Tangaraense, Normando Corral assume presidência da Famato nesta segunda, dia 06

Normando Corral assume nesta segunda-feira, dia 06, a presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). O agropecuarista tangaraense estará a frente da maior entidade do agronegócio no Estado, representando mais de 33 mil produtores. Eleito em novembro do ano passado, Corral comandará a Famato por três anos, até 2019.

A posse será nesta segunda-feira, dia 06, às 19h30 no Cenarium Rural (Avenida Doutor Hélio Herminio Ribeiro Torquato da Silva, no Centro Político Administrativo), em Cuiabá. No comando do Sistema Famato, Normando Corral representará todos os sindicatos rurais de Mato Grosso e terá como missão fortalecê-los por meio de ações representativas, institucionais e políticas para viabilizar o atendimento aos interesses da classe produtora rural.

Escolhido numa eleição em que votam os presidentes dos sindicatos rurais, Normando Corral passa a administrar uma entidade com mais de 50 anos de tradição. Apesar de ter sido eleito pela primeira vez para o cargo de presidente, Corral já assumiu o comando da Famato nas gestões de Homero Pereira (in memorian) e Rui Prado, quando era vice-presidente da federação.

ATUAÇÃO - Normando Corral é engenheiro agrônomo, tem 59 anos, e mora em Tangará da Serra desde 1982. Já foi presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, chegou a disputar o cargo de vice-prefeito, em 2004, ao lado de Fábio Martins Junqueira (hoje prefeito da cidade), e atualmente é presidente da Associação dos Fornecedores de Cana do Vale do Rio Paraguai (Assovale).

DIRETORES – Também serão empossados o 1º Vice-presidente, Francisco Olavo Pugliesi de Castro; o 2º Vice-presidente, Marcos da Rosa; o Diretor de Relações Institucionais, José Luiz Martins Fidelis; o Vice-diretor de Relações Institucionais, Luiz Carlos de Oliveira, o Diretor Administrativo-Financeiro, Vilmondes Sebastião Tomain; e o Vice-diretor Administrativo-Financeiro, Valdécio Tarsis Rezende Fernandes.

E os suplentes da diretoria: Antonio Carlos Carvalho de Sousa, Édio Brunetta, Milton Carlos Zolin, Eduardo Minoru Sako e Etso Rosolin; além dos diretores regionais: José Lino Geraldo Martins Rodrigues (Vice-presidente Região I) e suplente David Fernandes e Silva; Maurildo Daniel Lauro (Vice-presidente Região II) e suplente Jairo Alves de Sousa; Marcio Paes da Silva de Lacerda (Vice-presidente Região III) e suplente Luiz Carlos da Silva; Antonio Fernandes de Mello (Vice-presidente Região IV) e suplente Otalécio Januário de Sá; e Gladir Tomazelli (Vice-presidente Região V) e suplente Daniel Guimarães Borges.

Na mesma solenidade serão empossados os membros efetivos do Conselho Fiscal: Benedito Francisco de Almeida, Dirceu Oliveira dos Santos e Joaquim José de Almeida; e os suplentes José Teixeira, José Aparecido Cazzeta e Ricardo da Silva Correa.

Marcos Figueiró
Especial para Bem Notícias

Pedalada das Mulheres abre semana de programação pela data

3ª edição da pedalada contou com trecho de 22 km de extensão

Na manhã deste domingo, 05, uma série de atividades realizadas no município em alusão ao dia 08 de Março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, foi iniciada através da 3ª Pedalada das Mulheres, promovida pela BPW Tangará da Serra em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes.

Aproximadamente 200 mulheres fizeram um trajeto de 22 Km que teve como ponto de partida o estacionamento da Prefeitura Municipal com chegada na Comunidade Bandeirantes. Cada participante colaborou com 1 Kg de alimento não perecível, que será doado a instituições de caridade.

Para a presidente da BPW, Giselle Moreira, além do incentivo à prática do ciclismo e à solidariedade, a atividade serve para reflexão pela data.

“Vejo o Dia Internacional da Mulher como uma questão de valorizar as mulheres, os direitos que elas adquiriram até então e reconhecer que as mulheres podem fazer de tudo, não tem limites para a mulher”, destacou.

Ao longo da semana, outras atividades serão desenvolvidas por diversos órgãos e entidades. Na quarta-feira, 08, a psicopedagoga e atriz Adriane Rocha ministrará o workshop ‘Eu, mulher’, que será realizado no auditório do Hotel Colibri. O ingresso para a atividade organizada pelo Instituto Canopus também é 1 Kg de alimento não perecível.

“É um momento específico para a mulher, buscando o resgate da autoestima, o empoderamento da mulher, a capacidade de evolução. É uma palestra teatral em que você pega toda a vivência do dia a dia para que elas façam essa reflexão”, salienta Adriane que garantiu que dinamismo e diversão não vão faltar na palestra marcada para as 19 horas.

Nesta quarta, 08, às 19 horas, a Câmara Municipal realizará Sessão Solene no auditório da OAB, onde 42 mulheres serão homenageadas com o Certificado Mulher Cidadã. No dia 13, a Secretaria de Assistência Social também realizará atividade voltada para idosas.

Por Paulo César Desidério - Redação DS

Novos conselheiros municipais são empossados

Ao todo, 24 representantes (12 titulares e 12 suplentes) foram empossados

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu posse na manhã desta sexta-feira, 3, aos novos Conselheiros Municipais da Assistência Social. Na mesma cerimônia ele assinou o Termo de Adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança - Gestão 2017-2020 - Fundação Abrinq.

Ao todo, de acordo com o secretário Aguinaldo Garrido, 24 representantes (12 titulares e 12 suplentes) foram empossados e responderão pelos próximos dois anos. “Estamos recompondo o conselho”, explica o responsável, ao destacar que o Conselho Municipal de Assistência Social é de caráter deliberativo. “Todas as contas, serviços e ações da Assistência Social passam pelo Conselho antecipadamente”.

“É um momento de revigoramento, de renovação (...) uma oportunidade de crescimento do setor da Assistência Social”, complementou o prefeito Fábio Junqueira, ao lembrar que muitos dos conselheiros foram reconduzidos ao cargo. 

COMPOSIÇÃO - Do Governo Municipal há representantes da Secretaria de Assistência Social (Eder de Oliveira), da Educação (Adriano Fernandes), da Saúde (Edvaldo Carnaúba), da Fazenda (Joceli Reichert), do Planejamento (Thaís Baranoski) e da da área de assistência social com vínculo municipal (Tháfilla Araujo). 

Já da sociedade civil foram empossados: Antonia da Silva Almeida (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Eliane Bordon (AADATA), Fabiani Steteski (Casa da Criança), Vivian Borges (Lar do Idoso), Chisley Gimenes (Conselho Regional de Serviço Social) e José Maria Barbosa (OAB Tangará).

Por Fabíola Tormes - Redação DS