Parceria entre Helena Junqueira e Eda Taques fortalece rede de proteção social

Helena Junqueira e Eda Taques entregaram kits para as agentes comunitárias de saúde

A Primeira Dama e Coordenadora Voluntária da Sala da Mulher de Tangará da Serra, Helena Simões Matias Junqueira, esposa do Prefeito Fábio Martins Junqueira, firmou uma parceria com a mãe do Governador Pedro Taques, Eda Gonçalves Taques, durante a realização da 10ª edição da Caravana da Transformação sediada pelo Município.

A união de esforços entre a Primeira Dama e a mãe do Governador, ambas voluntárias em ações promovidas junto aos Poderes Executivos do Município e do Estado, visa o fortalecimento da rede de proteção social formada por profissionais, entre agentes comunitários de saúde e assistentes sociais. “São equipes técnicas fundamentais na rede de atenção primária, pois são eles que estão mais próximos dos problemas que afetam diretamente a comunidade”, salientou a Helena.

Durante o ato de entrega dos cartões do programa Pró-família em Tangará da Serra, Helena Junqueira, Eda Taques e a Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Monica Camolezi, realizaram a entrega de kits para as agentes comunitárias de saúde. “Elas auxiliam na promoção do cuidado à saúde da população, alertando, prevenindo e identificando os problemas de cada região. No Pró-Família essa relação de confiança entre o agente e a população é primordial para a superação da pessoa da condição de vulnerabilidade”, afirmou a Secretária.

Cada agente comunitária de Saúde é responsável pelo atendimento de cinco a 12 famílias, além de realizar visitas mensais, oferecendo orientações de saúde, incluindo as alimentares, relacionadas ao consumo com o cartão alimentação. “As agentes podem encaminhar as pessoas atendidas pelo programa aos serviços que necessitarem em todas as áreas do poder público, tais como educação, segurança, defensoria, entre outros”, enfatizou Helena Junqueira.

A Primeira Dama de Tangará e Eda Taques efetuaram a entrega de um cartão com crédito de R$ 300 para os agentes comunitários de saúde, a ajuda de custo é de R$100. Atualmente, a rede de apoio é formada por 992 agentes comunitários e 82 assistentes sociais em todo o Estado. “As famílias beneficiadas e equipe técnica podem fazer as compras em mercados em todo o Estado que estão aptos para receberem o cartão alimentação do programa Pró-Família. A rede credenciada está distribuída nos 141 municípios que aderiram ao programa da Setas, incluindo Tangará da Serra”, pontuou Helena.

Fonte: Diego Soares - Assessoria de Imprensa