Prefeito envia à Câmara projeto de revisão salarial dos servidores

Fábio Junqueira em reunião com servidores municipais

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei Ordinária 064/2016 que dispõe sobre a revisão geral anual na remuneração dos servidores públicos do Poder Executivo Municipal e de suas autarquias.

No projeto encaminhado ao Legislativo, o Gestor cita a observância ao disposto no inciso X do artigo 37 da Constituição Federal cominado com o artigo 127 da Lei Orgânica Municipal que prevê a obrigatoriedade da revisão geral dos vencimentos dos servidores públicos municipais.

De acordo com o texto a revisão geral anual na remuneração dos servidores públicos será de 6% a partir de maio desse ano, de 2,51% a partir de 1º de agosto e 1,85% a partir de outubro desse ano, acumulados sobre a remuneração. “Esse percentual, então, garante a reposição do poder aquisitivo dos servidores públicos municipais, posto que, ao final atinge o percentual acumulado do IPCA de janeiro a dezembro de 2015 que foi de 10,67%”, destacou trecho do projeto assinado pelo Prefeito.

Fonte: Assessoria de Imprensa

PL autorizará manutenção de carreadores de propriedades rurais

O projeto visa atender aos anseios da população, especialmente utilizam essas estradas vicinais e carreadores

O Executivo Municipal de Tangará da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) protocolou na tarde desta quarta-feira, 27 de abril, na secretaria da Câmara Municipal de Tangará da Serra, a mensagem de Projeto de Lei Ordinária nº 063/2016, buscando a autorização para realização de serviços de conservação e manutenção de carreadores de propriedades rurais.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Selton Vieira, o Projeto de Lei visa atender aos anseios da população, notadamente os munícipes que diariamente utilizam essas estradas vicinais e carreadoras para o transporte de sua produção agrícola e pecuária, bem como, visa atender o transporte escolar dando melhor trafegabilidade. “Uma lei, que inclusive diversos municípios do país já tem, que autoriza a prefeitura, quando está com maquinário na região, que acesse e melhore também os carreadores das propriedades, quando possível dentro do cronograma e recursos”, explica, ao informar que nada mais é que uma forma de incentivo a produção agrícola, assim como existe ao setor industrial. “Nada mais justo que façamos também o incentivo a produção para esses produtores que estão a tanto tempo sofrendo e estão solicitando esse apoio”.

Esse trabalho de manutenção em propriedades rurais, segundo Vieira, já foi realizado em alguns momentos, porém muitas dificuldades foram criadas em torno disso. “Então para a gente legalizar, não ter mais dúvidas e não deixar margem para questionamento duvidosos, a ideia é fazer essa lei”, afirma. “Vamos torcer para que os vereadores entendam a necessidade dos produtores rurais e nos deem esse apoio”.

Se aprovado, o Projeto de Lei Ordinária nº 063/2016, autorizará o Poder Executivo Municipal a executar os serviços de conservação e manutenção de carreadores, que ligam à estrada principal, consistentes em patrolamento, terraplanagem, cascalhamento e manutenção, para fins de escoamento da produção agrícola e pecuária, e transporte escolar, dando melhor trafegabilidade.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

Tangará da Serra participou da XI Copa André Maggi

A Equipe de Voleibol Feminino foi campeã

Tangará da Serra participou da XI Edição da Copa André Maggi que foi realizada no município de Sapezal no período de 20 a 24 de Abril de 2016, nas modalidades: Handebol Masculino e Feminino, Voleibol Masculino e Feminino, Futsal Masculino e Feminino, Basquetebol Masculino e Feminino e Futebol de Campo Masculino.

Mais de 100 atletas participaram da competição que teve a assistência de 9 professores. Tangará da Serra sagrou-se Campeão das seguintes modalidades: Handebal Masculino, Voleibol Masculino e Feminino e Basquetebol Masculino e Feminino. Nas modalidades Handebol Feminino e Futsal Feminino sagrou-se Vice-Campeão. A equipe de voleibol feminino comandado pelo treinador Marcos Furlan conquistou o primeiro lugar vencendo a equipe de Araputanga na grande final. Já o time de Handebol Masculino, comandado pela professora Jaqueline também conquistou o primeiro lugar.

O Secretário Municipal de Esportes de Tangará da Serra José Ricardo Tognon fez um elogio especial aos atletas e professores que participaram dos jogos e destacou o espírito esportivo que foi verificado em todas as competições, comentou.

Fonte: Humberto Ferreira
Redação CTS

Secretário anuncia programação da Semana do Meio Ambiente em Tangará

Arilson Hoffmann, Secretário de Meio Ambiente, convida população para ser parceira da ação

O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Tangará da Serra, Arilson Hoffmann, anunciou a programação especial da Semana do Meio Ambiente. A ação se desenvolverá através de uma parceria entre a Prefeitura local e o Rotary Clube Tangará da Serra Centro. O Prefeito, Fábio Martins Junqueira, destacou a importância da realização. “A questão da conscientização é fundamental e quanto mais ações nesse sentido, para conscientizar e buscar sanar a demanda ambiental, pudermos fazer, vamos fazer”, destacou o Chefe do Poder Executivo.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, a programação espacial será aberta no próximo dia 5 de junho, um domingo com a descida do Rio Sepotuba com retirada de lixo das margens do rio no trecho entre a Fazenda Tangará e a Fazenda Sete Ilhas. “Será a primeira atividade objetivando a abertura da Semana do Meio Ambiente, com a coleta de lixo nas margens do rio”, salientou.

Arilson Hoffmann informou ainda que no dia 8 de junho acontece o tradicional abraço ao Parque Municipal Ilto Ferreira Coutinho às 8h. “O abraço ao Bosque já se tornou uma tradição em Tangará da Serra e novamente esse ano vamos realizá-lo com nossos parceiros”, disse.

Já no dia 10 de junho acontecerá a distribuição de mudas de árvores frutíferas e ornamentais na Praça da Bíblia. Essa ação, segundo o Secretário, ocorrerá durante todo o dia e o encerramento da Semana do Meio Ambiente será no dia 12 de junho com o Plantio Eólico e distribuição de mudas de árvores frutíferas e ornamentais na Praça dos Pioneiros a partir das 8h30. “Estamos convidando a população tangaraense para ser parceira dessa ação. Quanto maior for o número de envolvidos, mais poderemos fazer pela questão ambiental em nosso Município”, enfatizou o Secretário.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Romer consegue pavimentação das ruas principais dos bairros Balneário Biquinha I e II

Romer Japonês (PSD) comemorou esta semana o início das obras de pavimentação das ruas principais dos bairros Jardim Balneário I e II. O asfalto nestas comunidades vinha sendo reivindicado pelo vereador desde o primeiro ano do atual exercício, em 2013. Segundo Romer, o compromisso havia sido assumido pelo prefeito, mas os moradores estavam ansiosos pelo cumprimento.

