Prefeito e técnicos da Caixa discutem ampliação de Bacias em Tangará

Prefeito Fábio Martins Junqueira

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, se reuniu em Cuiabá com técnicos da Caixa Econômica Federal nesta quarta-feira, 18. Segundo o Chefe do Poder Executivo, o objetivo da reunião técnica foi tratar da avaliação dos contratos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do sistema de esgotamento sanitário, com a ampliação nas bacias Figueira, Buriti e Araputanga do Município.

“Foi uma importante reunião, com uma pauta bastante intensa para tratarmos exatamente de melhorias no sentido de ampliarmos nossas bacias e melhorarmos o sistema de esgotamento sanitário de Tangará da Serra”, informou o Prefeito que tinha uma agenda repleta de compromissos na capital do Estado.

Na parte da tarde Junqueira participou de outra reunião, dessa vez com a Superintendência da Caixa Econômica Federal, com a equipe da Gihab (Gerências Executivas de Habitação). “Dessa reunião fizeram parte o Samae, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e representante da Construtora Lorenzetti, ocasião em que tratamos do esgoto e do asfalto no empreendimento Minha casa Minha Vida nos bairros Barcelona e Valencia I e II, uma vez que o Município não aceita receber definitivo as obras em função de problemas na sua execução”, pontuou o Prefeito, que ainda, dando sequencia à sua agenda, assinou posteriormente um convênio na Secretaria de Fazenda do Estado em parceria com o Município, o que permitirá a manutenção de servidor da Sefaz do Município junto ao O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Rogério Silva reivindica Vara da Justiça Federal para Tangará da Serra

Rogério Silva (PMDB) voltou a solicitar do deputado federal Valtenir Pereira (PMDB) apoio para a instalação de uma Vara da Justiça Federal em Tangará da Serra. Esta semana, o vereador acompanhou o deputado Valtenir em reunião com o desembargador e presidente do Tribunal Regional Federal - 1ª região, Hilton Gomes de Queiroz.

O encontro contou ainda com a presença do presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Tangará, Kleiton Carvalho, o conselheiro da OAB, Josemar Carmerino e o secretário-geral adjunto da OAB Nacional, Ibaneis Rocha. Na reunião, o deputado federal solicitou a consolidação de uma Vara da Justiça Federal para Tangará da Serra.

“É fácil perceber a importância da Justiça Federal para a população tangaraense quando analisamos os casos que ela atende, já que entre 50% e 60% dos atendimentos são na área previdenciária. As pessoas que têm poucas condições de buscar seus direitos, não reconhecidos através dos órgãos administrativos do INSS, como pensão, auxílio doença, aposentadoria e outros, precisam do acesso a Justiça Federal”, conta o vereador Rogério Silva ao explicar que o Posto Avançado foi uma vitória, mas que a cidade cobra a instalação definitiva da Vara Federal.

Na reunião, o conselheiro da OAB/MT, Josemar Carmerino, lembrou que Sinop, com 140 mil habitantes, conta com duas varas da Justiça Federal. O município, que já conta com uma Unidade Avançada de Atendimento (UAA), e está com aproximadamente 7 mil processos parados devido a um conflito de competência entre a justiça estadual e federal.

SOLUÇÃO - Ao presidente do TRF, o deputado Valtenir sugeriu que um juiz federal de Cuiabá fosse cedido para Tangará da Serra no intuito de dar celeridade aos trabalhos. “Enquanto o novo juiz trabalha para descongestionar os processos, já vamos fazer iniciar uma gestão para garantir a Vara Federal para o município”, afirmou o parlamentar. Com a presença de um juiz, avalia o vereador Rogério Silva, a solução seria mais ágil. “Se esse deslocamento se concretizar, poderemos aumentar o número de atendimentos à população. É a justiça federal chegando ao interior do estado”, concluiu.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa 
Câmara Municipal de Tangará da Serra-MT