Cursos abrirão a programação da AL Itinerante em Tangará

“Queremos aproximar a Assembleia Legislativa da sociedade”, deputado Guilherme Maluf

“Aproximar o Poder Legislativo da sociedade, com serviços de cidadania e assistência social por meio do Mutirão, discussão política em reuniões com prefeitos, vereadores, lideranças regionais e empresariais, além da formação intelectual que é fundamental para garantir a capacitação para profissionais e estudantes da região”, resume o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado Guilherme Maluf (PSDB), ao falar sobre o projeto “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo”.

A iniciativa, promovida pelo Legislativo Estadual, será realizada neste final de semana, dias 1º e 2 de abril, em Tangará da Serra. Na oportunidade, sete municípios da região Médio-Norte participarão da quarta edição do evento que vai levar serviços de cidadania para a população, cursos de capacitação para professores, agentes de saúde e estudantes que farão o Enem, além de reuniões dos deputados estaduais com prefeitos e vereadores de Sapezal, Campo Novo do Parecis, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nova Olímpia, Denise e Tangará da Serra.

“Queremos aproximar a Assembleia Legislativa da sociedade, e uma das formas é indo até o cidadão. A ideia é atender a população no local onde vive, e os deputados poderão receber de perto as demandas, aproximando o parlamento do povo mato-grossense. Nossa gestão não tem medido esforços para resgatar a imagem do Poder Legislativo, recuperar a credibilidade junto ao povo”, destaca Maluf.

A programação, de acordo com a assessoria de imprensa da presidência, começa na sexta-feira, 1º de abril, com cursos de formação para professores da educação básica e agentes de saúde, das 8h às 17h, na Unic Tangará da Serra. Durante todo o dia, também será realizada uma palestra de preparação para alunos do 2º e 3º ano do ensino médio e para aqueles que já concluíram e vão prestar o Enem. De manhã, a palestra acontece na Associação Comercial de Tangará da Serra (Acits), das 8h às 11h30. No período da tarde e à noite, a palestra será promovida na Unic, das 13h30 às 17h e das 19h às 22h. “Serão três horas de curso ministrados pelo professor Sérgio Cintra, e é voltado para a redação e competências e habilidades da prova de linguagem no Enem”, adiantam, ao ressaltar que não é necessário fazer inscrição, basta comparecer em um dos locais. 

Esta será a quarta edição da Assembleia Itinerante. No ano passado, foram realizadas em Comodoro e Rondonópolis e em janeiro, já foi promovida em Sinop.

Prefeitos e vereadores da região serão atendidos

Dentro da programação do projeto “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo” está marcada também uma reunião nesta sexta-feira, 1º de abril, com os deputados estaduais e prefeitos e vereadores da região. A mesma acontecerá a partir das 15h, na Câmara Municipal de Tangará da Serra. 

Na ocasião, além do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado Guilherme Maluf (PSDB), os dois deputados eleitos por Tangará da Serra e com base política na região: Saturnino Masson (PSDB) e Wagner Ramos (PSD), estarão presentes. Outros parlamentares também participam do evento para promover diálogo com a classe política e com a população.

Ainda na sexta-feira, às 19h, acontece a sessão itinerante, na sede da OAB. Na sessão serão realizadas entregas de moções de congratulação a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da região, além da discussão de demandas dos municípios.

Já no sábado, 2, das 8h às 18h, acontece o Mutirão da Cidadania, na Escola Estadual Pedro Alberto Tayano, na Vila Esmeralda. Entre os serviços oferecidos, estão a primeira e segunda via de identidade, CPF, orientações jurídicas da Defensoria Pública, serviços do Procon, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

Educação abrirá inscrições para oficinas culturais em abril

Ao todo serão 21 oficinas, entre elas dança, violão, artesanato, teatro, entre outras

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Tangará da Serra, por meio do Departamento Municipal de Cultura, abrirá a partir do próximo mês as inscrições para 21 oficinas culturais, que serão ofertadas no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano.

De acordo com o secretário de Educação, professor Adriano Fernandes, as inscrições estarão abertas de 11 a 14 de abril, no próprio Centro Cultural, oportunidade que 1.070 vagas serão oferecidas a população de Tangará da Serra, sendo uma média de 10 a 20 alunos por oficinas, com exceção zumba que é aberto ao público. 

“Fica desde já o convite para toda a população que tenha interesse em participar dessas oficinas, gratuitamente, para que procurem o Centro Cultural a partir do dia 11 de abril”, convida Adriano, ao destacar que as oficinas serão ofertadas em duas etapas, sendo que as aulas nesta primeira temporada iniciarão dia 18 de abril e seguirão até 15 de agosto. Antes, porém, no dia 15 de abril, será promovida uma aula inaugural. 

Serão oferecidas, segundo o secretário, aulas de Dança (estilos como hip hop, street dance, zumba, danças folclóricas), Ballet Clássico, Musicalização infantil, Violão, Artesanato, Teatro e Teatro Circense, e Artes plásticas, todas no Centro Cultural. Além destas, serão ofertadas 285 vagas para oficinas externas, sendo que estas serão realizadas nos bairros, em espaços públicos.

Para se inscrever é necessário que o pai ou responsável apresente no ato da inscrição o comprovante de endereço, além de documentos pessoais. As aulas serão oferecidas gratuitamente, sendo cinco anos a idade mínima para participação.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

Fábio Junqueira participa de Encontro de Prefeitos em Cuiabá

O prefeito Fábio Junqueira (PMDB) participa nesta terça-feira 29/03 do 33º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, que será realizado na capital Cuiabá. A programação terá início com uma reunião na Assembleia Legislativa, que vai debater amplamente estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Ocorrerão ainda palestras, mesas redondas e debates. Além do mosquito da dengue, o encontro tratará de saneamento básico, crise política e cenário econômico atual.

Fonte: Blog do Rolim