Dia D para exames de mamografia acontece amanhã em Tangará

Intensificação dos exames faz parte de programação do Outubro Rosa no município

Fazendo parte da programação do Outubro Rosa, campanha que tem por finalidade conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra promoverá amanhã, dia 27 de outubro, o Dia D para exames de mamografia.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, a ação será realizada na sala da saúde da mulher, localizada no Posto Central, onde 100 exames serão realizados no decorrer do dia.

“Será o Dia D do Outubro Rosa dentro da programação do município. Serão realizados 50 exames de manhã e mais 50 a tarde em mulheres que haviam procurado o Posto de Saúde Central e fizeram o agendamento para serem atendidas, então essas pessoas já estão pré agendadas. O resultado sairá no máximo em dez dias, devido ao novo aparelho de mamografia que o município possui, proporcionando maior agilidade e celeridade para o diagnóstico precoce”, comentou o secretário, ao destacar que além dos exames de mamografia, o Dia D também contará com outros serviço voltados para saúde da mulher na rede pública de saúde.

“Também na próxima sexta-feira, todas as unidades de saúde da família estarão abertas para receberem as mulheres, que poderão realizar o exame preventivo de colo de útero, o papanicolau. Até os médicos da rede básica estarão envolvidos nesses preventivos, ajudando os enfermeiros. Se tiver alguma situação grave que precise da intervenção do médico, ele irá intervir”, afirmou Itamar, informando ainda que a atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) funcionarão das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Conforme o Diário da Serra já veiculou em edições anteriores, o município realizará no próximo dia 30, um seminário no auditório da Unic, finalizando a programação do Outubro Rosa em Tangará da Serra. “Esse evento envolverá um médico ginecologista, que falará do câncer de mama. (…) Esse seminário será destinado principalmente para os profissionais e estudantes da área da saúde”, disse Bonfim.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS