesidade, diabete e hipertensão com a presença bem maciça da população e ficamos satisfeitos. Essa é a parte importantíssima e principal desta caminhada, as pessoas saberem a importância da educação física, da caminhada para o combate dessas doenças. É preciso cuidar da família e cuidar da saúde”, afirmou.

Maria Luíza levou os três filhos para a caminhada, sendo eles uma adolescente e duas crianças. Ela conta que desde sua primeira participação, a caminhada da Unimed já faz parte de seu calendário anual de eventos.

“Toda a família está reunida pela saúde. Já fazem uns quatro anos que participamos e é sempre positivo, sempre gostamos do evento”, relatou ao DS.

As mais de 1300 pessoas estimadas pela organização, percorreram o trajeto que partiu da Vila Olímpica pela Avenida Tancredo Neves sentido Centro da cidade, fizeram o contorno na rotatória da Avenida Ismael José do Nascimento e retornaram ao ponto de partida.

De volta à Vila Olímpica, foram sorteadas dez bicicletas, dois pacotes de academia, um pacote de pilates, dois óculos de sol, duas poupanças da Cooperativa Sicredi no valor de 200 reais cada e ainda, três kits de produtos para tratamento facial.

Paulo César Desidério - Redação DS

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência inicia neste domingo

O evento iniciará com uma Missa em Ação de Graças neste domingo, na quadra da instituição

Buscando a integração com a sociedade, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tangará da Serra, mantenedora da Escola Especial Raio de Sol, realizará a partir deste domingo, dia 20, mais uma edição da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que neste ano traz como tema principal ‘Pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações’. 

De acordo com a diretora da escola, Adilene Bastos, o evento iniciará com uma Missa em Ação de Graças neste domingo e seguirá até o dia 27 de agosto, com diversas atividades em âmbito interno, para grupos de alunos específicos e outras com a integração de toda a comunidade. “Com muito prazer estamos realizando mais uma Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e queremos, desde já, convidar todas as pessoas a virem prestigiar as atividades, iniciando neste domingo com uma linda missa”, convida. A celebração de abertura acontecerá na quadra poliesportiva da Apae, a partir das 19h. 

A programação segue na segunda-feira, 21, com momento de louvor e recreação, e concurso interno de cartões de Natal (voto popular). Neste dia a escola estará aberta à visitação. Já na terça-feira, 22, os alunos participarão de uma sessão de cinema especial; na quarta-feira, 23, de momentos de lazer em uma chácara; quinta-feira, 24, de atividades de recreação na Gallego e a também de uma tarde dançante na Flyer Eventos. 

Na sexta-feira, 25, será realizado o 1º Jantar Italiano, na quadra poliesportiva da instituição. O convite individual do jantar já está a venda pelo valor de R$ 50, sendo que crianças de oito a 12 anos de idade pagam apenas R$ 25.

A programação encerra no domingo com um culto, na Igreja Hollines, às 19h. “A nossa finalidade de inclusão é muito grande, dos nossos alunos na sociedade e da sociedade na escola. Então a finalidade da Semana é mostrar que isso aqui é uma escola e que os alunos vem para adquirir conhecimento, de acordo com a capacidade de cada um”, comenta, ao destacar que a Apae está sempre de portas abertas. “Venham conhecer a nossa prática pedagógica no dia a dia, a nossa prática com a saúde (...) Venham conhecer a nossa estrutura e tenho certeza que sairão maravilhados”.

Fabíola Tormes - Redação DS

Prefeito e Coronel PM firmam parceria em prol da segurança pública

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira recepcionou na manhã desta sexta-feira, 18, o Coronel da Polícia Militar, Heverton Mourett, novo Comandante do 7º Comando Regional em Tangará. Além de Mourett, o Chefe do Poder Executivo recebeu o Tenente Coronel PM Araújo, responsável pelo 19º Batalhão.

De acordo com o Coronel, o objetivo do encontro foi estreitar as relações do novo Comando da Polícia Militar local com o Poder Executivo. “Realizamos visitas aos mais diversos órgãos e entidades de Tangará da Serra com o objetivo de nos apresentarmos. O primeiro a nos receber foi o Prefeito Fábio Junqueira. Aproveitamos a visita de cortesia para já iniciarmos as discussões em torno de um plano de ações integrado, envolvendo os órgãos da segurança pública e a Gestão do Município”, informou o Coronel.

