“Amamentar é muito mais que nutrir a criança”, diz Pediatra

Para médicos, amamentar é um ato de amor

Comemorado no dia 01 de agosto, o Dia Mundial da Amamentação’, tem muitos motivos para comemorar, pois diferente de décadas anteriores, o ato de amamentar tem aumentado entre as mães, independente de ser ou não o primeiro filho. Como exemplo podemos citar, Kátia Artiaga Lima, mãe de Ana Liz de três meses e de Ângelo de seis anos. Segundo ela, amamentar não é nada fácil, ainda mais nos dias atuais, que a correria do trabalho e facilidades da mamadeira, minam um pouco essa relação, mas no seu caso, isso foi diferente. “Quando tive o primeiro filho, tive muita dificuldade para amamentar, além dos tabus que ouvia, que inclusive o leite era fraco. Confesso que não fui muito persistente e o bebe mamou cerca de dez meses, mas com a bebe, estou muito diferente, amamento e tenho prazer de o fazer”, confessa a mãe, lembrando que a cumplicidade entre ela e a filha é muito maior. “Conheço cada dobrinha do corpo, da mão, dos pés, pois nesse momento a gente se namora”, comenta.

Para médicos, amamentar é um ato de amor, que dura para toda a vida. “Amamentar é muito mais que nutrir a criança, envolve todo um vínculo entre mãe e filho. O leite materno é o alimento materno perfeito para cada fase da vida da criança, portanto, se a mãe tiver a oportunidade de amamentar não deve abrir mão por nada”, destacou a Pediatra, Jaqueline Pannebecker, ao aproveitar para desmistificar informações de que o leite é fraco ou que o peito cai com a amamentação.

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999.

Rosi Oliveira - Redação DS

Processo seletivo em Tangará atrai mais de mil candidatos

Secretária de Administração, Maria das Graças Souto afirmou que procura foi alta

Mil e setenta e um candidatos realizaram as inscrições no processo seletivo de Tangará da Serra, destinado à formação de cadastro de reserva, para o exercício funcional temporário nas Secretarias de Educação e Cultura, Assistência Social, Saúde e Infraestrutura. As inscrições permaneceram abertas entre os dias 21 a 31 de julho no site da Prefeitura Municipal, onde foram disponibilizadas através do edital várias vagas, mais cadastro reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. 

De acordo com a secretária de Administração, Maria das Graças Souto, a procura foi considerada alta, sendo que todos os cargos tiveram candidatos inscritos. “Agora estamos na fase do cronograma onde estão sendo verificadas as inscrições. Após o recurso, publicaremos no próximo dia 11 de agosto a divulgação dos locais que serão realizadas as provas”, comentou a secretária responsável pela pasta, destacando que a prova objetiva será realizada no dia 13 de agosto, com início às 08h e término às 11h. “O gabarito da prova provavelmente será divulgado no dia 15 desse mês, cabendo ressaltar que para alguns cargos, haverá a necessidade do candidato realizar a prova prática”, reforçou a secretária.

Ao todo são ofertadas vagas para os cargos de professor- diversas áreas/disciplinas, ajudantes de serviços gerais, motorista, psicólogo, biomédico, artesão, gesseiro, atendente de farmácia, telefonista auxiliar de regulação médica, nutricionista, operador de máquinas e serviços gerais, além de contratação de médico regulador, enfermeiro, técnico em enfermagem, motorista e cozinheira para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período para os cargos vinculados a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Infraestrutura. Já para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o contrato terá validade durante o ano letivo de 2017. O resultado final com a Homologação do Processo Seletivo será publicado a partir do dia 01 de setembro.

Cargos para o Samu serão os mais disputados no seletivo

Dentre o número de candidatos inscritos em cada cargo no processo seletivo da prefeitura de Tangará da Serra, as vagas destinadas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) devem ser as mais disputadas. Segundo a secretária municipal de Administração, Maria das Graças Souto, somente para o cargo de atendente de farmácia, 231 candidatos realizaram a inscrição. “Além disso, para a atividade de telefonista do Samu, tivemos 200 inscrições realizadas. O importante é que todos os cargos tivemos pessoas inscritas, então peço que todos busquem mais informações no site da prefeitura ou compareçam na secretaria de Administração para sanar qualquer dúvida”, relatou a responsável. “Nossa expectativa é que todos estejam bem preparados no dia, para realizar uma excelente prova, pois é uma boa oportunidade de ingressar no serviço público. Dependendo do nível de escolaridade, a remuneração varia de R$ 800 a R$ 4 mil”, concluiu a secretária.

Rodrigo Soares - Redação DS