“É uma reivindicação antiga, que recebi dos moradores e levei ao prefeito Fábio Junqueira. O prefeito realmente assumiu o compromisso de colocar num cronograma de obras do Município, mas os moradores já cansados de promessas não cumpridas em outros mandatos, já estavam ansiosos e nos cobravam diariamente”, conta o vereador Romer Japonês.

Segundo Romer, é preciso destacar que os bairros são antigos. O vereador lembra que a atual gestão do Município tem feito esforços em todos os bairros da cidade, levando obras nas áreas de infraestrutura, educação, esporte e, principalmente Saúde – inclusive com a ampliação da cobertura de unidades de Saúde da Família.

“Temos que reconhecer esse trabalho que está sendo realizado, com asfalto em várias frentes, com escola, com academias da terceira idade, com a ampliação do Hospital Municiapl. As obas estão acontecendo, com apoio do Poder Legislativo, e é preciso elogiar quando a população que mais precisa é realmente atendida”, conclui Romer Japonês.

Fonte: Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Tangará da Serra receberá treinamento ‘Liderança I’

O treinamento será realizado nos dias 14 e 15 de maio

A Capacita Marketing Consultoria promoverá em Tangará da Serra o treinamento “Liderança I ‘O líder que as empresas precisam’”, com o objetivo de desenvolver a arte de liderar, que é a habilidade de influenciar e gerir pessoas a trabalharem com entusiasmo, visando atingir o máximo de seus objetivos e metas.

O treinamento, de acordo com o coordenador local do evento, Elton Soares, será realizado nos dias 14 e 15 de maio, no Hotel Fazenda Primavera, e ministrado pelo facilitador Jucemar Andrade, de Concórdia, Santa Catarina. O palestrante é fundador do Espaço Crescer Eventos e pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial. “É um treinamento que trabalha a questão do autodesenvolvimento, desde a autoestima da pessoa, até como ela se vê como líder, assim como a sua equipe”, explica Soares, ao destacar que a liderança é hoje o pilar para tomada de decisões. 

Segundo o responsável, durante dois dias serão realizadas várias atividades práticas, teóricas e debates que oportunizarão aos participantes a internalização dos atributos do verdadeiro líder. “E o treinamento vem para também acender essa chama, quem sabe apagada em alguns líderes”, comenta, ao lembrar que o evento é voltado ao público de maneira em geral. “A todos que queiram desenvolver a liderança, porque tudo na vida é conhecimento e relacionamento. Ora você precisa de conhecimento, mas sem o relacionamento você não consegue colocar em pratica o que sabe”.

Além de Tangará da Serra, o treinamento ‘Liderança I’ foi realizado nas cidades mato-grossenses de Sorriso e Lucas do Rio Verde (este no último final de semana), porém somente para eventos fechados. “A primeira vez que é aberto ao público em Mato Grosso”, frisa Soares, ao destacar ser esta uma grande oportunidade aos tangaraenses. Este treinamento já foi ministrado a mais de 100 mil pessoas. 

Aos interessados, o responsável afirma que devem procurar desde já, pois as vagas são limitadas. Mais informações e inscrições com Elton Soares pelo telefone 65 8409-7915.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

Sicredi recebe Moção de Aplausos por seus 27 anos de fundação

Funcionários e diretores estiveram presentes na homenagem

Com objetivo de parabenizar ao Sicredi Sudoeste de Tangará da Serra pelos 27 anos de relevantes trabalhos prestados na cidade, a Câmara Municipal de Vereadores realizou nessa terça-feira, 19 de abril, uma Moção de Aplausos, Reconhecimento e Congratulações à cooperativa de crédito. A homenagem aconteceu durante sessões ordinária no plenário da Casa de Leis, oportunidade em que estiveram presentes funcionários e diretores do Sicredi de Tangará da Serra.

A moção de aplauso foi indicação do vereador Rômer Japonês, justificando que o Sicredi tornou-se um ícone de crescimento e solidez.

De acordo com o Presidente do Sicredi Sudoeste, Antônio Geraldo Wrolber, a Moção de Aplausos reflete como reconhecimento de mais de duas décadas de serviços prestados. “Comemoramos os 27 anos iniciando um novo ciclo de crescimento e expansão”, anunciou o presidente, ao destacar que o crescimento da cooperativa é previsto no fortalecimento do crédito e na busca de recursos, principalmente de poupança.

“Ainda vamos comemorar muitos anos da Sicredi Sudoeste e o parabéns vai principalmente para cada associado que movimenta, investe e acredita no seu negócio”, finaliza Wrobel.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Secretaria de Assistência Social firma parceria com a Rede de Ensino Profissionalizante de Tangará da Serra

A reunião foi realizada no gabinete do Secretário Aguinaldo Garrido.

Foi realizada na manhã da última terça-feira (19/04), uma reunião que contou com a presença do Secretário Municipal de Assistência Social Aguinaldo Garrido, juntamente com a Coordenadora do CREAS Denise Lima de Oliveira, CRAS 1º Setor Idalina Sueza Tayano, CRAS 2º Setor Delsimary Teixeira Rodrigues, CRAS 3º Setor Giselle Machado Dias, coordenadora do Acessuas Trabalho e interlocutora do PRONATEC-BSM Lilian Daiane Sobrinho da Silva Manica, Orientadora Pedagógica do SENAI Jaqueline Santos, gerente da Unidade SENAC Jô Pacheco, coordenador da Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra José Cardoso, diretor da Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra Juvenil Gilberti, representante do SENAR Cláudia Maria Serrano Sanches.

O objetivo da reunião foi firmar uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social com a Rede de Ensino Profissionalizante para atender os adolescentes, jovens, mulheres e homens usuários da Política de Assistência Social, buscando a qualificação e a regularização deste no mercado de trabalho.

Segundo o Secretário Municipal de Assistência Social, Aguinaldo Garrido, a reunião foi extremamente positiva, pois contou com o apoio de todos entrelaçando as ações de 2016. Os parceiros contaram também com o apoio do recurso do Acessuas Trabalho que colocará um volume de aproximadamente R$ 600.000,00 para mobilização, articulação e encaminhamento dos usuários ao mercado de trabalho.

