Bombeiros de Tangará da Serra e Juína passam por capacitação

A capacitação segue até a próxima sexta-feira

Militares da 3ª Companhia Independente Bombeiros Militar (CIBM) de Tangará da Serra que faz parte do Comando Regional VI e a 14ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Juína participam de uma capacitação, com o objetivo de nivelar os critérios de análises de processos, com foco na melhoria do atendimento aos profissionais responsáveis técnicos. O curso está sendo realizado no quartel do Corpo de Bombeiros de Tangará e segue até a próxima sexta-feira. A iniciativa é da Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP) de Mato Grosso, através do coronel Roger.

De acordo com a capitão Poliana, da 3ª CIBM de Tangará da Serra, instrutores foram disponibilizados pela Diretoria de Cuiabá para ministrar a capacitação em todas as regionais, e dois deles [tenente Roberto e capitão Douglas] estão no município. Já 11 militares da Regional VI e do 14ª Companhia de Juína participam dessa capacitação. “É uma oportunidade para que todas as sessões de segurança contra incêndio nivelem o padrão de atendimento para que a população seja atendida da mesma maneira”, disse. De acordo com a comandante, a capacitação proporciona aos militares contato com os processos, para que eles possam entendê-los, o que não é tão simples assim, tendo em vista que demanda tempo e conhecimento.

O coordenador de fiscalização, capitão Douglas, um dos responsáveis pela capacitação destacou que o tema abordado ‘Análises de projetos’, tem o objetivo justamente de nivelar o conhecimento dos analistas do interior do Estado. “É o momento de chamarmos o pessoal para diminuir e esclarecer as dúvidas. Apesar de termos vindo da capital e ter uma estrutura mais adequada, o conhecimento humano das unidades do interior está bom, com pessoas qualificadas para as funções”, frisou.

Fonte: Lucélia Andrade - Redação DS

Cursos abrirão a programação da AL Itinerante em Tangará

“Queremos aproximar a Assembleia Legislativa da sociedade”, deputado Guilherme Maluf

“Aproximar o Poder Legislativo da sociedade, com serviços de cidadania e assistência social por meio do Mutirão, discussão política em reuniões com prefeitos, vereadores, lideranças regionais e empresariais, além da formação intelectual que é fundamental para garantir a capacitação para profissionais e estudantes da região”, resume o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado Guilherme Maluf (PSDB), ao falar sobre o projeto “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo”.

A iniciativa, promovida pelo Legislativo Estadual, será realizada neste final de semana, dias 1º e 2 de abril, em Tangará da Serra. Na oportunidade, sete municípios da região Médio-Norte participarão da quarta edição do evento que vai levar serviços de cidadania para a população, cursos de capacitação para professores, agentes de saúde e estudantes que farão o Enem, além de reuniões dos deputados estaduais com prefeitos e vereadores de Sapezal, Campo Novo do Parecis, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nova Olímpia, Denise e Tangará da Serra.

“Queremos aproximar a Assembleia Legislativa da sociedade, e uma das formas é indo até o cidadão. A ideia é atender a população no local onde vive, e os deputados poderão receber de perto as demandas, aproximando o parlamento do povo mato-grossense. Nossa gestão não tem medido esforços para resgatar a imagem do Poder Legislativo, recuperar a credibilidade junto ao povo”, destaca Maluf.

A programação, de acordo com a assessoria de imprensa da presidência, começa na sexta-feira, 1º de abril, com cursos de formação para professores da educação básica e agentes de saúde, das 8h às 17h, na Unic Tangará da Serra. Durante todo o dia, também será realizada uma palestra de preparação para alunos do 2º e 3º ano do ensino médio e para aqueles que já concluíram e vão prestar o Enem. De manhã, a palestra acontece na Associação Comercial de Tangará da Serra (Acits), das 8h às 11h30. No período da tarde e à noite, a palestra será promovida na Unic, das 13h30 às 17h e das 19h às 22h. “Serão três horas de curso ministrados pelo professor Sérgio Cintra, e é voltado para a redação e competências e habilidades da prova de linguagem no Enem”, adiantam, ao ressaltar que não é necessário fazer inscrição, basta comparecer em um dos locais. 

Esta será a quarta edição da Assembleia Itinerante. No ano passado, foram realizadas em Comodoro e Rondonópolis e em janeiro, já foi promovida em Sinop.

Prefeitos e vereadores da região serão atendidos

Dentro da programação do projeto “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo” está marcada também uma reunião nesta sexta-feira, 1º de abril, com os deputados estaduais e prefeitos e vereadores da região. A mesma acontecerá a partir das 15h, na Câmara Municipal de Tangará da Serra. 

