Prefeito inaugura instalação de CRAS e anuncia construção de novo prédio

O prédio próprio do Centro de Referência em Assistência Social daquela região já está em construção

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, inaugurou nesta quarta-feira, 27, a nova sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Grande Vila Esmeralda, que também atende toda aquela região. A inauguração contou com a participação da Primeira Dama e Coordenadora Voluntária da Sala da Mulher, Helena Simões Matias Junqueira, de vereadores, do Secretário de Assistência Social, Aguinaldo Garrido e demais Secretários, além do Vice-prefeito, Renato Gouveia.

Fábio Junqueira salientou, porém, que a instalação do CRAS no ponto que acaba de ser inaugurado é temporária. “Inauguramos as instalações do CRAS em um prédio locado. Lembrando que o CRAS da região da Esmeralda funcionou sempre em um prédio improvisado, da prefeitura, mas muito antigo, de madeira e que não oferecia mais as condições adequadas para o seu pleno funcionamento”, salientou o Chefe do Poder Executivo.

O gestor afirmou que o prédio próprio do Centro de Referência em Assistência Social daquela região já está em construção. “Já estamos construindo um prédio próprio para esse CRAS no Jardim Monte Líbano, porém, essa construção está sendo feita através de recursos federais vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, e tem havido atrasos nesses repasses. Não foi possível concluí-lo ainda, dessa forma efetuamos a locação desse prédio e o adaptamos, dotando esse espaço de condições essenciais para o funcionamento do CRAS”, frisou.

De acordo com o Secretário de Assistência Social, Aguinaldo Garrido, a mudança de prédio se deu após a verificação da inviabilidade de funcionamento do local em que estava. “Esse é um CRAS que funciona há muitos anos na região da Vila Esmeralda, cobrindo um determinado território e, em virtude das condições físicas, da falta de acordo do Pacto Federativo em que o Governo Federal e o Governo Estadual se comprometem a ajudar a equipar, construir e implementar a política de assistência social, acabamos funcionando apenas com recursos próprios. O Prefeito verificou que aquele local era inviável e determinou a locação desse espaço até que se conclusa a construção do novo prédio”, explicou.

“Nesse espaço, mais amplo e cômodo, temos a possibilidade de atender um número maior de usuários e oferecer mais serviços para a comunidade. A Assistência Social já desenvolve trabalhos com a equipe volante, oferecendo atendimento à população da zona rural, à comunidade indígena, às comunidades terapêuticas, aos assentamentos e aos distritos. Esse trabalho já foi iniciado. Sinto muito orgulho de ver o quanto o Executivo e a Sala da Mulher, buscam melhorar a condição de vida da população”, destacou a Primeira Dama, Helena Junqueira.

Assessoria de Imprensa