Escolas Técnicas oferecerão mais de 140 turmas para MedioTec

A intenção é dar suporte ao crescimento de atividades vinculadas ao contra-turno dos alunos

Mais de 3,7 mil alunos de todo o estado terão acesso aos cursos do MedioTec, oferecidos pela Secretaria e Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec). O novo modelo de cursos para o Ensino Médio terá 142 turmas, divididas em 37 cursos técnicos para 53 municípios. O MedioTec ofertará cursos técnicos para alunos matriculados em escolas públicas, via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e que cursem o Ensino Médio regular a partir do segundo ano.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio, reforça a importância dos investimentos em educação. “A missão é fazer do MedioTec mais uma oportunidade de ensino de qualidade no estado. São R$ 37 milhões em recursos que serão investidos para atender estudantes de todos os cantos do estado”.

A intenção do Mediotec 2017 é dar suporte ao crescimento de atividades vinculadas ao contra-turno dos alunos, propiciando uma formação técnica. Para acessar os cursos, os interessados devem estar regularmente matriculados no Ensino Médio e, então, optar pelos cursos técnicos simultaneamente. “As turmas oferecem mais uma opção profissionalizante de qualidade. A ideia é que ao terminar o Ensino Médio, o aluno já esteja preparado para ingressar no mercado de trabalho”, afirma o superintendente de Educação Profissional e Superior, Joaci Silva.

Em Mato Grosso, oito Escolas Técnicas Estaduais - Alta Floresta, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Diamantino, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde e Cuiabá - coordenarão os cursos regionalmente. As matrículas devem ocorrer entre junho e julho de 2017, já que a previsão de início das turmas é para o mês de agosto.

Maria Helena Manhães - Secitec-MT