JUARA - Reforma de Escola Estadual beneficia mais de 800 alunos

A rotina escolar dos mais de 800 alunos matriculados na Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, em Juara (a 709 km de Cuiabá), mudou desde que a unidade passou por uma reforma geral na estrutura. Nesta quarta-feira (20), a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) fez a entrega da obra para a comunidade.

O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, participou da solenidade e destacou que a EE Luiza Nunes Bezerra precisava dessa reforma. “A escola estava deteriorada, fizemos um trabalho de ampliação e melhoramos a estrutura. As salas contam agora com ar condicionado. Com a melhoria da ambiência escolar, mais aulas inovadoras e proveitosas podem ser desenvolvidas”, disse.

Além disso, o gestor destacou que a escola, que oferece o Ensino Fundamental, tem um dos melhores índices do IDEB em Mato Grosso, se transformando em um exemplo para outras unidades. “Desde 2013, quando a unidade ganhou o Prêmio de Gestão Escolar, tem sido exemplo de como fazer uma boa gestão e também de como escolas constroem cidadãos de bem”.

A obra, conforme lembrou Marrafon, teve o custo de cerca de R$ 3,1 milhões. Além disso, a escola foi contemplada com 50 conjuntos escolares, compostos por cadeiras e mesas, um fogão industrial e quatro computadores - que vão auxiliar a parte administrativa.

Aluna da escola desde a alfabetização, Lyandra Mathuelly Almeida Barbosa, de 14 anos, lembrou que a unidade estava em condições ruins, o que dificultava o processo de aprendizagem e contribuía também para a evasão escolar. “Com a reforma tudo mudou. Melhorou muito o nosso dia-a-dia aqui dentro, dá vontade de estudar mais, a gente se sente motivado”, afirmou.

Lyandra relatou que todas as salas estão climatizadas com ar-condicionado e datashow, que se tornou um aliado dos professores nas aulas. “É o que eu mais gosto e o que me dá mais vontade de ir para a escola todos os dias. Outro ponto que melhorou após a obra foi a qualidade da alimentação escolar”, comemorou.

Renata Aparecida da Silva, diretora da escola, afirma que a obra foi recebida com muita alegria pela comunidade escolar. “Nosso objetivo é que a unidade se torne uma escola de ponta, que possa ofertar o melhor ensino aos alunos”, ressaltou.

Para ela, a nova estrutura vai influenciar diretamente no processo de ensino e aprendizagem. “É isso que queremos, ofertar uma educação de qualidade. Por isso, recebemos essa obra de forma positiva e bastante esperançosos”, finalizou a gestora.

Pró-Escolas

As obras fazem parte do Pró-Escolas, maior programa de investimentos da história da educação estadual, com um orçamento de mais de R$ 360 milhões. O principal objetivo da iniciativa é a melhoria do nível de aprendizagem, além da redução da evasão escolar em Mato Grosso.

Camila Cecílio e Yuri Ramires | Seduc-MT