Lions realiza triagem para exames de próstata e colo do útero

Os exames serão realizados no dia 20 de julho. Os interessados em realizar os exames devem comparecer nesta sexta-feira na sede do Lions Clube, a partir das 8h

O Lions Clube Tangará da Serra realizará nesta sexta-feira, dia 7 de julho, uma triagem a fim de selecionar 80 pessoas que farão os exames gratuitos preventivos contra o câncer de Colo de Útero (papanicolau) e Próstata no dia 20 de julho. Os exames serão realizados por uma equipe do Hospital de Câncer de Barretos-SP, através da Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Barretos, da Fundação Pio XII.

De acordo com a coordenadora da campanha, Andrea Dummel, a triagem é destinada a pessoas de baixa renda que desejam e precisam de uma consulta, sem limite de atendimento. O trabalho antecipado, segundo ela, é necessário para selecionar as pessoas que participarão das consultas no dia 20 de julho. “Essa triagem, porém, é somente para preenchimento da ficha e análise”, complementa a responsável, destacando que, posteriormente, serão selecionadas as pessoas para os exames no final deste mês, sendo 40 de próstata, destinados aos homens acima dos 50 anos e 40 de colo uterino. Todos os selecionados serão comunicados, posteriormente a triagem.

Os interessados em realizar os exames devem comparecer nesta sexta-feira na sede do Lions Clube, a partir das 8h, munidos de cópias do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. “Todas as pessoas que estiverem no Lions nesta sexta-feira serão atendidas. Teremos várias equipes capacitadas para atender a todos, sem limite de atendimento”. O trabalho se estenderá durante todo o dia, com encerramento às 17h. 

Em sua última passagem por Tangará da Serra – em julho de 2015 – 510 pessoas passaram pela seleção, das quais 120 foram selecionadas para receberem o atendimento pelos médicos da Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Barretos. A campanha é realizada como uma forma de conscientizar a população para a prevenção do câncer, através de exames. 

Este trabalho está sendo realizado desde novembro de 2008, por meio de uma parceria entre o Lions Clube Tangará da Serra e o Hospital de Câncer de Barretos, que realiza no município atendimentos preventivos gratuitos contra o câncer de colo de útero e próstata, através da Unidade Móvel, assim como de pele, em edições anteriores. Neste período (oito edições), mais de 950 pessoas já foram atendidas, sendo dezenas delas encaminhadas para tratamento em Barretos.

Fabíola Tormes - Redação DS