Esta é uma vontade do Prefeito Municipal Fábio Martins Junqueira, que tem orientado a Secretaria de Assistência Social para a construção destas parcerias, num momento em que precisamos fazer um trabalho mais qualificado, criativo, solidário e ético frente à conjuntura econômica e política em que vivemos, finalizou o Secretário.

Fonte: Humberto Ferreira
Redação CTS

Prefeito inaugura Unidade de Saúde no Altos do Tarumã

Mais uma USF inaugurada em Tangará da Serra

“Saúde Pública é prioridade em nossa gestão. Enfrentamos sim dificuldades, mas isso é um reflexo do que acontece em todo o País. Infelizmente não temos o aporte necessário dos demais entes, como Estado e União, mas aquilo que compete ao Município, fundamentalmente à Atenção Básica, fazemos e com toda a capacidade”.

Essa foi a afirmação do Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira durante o ato de inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) do Altos do Tarumã. A obra era aguardada pela comunidade e vai atender aos moradores da localidade e daquela região.

“Inaugurar uma Unidade de Saúde é o mesmo que realizar um sonho enquanto Gestor Público. É um passo a mais para a melhoria da Saúde, uma ação a mais para garantir qualidade de atendimento. Quando assumimos Tangará da Serra contava com apenas oito unidades em funcionamento. Hoje a realidade é completamente diferente. Temos 20 a mais”, enfatizou Fábio Junqueira.

O Secretário Municipal de Saúde, Itamar Martins Bonfim, destacou o empenho do Município na busca de soluções para a demanda da Saúde. “Nunca ficamos de braços cruzados esperando a solução cair do céu. Fazemos a nossa parte e isso é visível a todos, tanto que a atual Gestão está prestes a inaugurar o Hospital Municipal, construído com recursos próprios. Qual gestor fez isso antes?”, questionou o Secretário.

Estiveram presentes na inauguração da Unidade a Primeira Dama e Coordenadora Voluntária da Sala da Mulher, Helena Simões Matias Junqueira, Secretários Municipais, equipe da Secretaria de Saúde e os vereadores Niltinho do Lanche, Wellington Bezerra, Zedeca e Rogério Silva.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Rogério Silva aprova decisão e diz que país busca novos caminhos

“Não há como seguir com um governo que não tem sustentação”

O vereador tangaraense Rogério Silva (PMDB) comemorou a aprovação da continuidade do processo de impeachment da presidente da República Dilma Rousseff (PT), ocorrida em sessão histórica da Câmara Federal no último domingo, em Brasília.

Segundo o vereador, o impedimento de Dilma passou a ser uma necessidade na medida em que ela perdeu a governabilidade e sua presença à frente do governo federal significa o agravamento da crise política e econômica vivida pelo país desde o ano passado, quando teve início o primeiro ano do segundo mandato da petista. “Não há como seguir com um governo que não tem sustentação. A maioria dos deputados agiu corretamente em optar pela continuidade do processo e espero que o impeachment passe também no Senado”.

Silva também considera que a saída de Dilma refletirá positivamente na economia e também na retomada dos caminhos da moralidade na política no país, já que os governantes perceberam que o povo está de olho nas ações realizadas em todas as esferas de governo, seja no município, no estado ou no país. 

Sobre o voto contrário do deputado federal Valtenir Pereira ao impeachment, Rogério afirma que não comunga de tal posicionamento. Quanto aos 16 mil votos que conquistou em 2014 como candidato a deputado federal e que ajudaram a reeleger Valtenir, Rogério Silva diz que isso é determinado pelo sistema proporcional. “Fui candidato e disputei as eleições, mas os votos que fiz e que contaram na legenda não significam que minha opinião seja a mesma de deputado Valtenir. Reitero que não concordo com o posicionamento contrário do deputado quanto ao impeachment”.

Fonte: Assessoria de Gabinete
Alunos e familiares marcaram a presença

Foi realizada na ultima sexta-feira (08/04) no saguão do Centro Cultural a aula inaugural das oficinas Culturais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra. O evento contou com a presença maciça de alunos e familiares que assistiram uma demonstração dos Professores que irão ministrar os diferentes cursos.

Este ano o Departamento de Cultura comandado por Anselmo Parabá, ofereceu mais de 1.300 vagas que foram distribuídas nas diferentes modalidades: Violão, teclado, Sax, violino, Pintura, dança, etc. “A nossa expectativa de inscrição foi superada, o que prova a necessidade que a nossa população tem com relação ao aprendizado das artes”, comentou o Coordenador.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura, Prof. Adriano Fernandes esteve presente e parabenizou todos os alunos que fizeram as suas inscrições, prometendo todo empenho do Departamento de Cultura para que o desenvolvimento dos cursos seja alcançado satisfatoriamente.

O Prefeito Fábio Martins Junqueira em sua fala, disse estar muito satisfeito em cumprir mais uma meta do seu governo, que é propiciar o aprendizado da cultura de boa qualidade a nossa população. “Sempre quis ver estas oficinas culturais bem instaladas e em pleno desenvolvimento, dando condições aos alunos de um excelente aprendizado em instalações modernas”, finalizou o Prefeito.

Fonte: Humberto Ferreira
Redação CTS

Município lança Selo e Carimbo Comemorativo pelos 40 anos

Tanto o carimbo, quanto o Selo Comemorativo terão a validade de 30 dias

Há menos de um mês para Tangará da Serra comemorar 40 anos de emancipação político-administrativa, que será lembrado no dia 13 de maio, o Executivo Municipal firmou no dia 15 de abril, sexta-feira passada com a Agência dos Correios um acordo que se efetivará na confecção de um Selo Comemorativo, bem como um carimbo, ambos com o brasão do município.

Segundo o secretário de Turismo, José Bernadino, o convênio foi firmado após a administração municipal tomar conhecimento de que em datas específicas tal ação poderia se firmar. “Tomamos a ciência de que os Correios em datas comemorativas de décadas abrem esse precedente, e então buscamos através de uma reunião tornar realidade a possibilidade”, disse, salientando que apesar de simples, a forma de comemoração é bastante especial. “Significa o nome de Tangará por outros municípios, levando a identidade do nosso município. Portanto, apesar de singela é muito singular. Com essa parceria os 40 anos de Tangará da Serra serão lembrados tanto dentro quanto fora da cidade”, ressaltou.

De acordo com Bernadino, o carimbo já foi confeccionado pelo município. Já o Selo comemorativo ficou por conta dos Correios efetivar sua confecção.