Na ocasião, além do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado Guilherme Maluf (PSDB), os dois deputados eleitos por Tangará da Serra e com base política na região: Saturnino Masson (PSDB) e Wagner Ramos (PSD), estarão presentes. Outros parlamentares também participam do evento para promover diálogo com a classe política e com a população.

Ainda na sexta-feira, às 19h, acontece a sessão itinerante, na sede da OAB. Na sessão serão realizadas entregas de moções de congratulação a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da região, além da discussão de demandas dos municípios.

Já no sábado, 2, das 8h às 18h, acontece o Mutirão da Cidadania, na Escola Estadual Pedro Alberto Tayano, na Vila Esmeralda. Entre os serviços oferecidos, estão a primeira e segunda via de identidade, CPF, orientações jurídicas da Defensoria Pública, serviços do Procon, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

Educação abrirá inscrições para oficinas culturais em abril

Ao todo serão 21 oficinas, entre elas dança, violão, artesanato, teatro, entre outras

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Tangará da Serra, por meio do Departamento Municipal de Cultura, abrirá a partir do próximo mês as inscrições para 21 oficinas culturais, que serão ofertadas no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano.

De acordo com o secretário de Educação, professor Adriano Fernandes, as inscrições estarão abertas de 11 a 14 de abril, no próprio Centro Cultural, oportunidade que 1.070 vagas serão oferecidas a população de Tangará da Serra, sendo uma média de 10 a 20 alunos por oficinas, com exceção zumba que é aberto ao público. 

“Fica desde já o convite para toda a população que tenha interesse em participar dessas oficinas, gratuitamente, para que procurem o Centro Cultural a partir do dia 11 de abril”, convida Adriano, ao destacar que as oficinas serão ofertadas em duas etapas, sendo que as aulas nesta primeira temporada iniciarão dia 18 de abril e seguirão até 15 de agosto. Antes, porém, no dia 15 de abril, será promovida uma aula inaugural. 

Serão oferecidas, segundo o secretário, aulas de Dança (estilos como hip hop, street dance, zumba, danças folclóricas), Ballet Clássico, Musicalização infantil, Violão, Artesanato, Teatro e Teatro Circense, e Artes plásticas, todas no Centro Cultural. Além destas, serão ofertadas 285 vagas para oficinas externas, sendo que estas serão realizadas nos bairros, em espaços públicos.

Para se inscrever é necessário que o pai ou responsável apresente no ato da inscrição o comprovante de endereço, além de documentos pessoais. As aulas serão oferecidas gratuitamente, sendo cinco anos a idade mínima para participação.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

Fábio Junqueira participa de Encontro de Prefeitos em Cuiabá

O prefeito Fábio Junqueira (PMDB) participa nesta terça-feira 29/03 do 33º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, que será realizado na capital Cuiabá. A programação terá início com uma reunião na Assembleia Legislativa, que vai debater amplamente estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Ocorrerão ainda palestras, mesas redondas e debates. Além do mosquito da dengue, o encontro tratará de saneamento básico, crise política e cenário econômico atual.

Fonte: Blog do Rolim

Culto ecumênico marca celebração da Páscoa entre servidores

Celebração aconteceu na Prefeitura Municipal

Os servidores públicos da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra participaram na manhã desta quinta-feira, 24, de um culto ecumênico promovido no pátio da sede do Poder Executivo com a participação dos Pastores das Igrejas Assembleia de Deus e Presbiteriana e um Frei representando a comunidade católica.

Durante o culto ocorreram apresentações da orquestra da Igreja Assembleia de Deus e do Coral do Município composto por servidores públicos. “Foi uma bela celebração alusiva a Páscoa. Nossos servidores são merecedores de iniciativas como essa, que marcam datas importantes e promovem a união da equipe que labora com tanto afinco. O Município de Tangará da Serra está muito bem servido de profissionais dedicados e competentes”, destacou o Prefeito Fábio Martins Junqueira.

A Primeira Dama e Coordenadora voluntária da Sala da Mulher, Helena Simões Matias Junqueira, destacou a importância da celebração. “A Páscoa é um momento muito importante para a reflexão de todos nós. Essa não é apenas mais uma data comemorativa, pelo contrário, é a data reconhecida como a ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo, filho de Deus. É fundamental que façamos uma reflexão a respeito do que Jesus passou pelos seus filhos, por nós e o que nós fazemos em seu nome”, salientou a Primeira Dama.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Confirmado Curso de Jornalismo em Tangará; sem dedo político, apenas vontade acadêmica

Os interessados por jornalismo podem comemorar. Recebi nesta tarde a confirmação de que o Campus da Unemat de Tangará da Serra receberá em breve o Curso de Jornalismo. A confirmação me foi feita pelo professor efetivo do curso e membro da comissão de transição para Tangará da Serra, Rafael Marques, atualmente lotado em Alto Araguaia.

