Evasão escolar em Tangará da Serra está abaixo da média do Estado

Mato Grosso tem 55.176 mil crianças e adolescentes de 4 e 17 anos fora da escola, segundo levantamento feito pelo movimento Todos Pela Educação. Os dados levam em consideração os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme o Prof. Adriano Alves Fernandes, Secretário Municipal de Educação e Cultura –SEMEC de Tangará da Serra, os dados do Estado não atingem o município. “Em Tangará da Serra nós andamos um pouco na contramão desses números que parecem tão assustadores. Aqui em Tangará há uma certa tranquilidade. A nossa faixa etária de idade para atendimento obrigatório vai dos 4 aos 17 anos e temos uma frequência escolar quase 100%; há pouquíssima evasão escolar em Tangará da Serra”.

O Secretário destacou que isso se dá devido ao trabalho de políticas educacionais realizado pela gestão, envolvendo toda a comunidade escolar. “São feitas diversas ações, desde as mais complexas às mais pontuais. O que causa a evasão escolar é a reprovação e a distorção de idade e série, que é colocar o aluno na idade que ele está na série correta que ele deveria estar, então para isso a Secretaria faz outras ações de acompanhamento, de plano de intervenção e reforço escolar. O aluno quando falta a escola com três faltas consecutivas ou alternadas na mesma semana, nós acionamos os pais, não havendo resultado, acionamos o Conselho Tutelar que faz o acompanhamento. Obrigatoriamente o Conselho tem que visitar essa família, para verificar a ausência do aluno na escola. Nós fazemos todo o possível, todas as medidas para que o aluno permaneça na escola e não haja evasão escolar. Fazemos um mapeamento para identificar onde o número de evasão escolar é maior, qual região, fazemos ações sociais integradas a educação com projetos em contra turno oferecendo transporte escolar que é fundamental para que o aluno da zona rural vá a escola para que ele não fique esquecido no campo, então são diversas ações que contribuem para que Tangará da Serra não faça parte dessa estatística de forma negativa”.

No entanto, apesar de todo o empenho da gestão, Prof. Adriano salientou que alguns casos fogem do poder da Secretaria. “Existe evasão sim, existem alunos fora da escola, mas isso foge um pouco do poder da Secretaria, talvez seja uma questão mais social. As vezes o adolescente tem um problema familiar ou social que os pais não conseguem pôr na escola porque o próprio aluno quer e os pais não têm controle, ou as vezes os pais tentam transferir o filho, mas não conseguem vaga e ficam com a transferência em mãos, então existem esses problemas pontuais, mas nós trabalhamos no intuito para que todas as crianças e adolescentes de 04 a 17 anos estejam matriculadas”.

Por Aline Schwaab com Heverton Luiz - Redação Rádio Pioneira