O secretário disse ainda que tanto o carimbo quanto o Selo Comemorativo terão a validade de 30 dias, circulando por todo o estado, ou mesmo pelo mundo. “Acordamos com os Correio essa bela homenagem que vigorará por 30 dias, que compreenderá sua utilização do dia 12 de maio até o dia 10 de junho, quando teremos nossa cidade em evidência”.

O lançamento do selo Comemorativo e também do carimbo serão realizados em uma cerimônia, que acontecerá no dia 12 de maio com a presença de representantes dos Correios e lideranças municipais.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Casa de Rondon somente poderá receber melhorias após doação da área

O município não pode mexer na área, pois esse encargo é do estado

No dia 18 de abril de 2010, atendendo uma indicação do há época, vereador Celso Ferreira, o secretário de Turismo de Tangará da Serra, João Negão, visitou o Assentamento Antonio Conselheiro. O objetivo era constatar in loco as necessidades da Casa de Rondon. Construída em 1906, a Casa foi utilizada pela comitiva de Marechal Rondon, servindo como uma das bases teleféricas. Hoje, seis anos após o ocorrido, a Casa de Rondon continua necessitando de melhorias.

De acordo com o secretário de Turismo, José Bernadino, os entraves para que benfeitorias possam ser realizadas no local são muitas, o que tem dificultado as ações. “A Casa foi tombada pelo Estado, sendo em área pertencente ao Incra, o que impossibilita então que o município faça qualquer benfeitoria no local. Somos sabedores das necessidades, mas não podemos realizar nenhum tipo de obra ali”, informou, enfatizando que no ano passado o executivo enviou à Câmara de vereadores a solicitação para receber a área do Incra, o que não foi permitido. “Solicitamos do legislativo a aval para recebermos a área do Incra, quando então a mesma passaria a nos pertencer e teríamos direitos sobre a área, mas infelizmente não tivemos êxito”, disse Bernardino.

De acordo com o secretário não há possibilidade de enquanto isso não acontecer o município poder mexer na área, pois esse encargo é do estado, com o qual já buscou firmar parcerias, mas não teve respostas.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Prefeito celebra TAG com TCE para adequação do Portal Transparência

Fábio Junqueira e Presidente do TCE, Antonio Joaquim

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, celebrou juntamente com Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) para adequação do Portal Transparência do Município. Além de Tangará, representantes de outras 21 Prefeituras e 22 Câmaras Municipais também participaram da ação do TCE.

A formalização do TAG estabelece que em um prazo de 12 meses todas as Prefeituras e Câmaras Municipais estejam com seus portais em conformidade com os termos da Lei Federal nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação. “Promovemos uma Gestão transparente e eficiente, prestamos contas de nossas ações à população e aos órgãos fiscalizadores. O Portal Transparência é uma ferramenta fundamental para que a sociedade tenha acesso irrestrito aos atos dos Poderes constituídos através do voto popular”, salientou o Prefeito tangaraense.

O Procurador Geral de Contas do TCE, Gustavo Deschamps afirmou que a transparência é a vacina contra a corrupção “A transparência é importante para que o cidadão possa exercer seus direitos plenamente, garantindo sua participação. Nós realizamos um diagnóstico completo do que precisa ser feito para aperfeiçoar a transparência nos municípios e esperamos que grande parte dos municípios, ao final da vigência da TAG, cumpra integralmente a lei”, enfatizou.

Fonte: Diego Soares
Assessoria de Imprensa

Empossados os novos Conselheiros de Saúde de Tangará da Serra

A posse aconteceu na Sala dos Conselhos Municipais.

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (11/04) a posse dos novos Conselheiros do Conselho Municipal de Saúde de Tangará da Serra. Foram empossados 24 Conselheiros, sendo 12 Titulares e 12 Suplentes. O Conselho Municipal de Saúde é formado de 04 Integrantes da Gestão, 02 Prestador de Serviço, 06 Trabalhadores da Saúde e 12 Representantes dos Usuários do SUS.

O atual Conselho tem como Presidente Rômulo Cezar Ribeiro da Silva e Vice-Presidente Lucileia Oliveira Rodrigues, ambos Trabalhadores da Saúde de Tangará da Serra. Os atuais Conselheiros atuarão no biênio 2016/2017.

O Conselho Municipal de Saúde é regulamentado por lei e tem caráter permanente, deliberativo e normativo do SUS no âmbito municipal, que tem por competência formular estratégias e controlara execução da política de saúde do município, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros.

Confira a lista completa dos novos conselheiros:

Itamar Martins Bonfim (Seg. Gestor / Titular
Edvaldo Carnaúba de Amorim (Seg. Gestor / Suplente
Eris Alves Pondé (Seg. Gestor / Titular)
Mairlon de Queiroz Rosa (Seg. Gestor/Suplente)
Francisco Amarante Almeida (Seg. Prestador/Titular)
Jefferson Ricardo Marques (Seg. Prestador/Suplente)
Lucileia Oliveira Rodrigues (Seg. Trabalhadores/Titular)
Jorcilene José Alcantara Silva (Seg. Trabalhadores/Suplente)
Romulo Cézar Ribeiro da Silva (Seg. Trabalhadores/Titular)
Jucélia Oliveira Guedes Gonçalves (Seg. Trabalhadores/Suplente)
Erika Cristiane Sassali de Oliveira (Seg. Trabalhadores/Titular)
Marilda soares da Silva(Seg. Trabalhadores/Suplente)
Cláudio Reina Silvano de Sousa(Seg. Usuários/Titular)
Alessandra Marisa Leite (Seg. Usuários/Suplente)
Nedino Cintra Nascimento Maizokie (Seg. Usuários/Titular)
Karolline Rodrigues Oliveira (Seg. Usuários/Suplente)
Tatiane Escame Herrero (Seg. Usuários/Titular)
Leandro Felipe Mufato (Seg. Usuários/Suplente)
Alceu Algusto Haidmann (Seg. Usuários/Titular)
Adilso Afonso da Silva (Seg. Usuários/Suplente)
Antonio Carlos Barbosa (Seg. Usuários/Titular)
Deoni Alberto Tomazoni (Seg. Usuários/Suplente)
Valdemar Manrich (Seg. Usuários/Titular)
Fabiana de Oliveira Borges (Seg. Usuários/Suplente)

Fonte: Humberto Ferreira
Redação CTS

Rogério Silva destaca aprovação de projeto que permite manutenção de procedimentos médicos

Rogério Silva (PMDB) chamou atenção para o projeto que foi aprovado na Câmara esta semana autorizando alteração das metas financeiras do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), permitindo abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 649 mil no Orçamento do Município. O vereador destaca que os recursos vão custear despesas da Secretaria Municipal de Saúde com serviços de procedimentos médicos.