De acordo com ele, o Campus de Alto Araguaia não irá fechar como informado anteriormente. Todavia não há por lá mais mercado para o curso de Jornalismo. “O curso vai para Tangará da Serra por vontade e iniciativa dos professores, diálogo com a direção do campus de Tangará, boa vontade do vice-reitor Ariel e esforços de reitoria da Unemat”, disse.

Segundo ele, ainda está sendo feito o estudo da demanda e tem que passar pelo Conselho Universitário (Consuni). “Mas se tudo der certo, no primeiro semestre de 2017 já teremos vagas para o SISU”, completou o professor, explicando que não tem dedo de nenhum político. “Só vontade acadêmica”, finalizou o professor.

Fonte: Blog do Rolim

Fábio recebe Moção da AL por estar entre os 10 melhores do Estado

Fábio Junqueira recebe título das mãos do Deputado Baiano Filho

Em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira, 21, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, sede em Cuiabá, o Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, foi agraciado com uma Moção de Aplausos proposta pelo Deputado Estadual Baiano Filho aos dez melhores Prefeitos do Estado segundo pesquisa divulgada pela IKGM.

Junqueira, acompanhado da Primeira Dama do Município, Helena Simões Matias Junqueira, de Secretários Municipais e de familiares, recebeu das mãos do Deputado no Plenário das Deliberações René Barbour a Moção de Congratulação, e destacou a importância que esse reconhecimento representa para o povo de Tangará da Serra.

“Divido a homenagem recebida e a colocação entre os dez melhores prefeitos de Mato grosso no índice IKGM, com essa equipe maravilhosa de secretários e diretores das autarquias, com os mais de dois mil servidores municipais e com minha família, esposa, filhos e netos. Agradeço ao Deputado Baiano Filho pelo reconhecimento, extensivo aos demais Deputados Estaduais”, salientou Junqueira.

O índice IKGM mede anualmente a avaliação popular dos Prefeitos de Mato Grosso. Fábio Junqueira foi considerado o 10º melhor Prefeito do Estado e por esta colocação foi homenageado pela Assembleia Legislativa. “O Fábio tem feito uma grande gestão em Tangará da Serra. Os Prefeitos homenageados durante a Sessão Solene que promovemos são merecedores por estarem, em seus respectivos Município, desenvolvendo ações fundamentais para a população”, afirmou o Deputado Baiano Filho.

Foram homenageados, além de Fábio Junqueira de Tangará da Serra, Adriano Pivetta de Nova Mutum, Otaviano Pivetta de Lucas do Rio Verde, Francis Maris de Cáceres, Mauro Rosa de Água Boa, Jerônimo Neto de Alto Paraguai, Carlos Bianchi de São José dos Quatro Marcos, Roberto Farias de Barra do Garças, Mauro Mendes de Cuiabá e Fábio Schroeter de Campo Verde.

Fonte: Assessoria de Imprensa

APROXIMAÇÃO - Tangará da Serra e mais 6 municípios do médio-norte recebem AL Itinerante



Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Barra do Bugres, Porto Estrela, Denise e Nova Olímpia participam da 4ª edição da AL Itinerante 

O município de Tangará da Serra (240 km distante de Cuiabá) recebe a 4ª edição do projeto “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo”, nos dias 1 e 2 de abril. Ao todo, sete municípios da região médio-norte recebem ações de cidadania, cursos de capacitação e participam de reuniões para a apresentação de demandas da região aos deputados estaduais.

Além de Tangará da Serra, participam do evento, a classe política e a população de Sapezal, Campo Novo do Parecis, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nova Olímpia e Denise.

“A Assembleia Legislativa vai ouvir a população da região médio-norte, os prefeitos e vereadores dos municípios, as entidades de classe e a sociedade civil organizada e, além disso, vamos levar serviços de cidadania e cursos de capacitação para contribuir com o desenvolvimento da região”, afirmou Guilherme Maluf (PSDB).

