LIRAa aponta índice de 0,1% de infestação do Aedes em Tangará

Índice caiu 4,8% em relação ao início do ano

O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, durante os dias 03 a 07 de julho, identificou que o município de Tangará da Serra está em situação de baixo risco com relação à transmissão de doenças causadas pelo mosquito. A cidade apresentou índice geral de apenas 0,1%, número que foi comemorado pelas equipes envolvidas no trabalho de controle e conscientização.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o resultado faz parte de uma série de trabalhos que vem sendo realizado desde o início do ano. “Nossas equipes têm trabalhado com dedicação e comprometimento, resultando nisso. Praticamente, não temos a presença do Aedes aegypti em Tangará da Serra, considerando que a Organização Mundial de Saúde considera satisfatório se estiver 1% ou menos que 1%”, comentou o gestor, ao destacar que a conscientização da população de Tangará da Serra é fundamental para que o resultado continue sendo positivo.

“Aproveito para agradecer a população que não tem deixado reservatório para produção da água onde o mosquito coloca ovos e depois se transforma na fase adulta. O resultado desse trabalho conjunto só poderia ser esse”, enfatizou.

Se comparado com o primeiro LIRAa realizado em janeiro, o índice de infestação caiu 4,8%. “quero comemorar no próximo LIRAa o número zero de infestação”, apostou o secretário.

O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença.

Rodrigo Soares - Redação Diário da Serra