“A aprovação é extremamente importante para a população, especialmente para aqueles que dependem do serviço público. Conversei com o secretário e a informação é de que este contrato representa mais de 100 procedimentos que são mensalmente realizados, garantidos pelo Município de Tangará da Serra no atendimento aos tangaraenses”, conta Rogério Silva, que faz parte da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final do Poder Legislativo.

Na mensagem encaminhada aos vereadores, o prefeito Fábio Junqueira (PMDB) explicou que a abertura de crédito adicional suplementar visa adequar o orçamento para viabilizar prorrogação do contrato 147/ADM/2014, referente credenciamento da empresa Vida &Saúde que presta serviços médicos hospitalares conforme rol de procedimentos definidos em tabela municipal.

“Hoje nós sabemos que são mais de 60 partos, 40 cirurgias ortopédicas, de 10 a 15 ginecológicas, além de muitos outros serviços prestados. Está aí a importância dessa aprovação para a continuidade desses serviços. Nós defendemos a aprovação e o projeto foi aprovado, beneficiando as pessoas que precisam”, afirmou o vereador Rogério Silva.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

Projeto Biblioteca Itinerante esteve no Bairro Alto Alegre

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Biblioteca Municipal “Viviane Costa dos Santos Ferro” esteve nesta terça-feira (12/04) com o Projeto Biblioteca Itinerante, no Bairro Alto Alegre ao lado do CME Futuro Brilhante. A população daquela região teve acesso a inúmeras publicações que fazem parte do acervo da Biblioteca Municipal.

Na oportunidade o Coordenador da Biblioteca Municipal Marcos Sampaio fez um convite para a população se inscrever e ter como empréstimo inúmeras publicações da Biblioteca Municipal. “É necessário que os interessados compareçam a Biblioteca no Centro Cultural munidos de seus documentos, fotos, inclusive uma conta de luz ou água para comprovar o endereço, e já sair com a carteirinha em mãos”, comentou o Coordenador.

A Biblioteca Itinerante faz parte de um Projeto da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra e tem como objetivo aproximar a comunidade dos livros e também despertar o gosto pela leitura.

Fonte: Humberto Ferreira
Redação CTS

Secretário de Infraestrutura notifica fornecedora de lâmpadas ao Município

Segundo o Secretário a empresa não fornece lâmpadas há dias e que por conta disso o serviço está prejudicado

O Secretário Municipal de Infraestrutura de Tangará da Serra, Selton Vieira, informa à população tangaraense que a Empresa responsável pelo fornecimento de lâmpadas ao Município não vem agindo em conformidade com o que estabelece o Contrato firmado entre ela e a Prefeitura Municipal.

Segundo o Secretário a referida empresa não vem promovendo o fornecimento de lâmpadas há vários dias e que por conta disso o serviço está prejudicado. Selton Vieira salienta que a empresa já foi notificada pelo Município e que aguarda o cumprimento dos prazos legais para que medidas sejam tomadas e o serviço volte a ser executado regularmente como ocorria anteriormente.

O Secretário lamenta o fato e pede compreensão, considerando que o Município busca tomar as medidas necessárias para que a empresa ou cumpra com suas devidas obrigações, estabelecidas no certame licitatório do qual sagrou-se vencedora ou para que o contrato seja cancelado em definitivo e uma nova empresa seja contratada para o fornecimento de lâmpadas conforme determina a legislação vigente.

“Lamentamos o ocorrido, mas não podemos ser responsabilizados por isso. A empresa simplesmente deixou de cumprir a sua obrigação e aquilo que podemos, efetivamente fazer, estamos fazendo. Estamos tomando todas as medidas cabíveis para a solução desse problema”, enfatiza o Secretário.

Fonte: Diego Soares - Assessoria de Imprensa

Realizada a VII Formação de Conselheiros Escolares de Tangará da Serra

O evento foi realizado no auditório do CEFAPRO

A Prefeitura de Tangará da Serra, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu nos dias 05 e 06 de Abril a primeira etapa da VII Formação de Conselheiros Escolares. O evento foi direcionado para Conselheiros das Comunidades Escolares do Sistema Municipal de Ensino. Contou com a presença do Prefeito Fábio Martins Junqueira, dos Secretários Municipais, Prof. Adriano Fernandes da Educação e Cultura e do Prof. Aguinaldo Garrido da Assistência Social, que foi também palestrante. Participaram também diversas autoridades da Educação do nosso município. Foi realizada no Auditório do CEFAPRO.

O Objetivo da VII Formação de Conselheiros Escolar foi proporcionar formação continuada aos profissionais da educação inseridos nas escolas públicas municipais, considerando o conhecimento acumulado por todos no seu fazer profissional e possibilitando através da interação entre os pares, o aprofundamento teórico que emerge como necessidade da reflexão na e sobre a ação.

O Prefeito Fábio Martins Junqueira esteve presente e falou de sua alegria em ver a sua administração promover a VII Formação de Conselheiros Escolares. “O Conselho Escolar é responsável por zelar pela manutenção e por participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira da escola. Ele deve contribuir com as ações dos dirigentes escolares para assegurar a qualidade de ensino e a gestão democrática na escola. Cabe aos conselheiros, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à unidade escolar e discutir o projeto pedagógico com a direção e os docentes”, comentou o Prefeito.

No dia 05/04, na 1ª Etapa, o Prof. Ms. Aguinaldo Garrido, ministrou a Palestra “A educação sobre o olhar da comunidade escolar. Em seguida o Prof. João Costalonga Filho, deu informações sobre a Instrução Normativa nº 003/-2016-SEMEC.

No dia 06/04, aconteceu a Palestra Programas Federais vinculados ao PDDE, planejamento e aplicação dos recursos com a Profa. Maria de Fátima Alves de Brito Oliveira. Em seguida houve uma Oficina – Projeto Político Pedagógico – Análise de projetos e elaboração de parecer, com o Prof. João Costalonga Filho.

A 2ª Etapa acontecerá no período de 07/04 a 30/09/2016 e a 3ª Etapa nos dias 18 e 19/10/2016.