Entre os serviços que serão oferecidos, está a confecção de documentos como carteira de identidade, CPF, orientações jurídicas por meio da Defensoria Pública, posto de atendimento do Cine, Procon, orientações de prevenção as drogas pela equipe do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), e ações como espaço beleza com corte de cabelo e espaço saúde para aferição de pressão.

“Queremos aproximar a Assembleia Legislativa da sociedade, e uma das formas é indo até o cidadão. A ideia é atender a população no local onde vive, e os deputados poderão receber de perto as demandas, aproximando o parlamento do povo mato-grossense. Nossa gestão não tem medido esforços para resgatar a imagem do Poder Legislativo, recuperar a credibilidade junto ao povo”, destacou Maluf.

Esta será a quarta edição da Assembleia Itinerante. No ano passado, foi realizada em Comodoro e Rondonópolis e neste ano, em janeiro, já foi promovida em Sinop.

KLEVERSON SOUZA - Assessoria da Presidência 

Rogério Silva destaca aprovação de projeto que autoriza reforma de playground no Bosque

Rogério Silva (PMB) chamou atenção para a aprovação, esta semana, do Projeto de Lei 022/2016 que autoriza abertura de crédito especial no valor de R$ 25 mil para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. De acordo com o texto aprovado pelos vereadores, os recursos serão investidos na reforma do playground do Bosque Municipal.

“O projeto é extremamente interessante especialmente para aqueles que visitam o bosque, levam seus filhos e utilizam o playground. O que aprovamos na Câmara é a autorização para que os recursos possibilitem que o Município faça a aquisição desses equipamentos com a finalidade de disponibilizá-los a população”, conta o vereador Rogério Silva.

Conforme a Mensagem encaminhada pelo prefeito Fábio Junqueira (PMDB) aos vereadores, devem ser adquiridos equipamentos para para fins de esporte e lazer. Segundo a justificativa do projeto, estão sendo realizadas obras no Parque Natural Municipal Ilton Ferreira Coutinho e verificou-se a necessidade de substituição dos brinquedos do Playground que devido a deterioração pela ação do tempo.

“Da forma em que está o playground apresenta, segundo o próprio Município, risco às crianças que utilizavam os brinquedos, então é um projeto que interessa a comunidade e foi aprovado na Câmara”, afirmou. Agora o texto segue à sanção do Poder Executivo Municipal.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

Prefeito Fábio agradece ao Servidor João Batista pela sua dedicação ao Município

Foto: Humberto Ferreira
O Servidor Seu João, é digno de elogio por parte de todos.

Após 30 anos como servidor do Município de Tangará da Serra, o Sr. João Batista da Silva, o Seu João, se aposentou de suas atividades profissionais. Servidor desde 07/01/1986 na função de Pedreiro, locado na Secretaria de Infraestrutura, tendo ajudado na colocação das guias de cimento da Estação Rodoviária do Município.

Atualmente estava locado na Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento na função de Escriturário até o dia 17/03/2016. Aposentou-se com o tempo de serviço de 30 anos, 02 meses e 10 dias na Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, aposentadoria por tempo de Contribuição, concedida pelo Serraprev.

Nascido no dia 06/03/1957, Seu João é casado com a Sra. Maria Ferreira da Silva, tendo tido 04 filhos. Comentou que “aposentado, continuará se dedicando a sua Igreja e irá para Deciolândia, morar num sítio e curtir um pouco mais a natureza”, comentou.

Foto: Humberto Ferreira
Para o Secretário Municipal da Coordenação e Planejamento Hélio Clementino, o Seu João sempre foi muito simples e eficiente no exercício da sua função. “Só tenho palavras de elogio e agradecimento pelo período que tivemos a honra da sua convivência”, frisou o Secretário.

O Prefeito Municipal Fábio Martins Junqueira aproveitou o ensejo e destacou a sua simplicidade e postura como Servidor. “Quero agradecê-lo por toda esta dedicação e desejá-lo uma aposentadoria abençoada junto aos seus familiares”, finalizou o Prefeito.

Fonte: Humberto Ferreira
Assessoria de Imprensa da PMTS

Projeto “Criança Feliz” foi lançado ontem em Tangará

 O projeto acontecerá nos dias 19 e 20 e cerca de 150 alunos estarão envolvidos

Criado no ano passado, o projeto “Criança Feliz”, desenvolvido pelos alunos do curso de Administração da Universidade de Mato Grosso, teve nesse ano sua 2ª edição lançada. O evento foi realizado na tarde de ontem, na Sala da Mulher, anexo ao Gabinete do Prefeito, na prefeitura municipal, onde toda a imprensa esteve presente.

