Unemat inicia hoje inscrições para 360 vagas em Tangará

O Concurso Vestibular 2017/2 compreenderá duas fases, ambas de caráter eliminatório e classificatório

As inscrições para o vestibular 2017/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Tangará da Serra, começam hoje, dia 10 de abril. Ao todo, serão ofertadas 360 vagas, que serão distribuídas entre nove cursos ofertados pela instituição.

De acordo com o diretor da universidade, Anderson Fernandes, poderão participar do exame os portadores de Certificado de Conclusão do Ensino Médio, portadores de diploma de Curso Superior e também quem comprovar a conclusão do Ensino Médio até a data da matrícula.

“O vestibular será aplicado para quem deseja ingressar em uns dos nossos cursos, sendo Ciências Biológicas, Agronomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Letras, Ciências Contábeis, Administração em Empreendedorismo, Administração em Agronegócios e agora o Jornalismo”, comentou o responsável, destacando que o curso de Jornalismo é a novidade ofertada para o vestibular 2017/02.

“Estamos nos preparando no que diz respeito a infraestrutura, porque é um curso que requer alguns laboratórios, como de áudio visual e outras atividades ligadas ao curso. A gente tem algum tempo para efetivar esses laboratórios”, afirmou o diretor.

As inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico www.unemat.br/vestibular, no período compreendido entre as 8 horas de hoje até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de maio. O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 100. O Concurso Vestibular 2017/2 compreenderá duas fases, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A Primeira Fase constará de quatro Provas Objetivas e a Segunda Fase de uma Prova de Redação, e serão realizadas em etapa única, no dia 25 de junho, das 8h as 13h. Já o período letivo 2017/2 terá início no dia 4 de setembro de 2017.

Por Rodrigo Soares - Redação DS

Governo realiza 90% das metas previstas para os primeiros 100 dias

Governo Municipal completa hoje 100 dias da gestão Tangará em Boas Mãos

Hoje, dia 10 de abril, completam os primeiros cem dias da gestão “Tangará em Boas Mãos”, período em que foram realizadas algumas ações emergenciais através de um contrato firmado com todos os secretários municipais estipulado pelo chefe do Executivo, Fábio Martins Junqueira (PMDB), o que oficializou o início de seu segundo mandato no comando da prefeitura de Tangará da Serra. Para a formalização dos compromissos, um relatório foi elaborado por uma Comissão de Transição, que levantou as principais ações a serem tomadas em todas as secretarias, departamentos e autarquias.

De acordo com Junqueira, em uma avaliação levantada durante reunião com todos os secretários e diretores, foi diagnosticada a realização de aproximadamente 90% das ações planejadas. “Todas as secretarias atuaram com muita dedicação para a realização desse Contrato de Gestão. A Secretaria de Fazenda, por exemplo, apresentou um resultado muito positivo nesses cem primeiros dias, mesmo diante da crise econômica que passa o Governo Federal e Governo Estadual”, avaliou o gestor, ao destacar que nos quatro primeiros meses desse ano, a Secretaria de Fazenda conseguiu aumentar a atuação no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de forma gradativa. “Nossa participação cresceu 2,84% no primeiro mês desse ano. Em fevereiro, conseguimos crescer nossa participação em 1,88%. Já em março, saltamos para 15,75%, o que quer dizer que no trimestre, conseguimos aumentar 5,23% na nossa receita”, detalhou o prefeito. Fábio ainda explicou que os 10% das ações que não foram executadas dizem respeito a ocasiões que excedem a possibilidade de realização do Governo Municipal. “O que a gente teve um pouquinho de dificuldade foi na questão do tapa buracos, que foge da nossa possibilidade devido ao período de constante chuva”, enfatizou.

“Ações geraram crescimento econômico”, avalia Junqueira

Apesar da crise econômica que atravessa praticamente todos os municípios do país, a avaliação do prefeito Fábio Martins Junqueira sobre os cem primeiros dias de seu segundo mandato é positiva, principalmente em relação ao setor das financias públicas. De acordo com o prefeito, o sinal positivo nesse área são decorrentes de ações envolvendo as secretariais de Fazenda, Infraestrutura, Turismo e Indústria e Comércio.

“Nesses primeiros dias da gestão Tangará em Boas Mãos, tivemos a participação muito importante do vice prefeito Renato Gouveia na agilização com o Ministério da Agricultura e Pecuária, porque para Tangará da Serra os frigoríficos são extremamente importantes, pois geram emprego e renda”, relatou o gestor, ao lembrar que no dia que completa os primeiros 100 dias de Governo, a população é presenteada com o voo inaugural da Asta (matéria completa na página 05) no Aeroporto Municipal, que contou com a atuação importante de algumas secretariais nesses últimos meses. “As secretarias de Turismo, Indústria e Comércio e Infraestrutura foram atuantes para a implantação dos voos regionais. A Infraestrutura promoveu meios no aeroporto para os voos acontecerem. As secretarias de Turismo e Comércio têm interesse direto nisso, pois agora teremos a possibilidade de mais investimento em Tangará da Serra”, explicou o responsável.

Outra medida que teve um grande salto nesse primeiros dias, ainda de acordo com o chefe do Executivo, é a implantação do Estacionamento Rotativo- mais conhecido como Zona Azul, que já teve o processo de licitação concluído. “Finalizamos nesses três últimos meses todo o processo para a implantação do Estacionamento Rotativo, que também vai oportunizar geração de emprego e renda em nosso município, pois a empresa adjudicada no processo licitatório terá que contratar pessoas para as atividades”, disse. “Além disso, investimos no embelezamento da cidade nesses cem primeiros dias, principalmente nos canteiros e rotatórias, que de certa forma refletem no nosso turismo e na economia”, concluiu.

PSDB de Tangará realiza convenção

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), diretório Tangará da Serra, realizou na manhã de ontem, 09, a convenção municipal. O evento aconteceu na sede da diretoria, onde contou com alguns filiados que discutiram a respeito das ações realizadas nos anos anteriores e também sobre o futuro do partido.

De acordo com o presidente do PSDB em Tangará da Serra, vereador Vagner Constantino, a convenção é obrigatória, sendo que todos os partidos devem realizar a cada dois anos.

“Procuramos sempre fazer nossa convenção de maneira clara e transparente, seguindo a lei eleitoral. Temos tido zelo total com relação a prestação de contas”, comentou o presidente, destacando que atualmente, o PSDB conta com 513 filiados em Tangará da Serra.

Durante a convenção, foram escolhidos os delegados que participarão da Convenção Estadual, prevista para acontecer em Cuiabá no próximo mês. “Lá na convenção na capital, serão escolhidos os delegados que participarão da convenção nacional do PSDB. É uma sequência, vai do município, ao Estado e Federação”, finalizou.

Por Rodrigo Soares - Redação DS