UNITAN de Tangará da Serra sempre necessita de sangue

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde.

A UNITAN é uma Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue que é responsável pelo fornecimento de sangue e hemocomponentes para o Município de Tangará da Serra, rede SUS e Privada e mais cinco municípios da Região, entre eles: Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Olímpia e Sapezal.

Realizou em 2013, 362 transfusões e em 2016 foram 1.049 exames pré-transfusionais realizados pela UNITAN. Um aumento justificado pela chegada do Centro de Hemodiálise, novas UTI e aumento de acidentes de trânsito, tentativas de homicídios, entre outras.

Para a coordenadora da UNITAN, Juliana Marinho Gramarin, o importante é deixar os estoques de sangue renovados já que temos uma população de responsabilidade muito grande e a cada dia temos um aumento de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões de sangue, Centro de Hemodiálise e UTI adulto, Neonatal e Pediátrica que utilizam sempre nossos serviços.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 90 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 120 dias entre as doações.

Como doar

Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto e CPF são requisitos imprescindíveis para quem deseja doar.

A UNITAN está localizada na Avenida Tancredo Neves, 791-W, Jardim Tanaka, em frente ao Centro Municipal de Ensino Ayrton Senna, com o fone: (65) 3326-2529.

Por Humberto Ferreira - Redação