Segundo o Prefeito, o encontro teve por objetivo fundamental a discussão de alternativas viáveis para ampliar ações que visam garantir maior segurança aos tangaraenses. “O Município é parceiro costumaz da Polícia Militar. Nosso objetivo é um só, garantir segurança aos tangaraenses. Desejo sorte ao novo Comandante e desde já proponho união de esforços”, frisou Junqueira.
Diego Soares - Assessoria de Imprensa

Saturnino cobra emenda de 70 mil reais para Base Comunitária da Vila Esmeralda

O deputado Saturnino Masson (PSDB) cobrou do governo do Estado a emenda parlamentar nº 047/2017, de sua autoria, de setenta mil reais para reforma e manutenção da Base Comunitária do bairro Vila Esmeralda, em Tangará da Serra.

“Cobrei do governo a liberação do recurso dessa emenda, visto que a Base Comunitária necessita de reforma e manutenção do prédio. Em março deste ano participei da reinauguração da Base Comunitária, que só foi possível graças aos esforços em conjunto dos órgãos de segurança pública, da Polícia Militar e da comunidade que contribuíram com ajuda, em mutirões. Mas ainda não é suficiente, por isso a emenda se faz necessário”, declarou Saturnino.

A estrutura da Base conta com um efetivo de nove policiais militares, uma viatura, um investigador e um escrivão da Polícia Judiciária Civil. O local atende cerca de 10% da população do município. Ao todo, oito bairros são contemplados pela Base.

A busca do deputado Saturnino em melhorar as condições físicas da Base Comunitária é antiga, vale ressaltar que o parlamentar contou a apoio do então Carlinhos da Esmeralda, hoje vereador pelo município.

Rosangela Milles/Assessoria de Gabinete
Foto: Lenine Martins/Sesp-MT

Elétrica Padrão comemora 28 anos de fundação

A Elétrica Padrão, conceituada empresa do setor de materiais elétricos, hidráulicos e de iluminação de Tangará da Serra, realizou na manhã desta quinta-feira (17/08) com um delicioso café da manhã, a comemoração pelos seus 28 anos de fundação. O evento contou com a presença de vários clientes e amigos dos proprietários Étore Zompero Neto e família. Sua inauguração aconteceu no dia 17 de Agosto de 1989.

A Elétrica Padrão está localizada na Rua Júlio Martinez Benevides, 99-S no Centro de Tangará da Serra e conta com uma equipe de funcionários preparados para atender com qualidade e rapidez as necessidades de cada cliente .

Humberto Ferreira - Redação

Junqueira lança obra de reforma da escola indígena Zozoiterô

“Fico muito feliz de poder dar início às obras”, afirmou Junqueira.
 
O lançamento da obra consistiu na assinatura da ordem de serviço para reforma geral da escola

O prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira (PMDB), acompanhado da primeira dama, Helena Simões Matias Junqueira, do secretário Municipal de Educação e Cultura, Adriano Fernandes e de técnicos do corpo de engenharia do Município, lançou na aldeia Rio Verde a reforma e reestruturação completa da Escola Municipal Indígena Zozoiterô.

“Lançamos essa obra em um momento fundamental da educação. A escola Zozoiterô é a maior escola municipal entre todas as aldeias e a aldeia Rio Verde é a maior aldeia. Fico muito feliz de poder dar início às obras de reforma de uma escola que construímos em alvenaria há muitos anos atrás, quando era Secretário de Educação na ocasião”, salientou o Prefeito.

De acordo com o Secretário Adriano Fernandes, o lançamento da obra consistiu na assinatura da ordem de serviço para reforma geral da escola, atendendo ao pedido da comunidade indígena e sanando uma demanda fundamental da Educação naquela aldeia.

“Essa aldeia é uma das principais de todo o território de Tangará da Serra. A escola Zozoiterô recebe a ordem de serviço para sua reforma completa. A Secretaria Municipal de Educação está promovendo aqui uma grande reforma, que vai do piso ao teto, para o melhor conforto da comunidade indígena. 51% do nosso território pertence à comunidade indígena e nós estamos aqui valorizando a cultura desse povo, com uma educação de qualidade, uma escola de qualidade. Agradeço ao Prefeito Fábio Junqueira pelo apoio e pelo suporte que nos é dado”, frisou o Secretário. 
 