Fonte: Humberto Ferreira
Assessoria de Imprensa

Rogério comemora aprovação de recursos para aquisição de ônibus rural escolar

Rogério Silva (PMDB) destacou aprovação, na última semana, de projeto de lei que autorizou a abertura de crédito adicional suplementar, na estrutura da Lei Orçamentária Anual, no valor de R$ 240 mil para custear despesas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. De acordo com o projeto aprovado, os recursos permitem a aquisição de um ônibus rural escolar, por meio de adesão à ata de registro de preços do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“O veículo rural conta com características específicas para uso em vias não pavimentadas, garantindo reduzido custo operacional, robustez e resistência. E a aquisição atende a necessidade do Município, que precisa atender os estudantes que moram na zona rural de Tangará da Serra”, explica o vereador Rogério Silva.

SUBSTITUIÇÃO - O ônibus que será adquirido pelo Município atenderá o transporte escolar da zona rural, em substituição ao veículo que se envolveu em acidente, no ano de 2014, cuja indenização no valor de R$ 114 mil foi paga pela Seguradora Porto Seguro, já está na conta do município.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

PT de Tangará da Serra formaliza saída do governo municipal

“Fizemos a coligação para governarmos juntos com o prefeito, mas infelizmente isso não foi possível”, disse presidente

No dia 30 de março, chegou ao gabinete do Prefeito Fábio Martins Junqueira uma carta enviada pela direção Municipal do Partido dos trabalhadores (PT) de Tangará da Serra, onde o conteúdo dava conta do desligamento do partido da atual gestão. “(...) vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência formalizar que o PT de Tangará da Serra não participa mais do vosso governo”, diz trecho extraído da carta enviada ao Executivo Municipal.

Também conforme explicita o documento, os cargos indicados pelo Partido dos Trabalhadores seriam entregues, enfatizando que os companheiros de partido que foram indicados pelo partido que optarem por permanecer nos cargos não expressam o interesse do partido, como explica o presidente do partido, Edilson Luis da Rocha, sobre o único cargo que tem a frente da pasta um membro do PT, sendo o secretário de Agricultura, Ander Santos. “A decisão foi conjunta com os membros, quando decidimos deixar o governo. Mas, deixamos o Ander na liberdade para decidir sua saída ou não do cargo, não temos como objetivo criar qualquer desconforto para o companheiro”, disse, salientando que a saída se deu após tentativas de aproximação com a administração, na qual não tiveram êxito. “Fizemos a coligação para governarmos juntos com o prefeito, mas infelizmente isso não foi possível. O Fábio é muito centralizador. Além de termos passado por alguns dissabores com a administração, como no caso do Junior Pimenta e da professora Iolanda, o que só alimentou a decisão de nos afastarmos”, argumentou. 

A redação do DS entrou em contato com o prefeito Fábio Martins Junqueira que disse ter recebido o documento de formalização da saída do partido do governo com bastante tranquilidade, uma vez que, nunca foi apoiado pelo vereador do partido na Câmara, Welinton Duarte (Coquinho). “Recebi a notícia com muita tranquilidade, pois nunca tivemos o apoio do vereador, nem em época de campanha, nem na administração, portanto tudo continua como sempre esteve”, disse Junqueira, salientando que até o momento ainda não recebeu nenhum pedido de exoneração dos cargos indicados ou vinculados ao PT.

A redação tentou também contato com o secretário Ander Santos, mas não fomos atendidos.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Colégio Ideal desenvolve projeto ‘A magia da literatura infantil’

Os alunos da educação infantil se reúnem todas as sextas-feiras para o momento da “Contação de histórias”

Estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias, além de desenvolver a imaginação, a criatividade, interpretação de imagens, oralidade, e principalmente o estímulo a prática prazerosa da leitura. Esse é o objetivo do projeto “A magia da literatura infantil”, desenvolvido pelo Colégio Ideal há quatro anos.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Vanessa Borba Garcia, 84 crianças da educação infantil - do maternal 2 ao segundo período – participam do projeto iniciado em março deste ano. O mesmo segue até novembro, ocasião em que encenações das histórias contadas em sala de aula serão promovidas. 

Porém, antes disso, todas as sextas-feiras os alunos da educação infantil se reúnem para o momento da “Contação de histórias”. “Eles também levam para casa a maleta da leitura onde lêem um livro com os pais e fazem o desenho ilustrativo da história. Os alunos maiores, às vezes escrevem trechos das histórias com o auxilio da família”, explica a coordenadora, ressaltando que, ao final do projeto, cerca de 10 a 15 livros serão apresentados aos pequenos leitores cerca de 30 livros aos maiores.

Fonte Fabíola Tormes - Redação DS

Em reunião, Junqueira esclarece polêmica da Palmital

Cerca de 15 empresários, vereadores e secretários municipais participaram da reunião com o prefeito

Assim como produtores rurais estão se reunindo para tratar sobre o assunto, cerca de 15 empresários de Tangará da Serra compareceram no final da tarde desta segunda-feira, 4 de abril, a uma reunião com o prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB) e secretários municipais, buscando esclarecimentos acerca dos temas das polêmicas Comissões Especiais de Inquérito (CEIs) que deverão ser instaladas hoje pela Câmara Municipal.

Na oportunidade, o secretário Municipal de Infraestrutura Selton Vieira esclareceu aos presentes as questões técnicas sobre o trabalho que está sendo realizado na Estrada da Comunidade Palmital e o prefeito Fábio falou sobre as questões legais para a realização do trabalho.

Segundo o chefe do Executivo Municipal, a estrada do Palmital existe desde 1974, assim como a estrada do Ararão, da Bandeirantes, e os melhoramentos estão sendo feitos em estradas municipais. “Não se utilizou as máquinas [do município] para fazer serviço privado, se utiliza máquina para fazer o serviço público”, afirmou.

Junqueira aproveitou ainda a oportunidade para falar também sobre a celebração do Pacto de Preservação da Bacia da Cabeceira do Pantanal com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente para a recuperação das estradas rurais municipais, na metodologia do projeto Cultivando Água Boa. “Então estou cumprindo inclusive um pacto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que é a recuperação das estradas, e nada ilegal”.

Presente nesta mesma reunião, o vereador Vagner Constantino disse não ver problema na instalação da CEI. “Se está tudo normal eu não vejo nenhum tipo de problema. Qual é o problema de você investigar?

Ao final, após ouvirem as explicações, foi feita uma votação entre os presentes e por unanimidade dos empresários houve a manifestação contrária da CEI. Definiram ainda que será formalizado um documento para ser divulgado e entregue na Câmara nesta terça-feira.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

Prefeito empossa novos Secretários de Assistência Social e Esportes

Posse aconteceu na manhã desta segunda-feira

Dois novos Secretários Municipais foram empossados na manhã desta segunda-feira, 04, pelo Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira. O ato de posse aconteceu na Sala de Reuniões, anexa ao gabinete do Chefe do Poder Executivo e contou com as presenças dos demais Secretários e dos vereadores Wellington Bezerra, Niltinho do Lanche e Zedeca.

