Dez escritores de MT recebem prêmio de literatura na quarta

Entre os escritores premiados está o tangaraense Alexandre Rolim

Dez escritores devem receber o 2º Prêmio Mato Grosso de Literatura, que será realizado às 19h30 desta quarta-feira, 25, no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. A cerimônia, que conta com o lançamento das obras premiadas e noite de autógrafos, terá a presença dos autores premiados, comunidade literária, autoridades e comunidade. A solenidade é aberta ao público.

Segundo a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), com um total de 89 inscrições, a segunda edição do concurso se consolida como uma das principais vitrines para os escritores residentes em Mato Grosso. Foram selecionadas 10 obras literárias contempladas com R$ 30 mil cada, totalizando R$ 300 mil investimentos.

O projeto pretende democratizar o acesso ao livro; além de fomentar e valorizar a leitura no estado. Os trabalhos selecionados são inéditos e contemplam as seguintes categorias: duas obras em poesia, quatro obras em prosa, duas obras na categoria revelação e duas obras na categoria infantojuvenil, uma novidade na segunda edição do certame.

Entre os escritores premiados nesta edição, o tangaraense Alexandre Marcos Rolim de Moraes, na categoria Revelação, com o livro Tikare, alma de gato. O livro, o primeiro romance do autor, foi lançado nesta segunda-feira, 23, na Aldeia do Formoso e posteriormente a cerimônia em Cuiabá, será lançado em Tangará da Serra. 

Além dele, foram premiados na Categoria Poesia: Gênero, número, Graal, de Luiz Renato Souza Pinto; e Entraves, de Divanize Carbonieri. Na categoria prosa: Os mesmos, de Teodorico Campos de Almeida Filho; O assassinato na Casa Barão, de Marcelo Leite Ferraz; Contos do Corte, de Afonso Henrique Rodrigues Alves; e As intermitências da água, de Fernando Gil Paiva Martins. Na Infanto Juvenil: Papo cabeça de criança travessa, de Maria Cristina de Aguiar Campos; e Mundo dos sonhos, o ferreiro e a cartola, de Victor Hugo Machado dos Anjos; e na Categoria Revelação, ao lado de Alexandre Rolim, o livro Nu, de Helena Werneck dos Santos.

Fonte: Redação DS - G1MT