Assessoria de Imprensa

CTG Aliança da Serra se prepara para XXIX Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha inicia dia 13 de setembro e segue até dia 20

O Centro de Tradições Gaúchas – CTG Aliança da Serra realizará entre os dias 13 a 20 de setembro a XXIX Semana Farroupilha, que neste ano traz como tema principal ‘Tradição Gaúcha: nossa essência’.

De acordo com o patrão Jeferson Zucchi, a programação do evento está definida, com todas as atrações culturais que a cultura gaúcha prevê em um evento de Semana Farroupilha. “A partir do dia 13 iniciaremos com uma Roda de Gaita e Chimarrão na Praça da Bíblia, a partir das 7h, como chamamento da sociedade para que venha prestigiar toda a nossa semana. Ali daremos a largada”, adianta o responsável, ao completar que neste mesmo dia haverá, a noite, a Missa e o acendimento da Chama Crioula, seguido de jantar.

Já no dia 14 de setembro iniciam os tradicionais Cafés de Chaleira, que seguem dias 15 e 16. A noite do dia 14 também haverá jantar (Porco à Paraguaia); e dia 15 jantar dançante (Italiano), animado pela Banda La Gaiteira. Já no sábado, dia 16, a programação terá outra novidade: a Oficina do Churrasco. “Pra quem quiser aprender fazer churrasco, levar seu filho e filha, sua família para aprender. Estaremos oferecendo esse evento no Bosque do CTG, onde temos uma grande estrutura a todos, com intuito de integrar todos os associados e a sociedade em geral”, complementa Zucchi. Ainda no sábado a programação segue com o GreNal de Bombacha, encerrando a noite com mais um jantar (Carneiro no Buraco). 

No domingo, dia 17, realizarão o tradicional Costelão Premiado, onde serão sorteados R$ 13 mil em prêmios, sendo R$ 10 mil para o primeiro prêmio, R$ 2 mil para o segundo e R$ 1 para o terceiro. Na sequência, no dia 18, iniciam os torneios de bocha e truco. “Será a 1ª Copa Farroupilha de Bocha e a 1ª Copa Farroupilha de Truco. Você que deseja participar, desde já está convidado”.

Na terça a programação também segue com novidades – o primeiro cinema ao ar livre, onde será exibido um filme com temática gaúcha.

E, finalizando, na quarta, dia 20, um jantar (cupim recheado), com extinção da Chama Crioula. “Uma programação diversificada, com muitas novidades. Além disso, teremos palestras, oficinas direcionadas na questão cultural, entre outros, com intuito de agregar toda a sociedade”, destaca. “O CTG tem por história, dentro dos seus 29 anos dentro de Tangará, sempre receber bem e isso não será diferente neste ano. As nossas porteiras estão sem tramela e abertas a todos, e dessa forma estendo o convite para que venham conhecer o CTG e fazer parte da nossa associação”, finalizou.

Fabíola Tormes - Redação DS

Tangará da Serra recebe visita do Governador do Lions

Visita Governador do Lions a Tangará da Serra

O Governador do Distrito Lions LB-4 (Mato Grosso), Eraldo Pereira e sua esposa Emília Pereira estiveram nesta segunda-feira, 14, em Tangará da Serra. Na oportunidade eles se reuniram com associados do Lions Clube Tangará da Serra para conhecer os trabalhos desenvolvidos e fazer o acompanhamento das atividades. 

No município, Eraldo e Emília foram recepcionados pelos associados ainda no período da manhã, seguindo a tarde com reuniões de trabalhos e visitas ao novo obelisco do Lions Clube Tangará, localizado na Avenida Lions Internacional, visita a futura praça Companheiro Leão Antelmo Martinelli e finalizaram a tarde com uma reunião no gabinete do prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB). “Conheço Tangará da Serra há muitos anos, porém hoje venho como Governador para uma visita para rever os companheiros, rever essa cidade tão bonita, que admiro tanto, e trazer a mensagem do presidente internacional e do nosso Distrito LB-4”, disse o governador. Já no período noturno, todos se reuniram em festiva. 

Como líder do Conselho Distrital do LB-4, Eraldo cumpre programação de visita a todos os clubes do Estado com o objetivo de conseguir apoio para as atividades de serviços humanitários no distrito e ainda para apresentar seu planejamento estratégico para a gestão do Distrito. Ele também apresenta o programa do Presidente de Lions Clubes Internacional, Dr. Naresh Aggarwal, da Índia. As visitas aos clubes iniciaram na primeira semana de agosto, na região do Araguaia e agora, esta semana, região toda, até Juara e Juína.

DISTRITO LB-4 - Na oportunidade, Eraldo falou também sobre o trabalho desenvolvido pelos 45 clubes de Mato Grosso. “Estamos em uma fase de crescimento, de expansão de serviço e também de celebração de serviços”, comentou, ao destacar que o Movimento de Lions está comemorando 100 anos de serviços prestados. “É o início de novos tempos (…) e a celebração do centenário está com uma programação bastante intensiva em nosso distrito”. 

Dentre as ações, Pereira destacou algumas comemorações que serão realizadas em Cuiabá, no mês de outubro, com a presença de representantes do todos os clubes de Mato Grosso. “Teremos algumas comemorações, iniciando no dia 6 com uma homenagem na Assembleia Legislativa e no dia 7 com uma grande festa do Leonismo Mato-grossense, celebrando os 100 anos”, finalizou, ao destacar que esta programação festiva encerra no dia 8 de outubro, porém nos clubes as ações seguem até 2018.

Fabíola Tormes - Redação DS

Tangaraenses participam do Projeto TCEstudantil

Projeto é desenvolvido pelo Tribunal de Contas

Estudantes, professores e assessores pedagógicos das Escolas Estaduais Pascoal Moreira Cabral, de Cuiabá, e Patriarca da Independência, localizada no Distrito de Progresso, em Tangará da Serra, participaram ao longo desta semana do Projeto TCEstudantil, desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso.

Os 134 participantes puderam conhecer as atividades de fiscalização desempenhadas pela instituição, receberam palestras sobre a atuação do controle externo e do Ministério Público de Contas (MPC-MT), e visualizaram os canais de comunicação disponíveis à sociedade para denúncias de irregularidades nos serviços públicos prestados.

Os mais de 240 km de distância que separam Cuiabá de Tangará da Serra também não aplacaram os ânimos dos estudantes da Escola Estadual Patriarca da Independência, que chegaram cedo na quarta-feira (09/08) para conhecer mais sobre cidadania e controle social.

Para a estudante Emiliane Garbugio, do 2º ano do Ensino Médio, projetos como o TCEstudantil são fundamentais para que a população conheça seus direitos e deveres. “Nós devemos ter conhecimento para que mais casos de corrupção não aconteçam. Podemos cobrar porque é nosso direito”, concluiu.

Alexandre Rolim - Tangará em Foco

Associação Fonte de Luz comemora mais um ano de atividades

Associação conta com cinco projetos sociais e atende mais de 100 crianças

A Associação Fonte de Luz comemorou na tarde do último sábado, dia 12 de agosto, mais um ano de trabalho e dedicação, reunindo pais, amigos e associados para apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos e anunciar a nova etapa de projetos. O evento aconteceu na sede da associação, localizada no bairro Jardim dos Ipês, onde alunos demonstraram tudo que foi aprendido no decorrer do último ano.

De acordo com a presidente da associação, Kelly Becker, atualmente a instituição conta com cinco projetos sociais, atendendo mais de 100 crianças. “A gente concluiu um ano de trabalhos, então resolvemos apresentar outros trabalhos que a gente tem aqui na associação, que é o judô, capoeira e ainda fizemos um campeonato de futebol.”, comentou a presidente, destacando que a associação ainda conta com aulas de violão e balé, projetos patrocinados através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). “O nosso trabalho não é somente o de ensinar o balé, violão, capoeira, futebol e arte, e sim voltado para a cidadania, fazendo com que os nossos alunos atendidos se sintam bem aqui no espaço, se sintam valorizados e acolhidos de forma atenciosa. Nosso objetivo é que as crianças não fiquem nas ruas, onde podem se envolver com coisas erradas”, afirmou a responsável. Vale detacar que a instituição já tem 15 anos de história em Tangará.