Foram empossados os Secretários de Assistência Social, Aguinaldo Garrido, e de Esportes, José Ricardo. Os dois foram escolhidos por Junqueira que considerou a capacidade técnica de cada um e o conhecimento prática em suas respectivas áreas.

“Os novos Secretários entram com a missão de contribuir ainda mais com o desenvolvimento de Tangará da Serra. O Zé Ricardo, quando se fala em prática esportiva, é uma sumidade em nosso Município. Pessoa digna, respeitada e muito querida pelos tangaraenses. Terá liberdade para conduzir a Secretaria e dar continuidade aos trabalhos que já estão sendo desenvolvidos. O Aguinaldo, por sua vez, conheço desde criança. Foi o grande representante de Tangará da Serra no Conselho Estadual de Educação quando foi seu presidente. Chegou a ser cotado para assumir a Secretaria de Estado de Educação. O Agnaldo tem todo um perfil de atuação que servirá grandemente para a Secretaria de Assistência Social”, destacou o Prefeito.

A Primeira Dama, Helena Simões Matias Junqueira, prestigiou a posse dos Secretários e os parabenizou por estarem a disposição do Município quando este lhes conclama para ser ajudado. “Tenho certeza que o Aguinaldo e o Zé Ricardo serão soldados de Tangará da Serra agora muito mais do que já eram por estarem na função pública. São capacitados e honestos, nossa cidade está bem servida de bons Secretários”, salientou.

Fonte: Diego Soares
Assessoria de Imprensa

AL Itinerante - ALMT promove intermediação para o custeio do hospital de Tangará

O presidente da ALMT, Guilherme Maluf e o deputado Saturnino Masson visitaram as obras do hospital municipal de Tangará da Serra com o prefeito Fábio Martins Junqueira

A conclusão do Hospital Municipal de Tangará da Serra, que teve as obras iniciadas em 2006, paralisadas depois e retomadas há três anos, está prevista para o próximo mês. Em função disso, a Assembleia Legislativa vai promover a intermediação junto ao Governo Federal e do Estado para a compra dos equipamentos e custeio mensal da unidade hospitalar.

Durante o projeto “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo”, realizado neste final de semana em Tangará da Serra e envolvendo sete municípios da região Médio-Norte, o principal pleito da classe política e empresarial para os deputados estaduais foram em relação à conclusão do hospital municipal, que está com as obras avançadas. Enquanto não fica pronto, a unidade hospitalar funciona em outro prédio, alugado pela Prefeitura da cidade.

Em função dos pedidos na área de saúde, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf e o deputado Saturnino Masson, ambos do PSDB, visitaram neste sábado (2), as obras do hospital juntamente com o prefeito da cidade, Fábio Junqueira.

“Aqui não se trata apenas de uma unidade hospitalar, e sim de um complexo hospitalar, estou impressionado no que vi, pois é uma UPA, unidade hospitalar e mais uma unidade do Samu integradas. Não mediremos esforços para trazer esses investimentos que faltam para ajudar a concluir e custear a obra. Acreditamos que essa não é uma obrigação do município, mas também do Governo Federal e estadual”, afirmou Guilherme Maluf.

Após a conclusão da obra, também deve ser realizada a discussão entre Governo do Estado e Prefeitura sobre a característica do hospital. Se será municipal ou passará para regional. Atualmente, o regional fica em Barra do Bugres, e uma das possibilidades é que os dois fiquem como regional, Tangará contando com a média e alta complexidade. Maluf afirmou que a Assembleia Legislativa estará participando das discussões sobre o hospital.

“Precisamos unir forças e ajudar a Prefeitura de Tangará da Serra para resolver esse problema na saúde, que é a principal demanda da população”, avalia o presidente do Poder Legislativo.

O hospital em construção conta com 105 leitos, e mais 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), três Centros Cirúrgicos, uma UPA 24 horas anexa. A obra custou R$ 4 milhões e está sendo feita com recursos próprios e precisa de mais R$ 2,5 milhões para equipar, além da solicitação já feita ao Governo do Estado para o aporte financeiro de R$ 1 milhão mensal para o custeio.

O prefeito de Tangará da Serra lembrou que houve uma série de dificuldades ao longo dos anos, por isso a demora na conclusão da obra.

“Desde 2006 há esforços para executar essa obra, mas recursos de emendas parlamentares não foram executadas pela gestão anterior do governo, também as medições apresentadas pelo município demoravam a ser pagas pelo Estado. Existe a necessidade de um hospital em Tangará, pois temos mais de 100 mil habitantes. Precisamos do apoio da Assembleia Legislativa e pedimos ao deputado Guilherme Maluf que some esforços com a gente”, disse.

O deputado Saturnino Masson lembrou que os parlamentares estaduais estão unidos a favor do hospital, que já tem emendas para o equipamento, e que agora juntamente com a força do presidente da Assembleia Legislativa, vão promover as intermediações junto ao Governo do Estado para o equipamento e custeio da unidade.

“Para que venha de encontro a ansiedade da população de ter essa unidade, vamos pedir para que o Governo possa ajudar a equipar e dar suporte para o funcionamento porque a Prefeitura sozinha não consegue, precisamos de união da prefeitura, Governo Federal e estadual e Assembleia Legislativa”, argumentou o deputado.

Fonte: KLEVERSON SOUZA
Assessoria da Presidência 





Alunos com deficiência visual tem aula de orientação e mobilidade na Prefeitura

Os alunos foram recepcionados pela equipe da SEMEC

As professoras Dulcemare Sanches, Daniela Lampert e Marli Chagas do Centro Municipal de Educação Especial Profª Isoldi Storck realizaram na manhã desta quinta-feira (31/03) uma aula de orientação e mobilidade com deficientes visuais nas dependências da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, com objetivo de proporcionar ao deficiente visual autonomia na locomoção, autoconfiança, aumento da autoestima e independência, promovendo assim a sua integração social.

Na oportunidade os alunos foram recebidos pelo Secretário de Educação e Cultura Prof. Adriano Alves Fernandes e sua equipe pedagógica que ofereceram um delicioso café da manhã aos alunos e professoras.

As professoras propuseram ao Secretário e alguns membros da equipe da SEMEC a experiência de terem os olhos vendados por alguns instantes, para que pudessem vivenciaram a realidade da pessoa com deficiência visual.

