Campanha de Multivacinação começa hoje em Tangará da Serra

Crianças e adolescentes de até 14 anos de idade podem ser avaliados

Começa nesta segunda-feira, dia 11 de setembro, a campanha de multivacinação, organizada pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil. Em Tangará da Serra, as Unidades de Saúde da Família (USF’s) já estão prontas para receberem crianças e adolescentes de até 14 anos de idade, que poderão fazer a atualização da caderneta de vacinação.

De acordo com a enfermeira responsável técnica da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, a ação tem por objetivo completar os esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta desse público como forma de prevenção.

“Vacinaremos todas as crianças e adolescentes, então os pais ou responsáveis devem procurar alguma das Unidades de Saúde da Família para ser avaliado o cartão de vacina. Caso haja alguma em atraso, a vacina será feita no mesmo dia”, explicou a enfermeira, ao destacar a importância das vacinas de HPV e meningite para os adolescentes, visto que são doenças que podem resultar em sérias complicações. “O HPV é um dos principais causadores de câncer de útero nas mulheres, e a meningite é uma doença que muita das vezes é fatal. Diante disso, a gente faz a convocação não apenas para as crianças comparecerem, mas para os adolescentes também irem até uma unidade”, alertou a responsável. Vale lembrar que é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal para cada vacina preconizada atualmente pelo Programa Nacional de Imunização.

Dia D- O “Dia D” de mobilização da campanha nacional de multivacinação em Tangará da Serra será realizado no dia 16 de setembro (sábado) com a abertura de cinco Unidades de Saúde da Família (USF’s), visando reforçar ainda mais a quantidade de pessoas vacinadas. “Atenderemos nesse dia nas USF’s do Jardim Presidente, Morada do Sol, Cohab e Goiânia, além da Clínica da Família, localizada no centro da cidade”, informou Juliana Herrero.

Rodrigo Soares - Redação DS