Caravana da Transformação começa amanhã em Tangará da Serra

Grande estrutura está sendo finalizada no Módulo Esportivo

A estrutura montada no Módulo Esportivo para receber a Caravana da Transformação em solo tangaraense está praticamente finalizada. O evento realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra inicia nesta terça-feira, 17, e se estende até o dia 27 de outubro com diversos serviços a serem prestados à população.

Uma das principais áreas de atendimento na Caravana é a saúde. Serão feitas cirurgias de cataratas para pessoas acima de 55 anos, de pterígio voltada à pessoas acima de 30 anos -estas com necessidade de avaliação prévia feita por um clínico geral – e cirurgias Yag Laser para pessoas que fazem uso de lentes de contato.

A Secretaria Municipal de Saúde organizou na Clínica da Família, localizada no centro da cidade, um cadastramento das pessoas que passarão por cirurgias durante o evento.

“Do dia 17 ao dia 22 serão 500 pessoas por dia só para Tangará e no último dia, 300. Nós já fechamos o relatório até o dia 21 e já estamos quase finalizando o do dia 22. Então, nos dias 17,18, 19, 20 e 21, serão 500 pessoas já devidamente cadastradas no sistema. Se ultrapassar o número de 3300, quando o pessoal da Caravana chegar, vai abrir um novo sistema para que a gente possa cadastrar mais pessoas”, afirmou o secretário de saúde, Itamar Bomfim.

Além de Tangará, a Caravana atenderá os municípios de Barra do Bugres, Arenápolis, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso e Sapezal.

“A sociedade pode ficar tranquila, que todos serão atendidos”, finalizou Itamar.

DS publicará listas com nomes de cadastrados

Como forma colaborar com a população tangaraense, o jornal Diário da Serra divulgará ao longo dos próximos dias a lista oficial das pessoas que estão cadastradas e passarão por procedimentos cirúrgicos durante a Caravana da Transformação no município.

As publicações serão feitas com um dia de antecedência, de maneira que cada um dos pacientes possam se programar para se dirigirem ao Módulo Esportivo em horários em que as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Caravana da Transformação já possam acolhê-los, tomando as medidas iniciais no processo pré-operatório.

De acordo com o Secretário de Saúde de Tangará da Serra, Itamar Bonfim, é fundamental que os cadastrados cheguem mais cedo, para que o atendimento ocorra com tranquilidade.

“As pessoas terão que chegar às 4:30 da manhã, porque aí quem for chegando já vai sendo identificado, receberá o colete e será mandado para a fila. Lá dentro, é com o pessoal da caravana”, afirmou.

Além da divulgação através deste editorial, as listas completas com nomes e especificidades dos pacientes cadastrados estão disponíveis para consulta na Clínica da Família, no Centro.

Paulo César Desidério - Redação DS