Os alunos aproveitaram para agradecer o Secretário, Prof. Adriano e sua equipe pelo acolhimento, que para eles foi um momento muito especial.

Fonte: Humberto Ferreira
Assessoria de Imprensa

Sicredi Sudoeste MT comemora 27 anos com solidez e crescimento

Em 31 de março de 1989 um grupo de agropecuaristas se reuniam para fundar uma cooperativa de crédito como uma alternativa de financiamento para o crédito rural da época. Vinte e sete anos depois, aquela cooperativa tornou-se um ícone de crescimento e solidez.

A Sicredi Sudoeste MT tem hoje mais de 42 mil associados em uma área de atuação que abrange 22 municípios do estado. “Comemoramos os 27 anos iniciando um novo ciclo de crescimento e expansão”, destaca o Presidente da Cooperativa Antonio Geraldo Wrobel. Um crescimento previsto no fortalecimento do crédito e na busca de recursos, principalmente de poupança. “Se quisermos ampliar nosso crédito, fortalecendo inclusive o crédito imobiliário, precisamos captar recursos de poupança de toda nossa base de associados. É importante que o associado realmente entenda a Cooperativa como sua empresa, para que desta forma a tenha como principal instituição financeira e faça suas aplicações e movimentações na Cooperativa”.

A cooperativa tem investido esforços na formação dos associados, levando conhecimento e informação acerca do negócio cooperativo, seus diferenciais e principalmente deste modelo de gestão onde o associado é o dono e é ele quem decide e participa dos resultados. Desta forma, a Sicredi Sudoeste MT cresce com responsabilidade e sustentabilidade.

E falando em crescimento, a Cooperativa inaugura este ano mais uma Unidade de Atendimento, totalizando assim 22 Unidades, e já trabalha nos estudos de expansão para os estados de Roraima e Amazonas. A expansão fortalece ainda mais a Cooperativa e faz a projeção de uma vida cooperativa longa e saudável. “Ainda vamos comemorar muitos anos da Sicredi Sudoeste MT e o parabéns vai principalmente para cada associado que movimenta, investe e acredita no seu negócio”, finaliza Wrobel.

Fonte: Keila Volkmer - Assessoria

AL Itinerante oferece 12 serviços de cidadania para Tangará e região

A Assembleia Itinerante acontece nesta sexta-feira e sábado (1º e 2 de abril), em Tangará da Serra, com a participação de sete municípios da região médio-norte

Doze serviços de cidadania serão oferecidos pela Assembleia Legislativa por meio do projeto “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo”, na sua quarta edição, que acontece em Tangará da Serra (240 km distante de Cuiabá), neste final de semana (1º e 2 de abril), e contará com a participação de sete municípios da região médio-norte.

Os serviços serão ofertados por meio do Mutirão da Cidadania, que será realizado no sábado (2), das 8h às 17h, na Escola Estadual Pedro Alberto Tayano, localizado na Vila Esmeralda (rua 7, nº 1980), em Tangará da Serra.

Pela primeira vez, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso participa da Assembleia Itinerante e estará oferecendo os serviços de emissão de carteira de trabalho informatizada, com entrega na hora, recurso do seguro desemprego, orientações trabalhistas, consultas de RAIS para fins de demanda judicial.

“Muitas vezes o cidadão não tem a facilidade de se deslocar até o local, embora Tangará da Serra tenha o Cine agência, mas não recebe a carteira de trabalho na hora, pois a confecção demora 15 dias e já na Assembleia Itinerante, com a nossa unidade móvel, ficará pronta no mesmo dia”, explicou o superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Eduardo Driemeyer, ao lembrar que os cidadãos precisam levar documentos como RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, extrato do PIS para dar entrada na carteira de trabalho.

Também já está confirmada a realização de primeira e segunda via de identidade, CPF, orientações jurídicas da Defensoria Pública, serviços do Procon, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Mutirão da Cidadania também contará com o Espaço Saúde, onde o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) levará o caminhão que conta com dois consultórios, um deles disponível para serviços de dentista com todo o equipamento necessário para serviços de curto prazo, e outro para médico clínico geral. O Unic Saúde da cidade também participa da ação no evento.

Também será ofertado o Espaço Beleza com corte de cabelo feminino e masculino, além de recreação com brinquedos para as crianças.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, o Mutirão da Cidadania é um instrumento importante do projeto para aproximar o Poder Legislativo da sociedade e levar serviços emergenciais ao cidadão.

“A ideia é atender a população no local onde vive, levar serviços de cidadania. Temos buscado parcerias com outros órgãos para oferecer esses atendimentos para as pessoas que mais precisam”, afirmou Maluf. 

Além de Tangará da Serra, participam do projeto os municípios de Sapezal, Campo Novo do Parecis, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nova Olímpia, Denise e Tangará da Serra. Esta é a quarta edição do projeto, que já foi realizado em Comodoro e Rondonópolis no ano passado e em Sinop no mês passado.

PROGRAMAÇÃO – Sexta-feira (1), das 8h às 17h – Cursos de formação para professores da educação básica e agentes de saúde, na Avenida Virgílio Favetti, nº 1200 S. Vila Alta, na Unic de Tangará da Serra.

Durante todo o dia, também será realizada uma palestra de preparação para alunos do 2º e 3º ano do ensino médio e para aqueles que já concluíram e vão prestar o Enem. De manhã, a palestra acontece na Associação Comercial de Tangará da Serra (Acit), das 8h às 11h30. No período da tarde e à noite, a palestra será promovida na Unic, das 13h30 às 17h e das 19h às 22h.

Serão três horas de curso ministrados pelo professor Sérgio Cintra, e é voltado para a redação e competências e habilidades da prova de linguagem no Enem. Não é necessário fazer inscrição, basta comparecer em um dos locais. Na acit, a capacidade é de 250 pessoas e na Unic, de 600 pessoas por período.

Às 15h, será realizada a reunião dos deputados estaduais com prefeitos e vereadores da região, que acontece na Câmara Municipal de Tangará da Serra, localizada na rua Júlio Martinês Benevides (11), 195, centro.

Já às 19h, acontece a sessão itinerante, na sede da OAB, localizada na avenida Brasil nº 1600, E. Jardim Europa. Na sessão, serão realizadas entregas de moções de congratulação a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da região, além da discussão de demandas dos municípios.

No sábado (2), das 8h às 18h, acontece o Mutirão da Cidadania, na Escola Estadual Pedro Alberto Tayano, localizada na rua 7, nº 1980, na Vila Esmeralda.

KLEVERSON SOUZA
Assessoria da Presidência 
Fones: 3313-6568 / 9907-0520