Atividades da Biblioteca Municipal serão destaques em Cuiabá

Modelo de gestão da Biblioteca Municipal de Tangará é exemplo para outras cidades

Exemplo em todo Mato Grosso por ser a única do Estado a funcionar 12 horas por dia, a Biblioteca Municipal de Tangará da Serra será destaque no I Fórum de Livro, Literatura, Leitura e Biblioteca, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 05 de julho, em Cuiabá.

Na oportunidade, a dinâmica utilizada pelo Município no que diz respeito a implementação das políticas públicas relacionadas a livro será apresentada em um painel para representantes de inúmeras cidades que estarão presentes no evento.

De acordo com o chefe do Departamento de Cultura, Anselmo Parabá, a implantação das novidades de Tangará da Serra, que hoje refletem como exemplo para outros município, iniciou no ano de 2014 com a revitalização da Biblioteca Municipal. “Com isso, foram implantadas várias maneiras de facilitar o acesso a leitura, como por exemplo a biblioteca Itinerante e eventos que acontecem dentro da própria biblioteca relacionados a literatura, ao incentivo da leitura e a transversalidade de projetos culturais também relacionados a biblioteca”, comentou o responsável, ao destacar que outras bibliotecas utilizam o modelo da gestão tangaraense para incentivar e dar maior acesso a leitura.

Entre as atividades que serão apresentadas na capital, está a contação de história, que acontece tanto na Biblioteca Municipal como nas escolas públicas do município. Além disso, Tangará da Serra também será destaque com a apresentação do ‘Poesia, Corpo & Cordas’, projeto que é desenvolvido pela Universidade de Mato Grosso (Unemat) Tangará da Serra.

“Isso é um mérito da gestão, que permitiu que essa política fosse implantada, e hoje acaba sendo de exemplo para outras bibliotecas que também estão inserindo em sua programação”, relatou Parabá
“Será a apresentação do nosso case de experiencia que desenvolvemos durante todo esse período”, concluiu o chefe do Departamento de Cultura.

Rodrigo Soares - Redação DS