Rodrigo Soares - Redação DS

Moda e Beleza

MODA

ATUALLIS - Moda Masculina
Av. Nilo Torres - Tangará Shopping Center
Fones: (65) 3326-6806 / 3326-3044
Tangará da Serra - MT
Av. Brasil, 584-NE - Centro
Fone: (65) 3382-2464
Campo Novo do Parecís - MT
Como chegar

CONTAGEM
Av. Brasil, 604-W - Centro
Fone: (65) 3326-2075
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

D' GRIFFE
Av. Dep. Hitler Sansão, 38-S - Centro
Fone: (65) 3326-9073
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

DAN TOM
Moda Masculina
Av. Brasil, 300-W - Centro
Fone: (65) 3326-6810
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

EVIDENCE MODAS
Rua Manoel D. Sobrinho, 58-W
Centro - Tangará da Serra - MT
Fone: (65) 3326-2706
Cep: 78300-000
Como chegar

GRANDE STILO
Av. Brasil, 732-W - Centro
Fone: (065) 3325-2342
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

KANOA - Moda Feminina
Av. Brasil, 474-W - Centro
Fone: (65) 3326-9046
Cep: 78300-000
Como chegar

LOJA CARMELA
Av. Brasil, 647-S - Centro
Fone: (65) 3326-8747
Cep: 78300-000
Como chegar

Como chegar
Av. Brasil, 308-W - Centro
Fone: (65) 3311-2400
Av. Brasil, 622-W - Centro
Fone: (65) 3326-4084
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

LOJA MARIA BONITA
Av. Brasil, 581-S - Centro
Fone: (65) 3326-3600
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

LOJA MILLA
Rua Julio Martinez Benevides, 372-S
Galeria Mark Center - Centro
Fone: (65) 3325-1795
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

LOJA REAL
Rua Antonio Hortolani, 548 - Centro
Fone: (65) 3326-1243
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

LOJA RENA
Av. Brasil, 572-W - Centro
Fone: (65) 3326-1011
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

LOTTU'S MODAS
Rua João do Prado Arantes, 142-W - Centro
Fone: (65) 3326-8101
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

SUGIKI MAGAZINE
Av. Brasil, 990-W - Jd. Acácia
Fone: (65) 3326-1495
Cel: (65) 99987-2008
E-mail: [email protected]
Site: www.sugiki.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

WD CONFECÇÕES
Av. Brasil, 503-S - Centro
Fone: (65) 3326-0501
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

MODA BEBÊ, INFANTIL E INFANTO-JUVENIL
AMARELINHA
Av. Brasil, 731-S - Centro
Fone: (65) 3326-2787
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

BABY FRALDAS
Rua São Paulo, 51-W - Centro
Fone: (65) 3326-2878
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

FEITO CRIANÇA
Rua Dep. Hitler Sansão, 49-S
Sala 06 - Galeria Mark Center
Fone: (65) 3326-6832
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

BELEZA

CABELO e CIA
Av. Brasil, 919-S - Centro
Fone: (65) 3325-1364
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

CORES & UNHAS -
CENTRO DE BELEZA
Av. Tancredo Neves, 660-N - Centro
Fone: (65) 3326-0040
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

PERFUMARIA ORVALHO
Av. Brasil, 483-S - Centro
Fone: (65) 3326-1532
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

21ª Feira Ponta de Estoque supera expectativas

Aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de agosto a 21ª Feira Ponta de Estoque da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra – ACITS, no salão paroquial da Igreja Matriz Centro.

De acordo com Jorge Nazari, administrador da Acits, a Feira mais uma vez superou expectativas. “Temos um balanço muito positivo. Mais uma vez a população, assim que convocada, veio para a feira comprar, tínhamos bons produtos para oferecer e foi realmente um sucesso. A gente percebe que os lojistas estão bem satisfeitos e esperamos que no ano que vem possamos realizar de novo”.

Além da Feira, o comércio ficou aberto neste sábado (12), em horário estendido até as 18h. “A feira atraiu pessoas de toda a região e foi bem oportuno porque tem muitos eventos acontecendo nas cidades vizinhas e o próprio dia dos pais também, então isso fez com que as pessoas viessem comprar. A gente brinca que a função da Feira é tirar as pessoas de casa, porque mesmo que elas não encontrem o produto aqui dentro da Feira, já estão na rua mesmo e já passam em outro comércio e acontece aquilo que nós mais queremos que é o comércio desenvolvendo e crescendo cada dia mais”, salientou.

Nazari destacou que já iniciam os preparativos para a próxima Feira. “Ano que vem terá a 22ª Feira Ponta de Estoque. Agora nós vamos avaliar, ver os erros e acertos e preparar a próxima. A mensagem que a gente deixa é que as pessoas realmente insistam e persistam no nosso comercio. A gente sabe que é um comércio forte, representativo e cada vez cresce mais”.

