Unitan de Tangará da Serra inicia comemoração do Dia do Doador de Sangue

Foto: Humberto Ferreira
O evento aconteceu na sede da Unitan na Avenida Tancredo Neves 

Aconteceu na manhã desta terça feira, 21, o lançamento das comemorações do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue que acontecerá no próximo dia 25, com uma campanha de doação de sangue, que se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 24. Segundo a Coordenadora, Enfermeira Juliana Marinho Gramarin, a Unitan estará funcionando das 8h às 11h e das 13h30 às 17h para receber os doadores.

“A finalidade da campanha é assegurar o estoque da Unidade, pois o final de ano está chegando e é um período que normalmente os acidentes aumentam e o estoque de sangue tende a diminuir, e agradecer aos doadores que passam durante o ano todo fazendo a sua doação”, explicou Juliana Marinho Gramarin, Coordenadora da Unitan.

A Unitan de Tangará da Serra atende à demanda de mais de 200 mil habitantes de toda região sob a sua responsabilidade. Fornece sangue para todos os hospitais do SUS e rede privada de Tangará da Serra e mais cinco municípios vizinhos: Brasnorte, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Denise e Nova Olímpia, além de 5 UTI’s, mais o Centro de Nefrologia de Tangará da Serra.Esses abastecimento só é possível porque a Unitan tem 60% dos seus doadores regulares, o que faz com que o estoque nunca fique no estado crítico.

Para participar da campanha, o doador precisa gozar de plena saúde, ter idade entre 16 e 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos. Recomenda-se dar um intervalo de 60 dias entre uma e outra doação para os homens e 90 dias para as mulheres.

O Secretário Municipal de Saúde, Itamar Martins Bonfim esteve presente representando o Prefeito Fábio Martins Junqueira, e falou da satisfação de sua Secretaria estar à frente de mais uma Campanha de Doação de Sangue. Aproveitou a oportunidade para cumprimentar os Doadores pelo seu dia, no próximo dia 25, e falar do andamento da construção da nova sede da Unitan que está sendo construída no Jardim Paraíso. “Se tudo der certo, até o final do primeiro semestre de 2018 a Unitan estará em novo endereço”, comentou o Secretário Itamar Bonfim.

Humberto Ferreira - Redação