Aline Schwaab com Franthescolly Gomes - Redação RP

Antenor Soares e 29 de Novembro serão locais de prova no domingo

Candidato deverá consultar site ou diário oficial para saber onde fará prova

Acontece neste domingo em Tangará da Serra o processo seletivo destinado à formação de cadastro de reserva, para o exercício funcional temporário nas secretarias municipais de Educação e Cultura, Saúde, Infraestrutura e Assistência Social. Os cargos disponibilizados abrangem candidatos com níveis fundamental, médio e superior de ensino.

De acordo com a Secretária de Administração, Maria das Graças Souto, as provas acontecerão na Escola Estadual 29 de Novembro e no Centro Municipal de Ensino Antenor Soares. A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra divulgará hoje, 11, por meio de seu site, do Diário Oficial e no mural da sede administrativa, os locais onde cada candidato realizará a prova. 

1070 candidatos efetuaram inscrição para prestar a prova. No entanto, após o processo de deferimento e indeferimento, o número caiu para 697.

A prova acontece neste domingo, 13, com início às 08h00 e encerramento às 11h00 da manhã.

Conforme o edital, as vagas são para os cargos de professor em diversas áreas do conhecimento e disciplinas, ajudantes de serviços gerais, motorista, psicólogo, biomédico, artesão, gesseiro, atendente de farmácia, telefonista auxiliar de regulação médica, nutricionista, operador de máquinas e serviços gerais, além de contratação de médico regulador, enfermeiro, técnico em enfermagem, motorista e cozinheira para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período para os cargos vinculados a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Infraestrutura. Já para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o contrato terá validade durante o ano letivo de 2017. O resultado final com a Homologação do Processo Seletivo será publicado a partir do dia 01 de setembro.

O candidato poderá comparecer ao local designado para as provas com antecedência de meia hora, pois deverá estar dentro da sala de realização da prova no horário marcado. É necessário portar ficha de inscrição ou cópia de pagamento de taxa, documento pessoal com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

Paulo César Desidério - Redação DS

Feira Ponta de Estoque movimenta economia Tangaraense

Comércio funcionará até às 18h amanhã

Começou ontem, dia 10 de agosto, a Feira Ponta de Estoque, que é considerada um dos principais eventos do calendário comercial de Tangará da Serra. O evento, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (Acits), deverá levar grande público ao Salão Comunitário da Igreja Matriz, onde seguirá até às 18h do próximo sábado. De acordo com o Administrador Executivo da Acits, Jorge Nazzari, as expectativas do primeiro dia foram superadas, visto que o público compareceu para conferir as novidades. “Durante o dia, várias pessoas compareceram até o salão, sendo que em determinados momentos o fluxo era bem intenso. Nossa expectativa é que mantenha nesse nível, e que aumente ainda mais com a véspera do Dia dos Pais”, comentou o responsável.

Para a empresária Vera Lucia, essa é uma boa oportunidade de fazer bons negócios, e ao mesmo tempo agradar os clientes oferecendo produtos de qualidade e com preço acessível. “Estou muito satisfeita com o resultado desse primeiro dia, e acredito que o fluxo de clientes irá aumentar até amanhã”, afirmou a proprietária da Vera Modas, que participa da Feira Ponta de Estoque há três anos.
Conforme o Diário da Serra já veiculou na edição anterior, hoje a Feira Ponta de Estoque funciona das 9h às 21h, e amanhã das 9h às 18h, tendo em vista que o comércio em geral funcionará em horário especial (matéria abaixo). No total, 33 empresas dos mais variados segmentos estão participando do evento, oferecendo descontos de até 70% para compras a vista.

Comércio terá horário especial para vendas do Dia dos Pais

A primeira data comemorativa do segundo semestre, o Dia dos Pais, que será celebrado neste domingo, 13 de agosto, é esperada com expectativa tanto pelos pais, que serão lembrados e presenteados, quanto para os lojistas que acreditam num acréscimo de vendas. Prova disso é que amanhã, 12, véspera da data comemorativa, as lojas ficarão abertas até às 18 horas.

De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Alessandro Paredão, a expectativa é aumentar as vendas de 10% a 15% em relação ao ano passado. “Nossa expectativa é sempre positiva, e esperamos um aumento significativo, pois a economia está dando uma reagida. Para receber os clientes, os lojistas prepararam seus estoques, que estão recheados de novidades, e já estão oferecendo promoções”, comentou Paredão.

Para a gerente do O Boticário, Diene Lopes, a expectativa não é diferente. Segundo ela, apesar de esperar que as vendas deem realmente um ‘boom’ somente amanhã, os produtos masculinos já estão sendo bastante procurados. “As vendas estão começando a aumentar. Preparamos vários kits bacanas, sendo que trouxemos várias novidades e preços acessíveis”, relatou a gerente.

A técnica em ótica da Relojoaria Rubi, Juliana Lago, também acredita que o Dia dos Pais irá dar uma elevada no desempenho do mês, principalmente por causa das novidades apresentadas pela loja. “Trabalhamos com bastante promoções, e nos preparamos bem para receber nossos clientes”, disse. Já no setor de confecções, a atração é apresentar formas diferenciadas de pagamento. “Preparamos vários pontos focais, com preços destacados, podendo o cliente dividir a compra em até cinco vezes no cartão ou no crediário”, afirmou a gerente da Loja Coisa Nossa, Sirlene Rock.

Rodrigo Soares - Redação DS

Happy Hour dos Advogados acontece amanhã em Tangará

Evento é alusivo ao mês do advogado, comemorado em agosto em todo o Brasil

A diretoria da 10ª Subseção da OAB de Tangará da Serra segue a todo o vapor com a programação do mês do advogado, comemorado em agosto em todo o Brasil. Na próxima sexta-feira, dia 11, a subseção realizará o quarto evento do mês com o divertido Happy Hour dos Advogados.

De acordo com o presidente da OAB Tangará da Serra, doutor Kleiton Carvalho, as atividades tem superado as expectativas da organização. “Estamos felizes com os resultados alcançados, sendo que na manhã de quarta-feira realizamos mais uma palestra, que foi encabeçada pela Comissão de Assuntos Sociais. Dando continuidade aos eventos alusivos ao mês do advogado, na próxima sexta-feira faremos o Happy Hour, sendo um momento de descontração e bate papo entre advogados, acadêmicos e amigos”, comentou o presidente, ao salientar que o objetivo principal do Happy Hour é a confraternização entre os profissionais do setor.

Segundo o vice presidente da Comissão de Assuntos Sociais, doutor José Maria Barbosa, as palestras recentemente realizadas nas escolas Fábio Diniz Junqueira e Décio Burali abordaram temas pertinentes da atualidade, com a proposta de plantar a semente do bem entre crianças e adolescentes. “A finalidade é mostrar para os jovens que o caminho errado não prospera. Realizaremos ainda uma palestra com os alunos da Escola 29 de novembro, abordando sobre a Lei Maria da Penha e Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirmou.

O último evento alusivo ao mês do advogado acontecerá no dia 16, no auditório da 10ª subseção, com aula inaugural do curso de direito da Universidade de Cuiabá (Unic), com palestra do juiz de direito Flavio Maldonado, da 1ª Vara Cível.

Rodrigo Soares - Redação DS

UPA de Tangará receberá visita técnica do Ministério da Saúde

Unidade de Pronto Atendimento está em fase de habilitação junto ao Ministério da Saúde. Visita técnica tem como objetivo habilitar UPA de Tangará junto ao Ministério da Saúde

Com o objetivo de verificar o funcionamento e fluxo de atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tangará da Serra, técnicos do Ministério da Saúde estarão no próximo dia 18 desse mês no município, onde realizarão uma vistoria in loco nas instalações.

A ação visa concluir o processo de qualificação da unidade, para que com isso o município tenha garantido um recurso mensal repassado pelo Governo Federal. 

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, essa será uma ajuda fundamental para Tangará da Serra, que deverá aumentar a qualidade nos atendimentos diários. “A visita técnica do Ministério da Saúde será um passo muito importante nesse processo de habilitação. Hoje, devido a UPA ainda não ter esse credenciamento, é mantida somente com recursos próprios do município. Ao se tornar uma unidade habilitada, proporcionará um desafogo econômico muito bom”, comentou o secretário, destacando que a UPA receberá o valor mensal de R$ 277.500,00 do Ministério da Saúde. Ainda segundo o secretário, a conclusão do processo de habilitação também concederá à UPA de Tangará da Serra um incentivo do Governo do Estado.

“Receberemos mais 50% de incentivo do Estado, e vamos entrar com o processo de qualificação da equipe. Essa será uma visita de praxe, para que os profissionais do Ministério verifiquem in loco toda a nossa estrutura, pois tudo isso está informado junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde e devem ser analisados”, explicou o responsável.

Credenciamento viabilizará contratação profissionais 

O credenciamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tangará da Serra junto ao Ministério da Saúde proporcionará economia aos cofres públicos do município, viabilizando assim a contratação de novos funcionários para a saúde pública. De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, os recursos próprios que antes seriam destinados para manutenção da UPA poderão ser investidos em outros setores, inclusive na admissão de servidores.

“Como a UPA e o Hospital Municipal atualmente são mantidos com recursos próprios, colocaremos o recurso que virá do Ministério da Saúde na UPA, e vamos destinar o que o município aplicava na UPA para o Hospital. (…) Para o centro cirúrgico funcionar, precisamos de dois anestesistas, dois médicos ginecologistas obstetras, de pelo menos mais um cirurgião e todo o corpo de enfermagem, composto por dois ou três enfermeiros e cerca de dez técnicos de enfermagem. Para isso, teremos que fazer mais contratações, então todos esses profissionais serão contratados com boa parte dos recursos que vamos economizar”, relatou o secretário, ao lembar que o município atualmente já está em processo de admissão de servidores para compor o quadro do Hospital Municipal.

UM ANO - Conforme o Diário da Serra já veiculou em edições anteriores, no último dia 1º de julho a UPA 24 Horas completou um ano de funcionamento em Tangará da Serra. Desde sua inauguração, a unidade vem sendo mantida 100% com recursos próprios.

A unidade tem o intuito de atender pacientes em situação de urgência e emergência, estabilizando o quadro e realizando a investigação diagnóstica inicial de cada caso. Em seguida, o paciente é encaminhado de forma referenciada às unidades que fazem atendimento de alta complexidade.

Rodrigo Soares - Redação DS

Lions Clube inicia ação para arrecadar doações em prol do HCMT

Em breve as caixas serão disponibilizadas também nas faculdades da cidade

Com o princípio primeiro de sempre ajudar pessoas, o Lions Clube lançou na semana passada mais uma ação. Graças aos parceiros que sempre apoiam os projetos do clube, vários empresários do município abriram suas portas para que caixas de coletas fossem instaladas, com o objetivo de arrecadar produtos específicos, que serão destinados ao Hospital do Câncer de Mato Grosso, que o clube ajuda há longo tempo.

Segundo a presidente do Lions Clube, Neureci Lima de Andrade, o projeto já existia, porém de forma tímida e separada, mas agora ele será forte e acontecerá conjuntamente, para que os produtos sejam coletados. “Dentro do Lions a gente tem uma programação de fazer essas ações de arrecadação, e nesse caso, a gente vai destinar ao Hospital de Câncer de Cuiabá, pois eles tem muita necessidade lá. Vamos coletar gelatina, leite e fraldas, tanto infantis, quanto geriátricas, pois temos pessoas acamadas que necessitam desse material”, destaca, ao informar que além dos supermercados, o clube tem buscado a parceria com faculdades locais para que incentivem junto aos seus alunos o ‘trote solidário’, quando ao invés de brincadeiras, sejam solicitados esses e outros produtos que terão uma serventia muito grande na vida das pessoas que necessitam. “Estamos em busca dessas parcerias, para que o trote seja feito de forma a beneficiar quem precisa, através dessas doações, que serão, tenho certeza, muito bem vindas. Por enquanto, as faculdades estão de férias e os reitores estão fazendo as reuniões quanto ao trote solidário para que possamos arrecadar em todas as faculdades de Tangará, para que elas façam as coletas e nos repassam para que façamos a entrega para o hospital ”, frisou a presidente, lembrando que a adesão em Tangará da Serra chega a 90% de colaboradores que abraçaram a ação e acolheram a ideia, destinando um espaço para as caixas de coletas.

Para Neureci o projeto é muito importante e deve ser acolhido para que dure e cresça. “Gostaria de solicitar a população que abrace a ideia e nos ajude nessa linda ação”, convida.

Rosi Oliveira - Redação DS