De acordo com o professor e coordenador do projeto, Luis Alfredo Pacheco, o objetivo do projeto como no ano anterior, é o de arrecadar alimentos, visando nesse momento, a chegada da Páscoa. “Esse projeto é em continuidade ao projeto que fizemos o ano passado para arrecadar alimentos para crianças carentes da cidade, onde arrecadamos em apenas dezesseis horas seis toneladas que fizeram a diferença para várias famílias”, disse, informando que, uma das funções do projeto é de contribuir com o município. “ Estamos tentando contribuir com o Poder Público, porque a nossa miséria é muito grande, nós fazemos a campanha, pois sabemos que agora temos crianças que verão amigos ganhando ovos de Páscoa, verão na mídia e não terão nenhum ovo de galinha para comer em casa. A verdade é essa!”.

Segundo o coordenador, a campanha somente acontece graças aos parceiros que apoiam de forma ímpar. “Nós temos mercados parceiros que nos doam as portas deles para que a gente possa colocar nossos alunos que pedem a doação para os clientes em compras”, informou, explicando que após a arrecadação por parte dos alunos, todos os alimentos são contabilizados em planilhas de controle e em seguida serão repassá-los à Assistência Social, que repassarão aos Cras, que terão a incumbência de entregá-los às famílias necessitadas cadastradas.

Nesse ano o projeto acontecerá nos dias 19 e 20, sábado e domingo respectivamente, onde os alunos trabalharão em turnos, sendo de quatro horas cada e cerca de 150 alunos estarão envolvidos.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

PM apresenta dados e responde perguntas de vereadores

O presidente da Câmara Municipal, vereador Sílvio Sommavilla (PV) participou na segunda-feira, dia 14, de reunião com o Coronel PM Sodré e com o Major PM Vanilson, do Comando Regional VII e do 19º Batalhão da Polícia Militar em Tangará da Serra. A reunião solicitada pela Polícia Militar e realizada no Plenário Vereador Daniel Lopes da Silva, na Câmara, com a presença dos vereadores Rogério Silva (PMB), Weliton Duarte (PT), Zedeca (PMDB), Niltinho do Lanche (PMDB), Dona Neide (PMB) e Wellington Bezerra (PMB).

“Apresentamos o planejamento que temos e solicitamos o apoio dos vereadores, que representam a comunidade”, contou o Major PM Vanilson, ao explicar que a reunião com os parlamentares vinha sendo solicitada já há alguma tempo já que são muitas as cobranças dos vereadores à Polícia Militar.

O Coronel PM Sodré respondeu perguntas de vereadores, jornalistas e telespectadores da TV Câmara a respeito das câmeras de videomonitoramento – quase todas desativadas na cidade. “Penso que a partir do momento em que o Estado entregou as câmeras para a cidade, com uma empresa para dar suporte técnico por um ano e esse prazo terminou, as câmeras devem ser mantidas pela cidade”, afirmou.

O coronel contou ter solicitado apoio do Governo do Município de Tangará da Serra e de outras prefeituras da região. “O trabalho da Polícia Militar é mantido pelo Estado. Mas o trabalho é realizado em favor das pessoas que vivem na cidade. Eu até pedi ao prefeito, como fiz a outros prefeitos da região, que ajudam a Polícia Militar, pois estarão ajudando não a polícia, mas as suas próprias cidades”, disse.

Entre as questões levantadas na reunião estiveram temas como combate as drogas e a necessidade de um local para receber menores infratores. O coronel também garantiu a intenção da Polícia Militar em utilizar o maior efetivo possível no combate direto ao crime e disse que pediu apoio ao Governo do Município.

SOMMAVILLA – O presidente da Câmara agradeceu a efetiva participação da imprensa tangaraense na cobertura do evento. Sommavilla agradeceu a Polícia Militar pelo interesse em realizar o encontro e colocou a Câmara Municipal a disposição. “Foi uma reunião solicitada pela polícia, para apresentar o trabalho aos vereadores e nós propusemos que fosse aberta, transmitida pelo Canal Legislativo e com cobertura da imprensa, e o coronel Sodré concordou prontamente, então agradecemos a todos por isso”, afirmou Sílvio Sommavilla.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa 

Base Policial Comunitária da Vila Esmeralda será reativada

Arquitetos da Secretaria Estadual de Segurança Pública estiveram realizando as medições na unidade

Como forma de reforçar a segurança pública da população que mora nas proximidades da Vila Esmeralda, a Polícia Militar irá reativar a Base Comunitária instalada no bairro. Para iniciar os procedimentos de reativação, o corpo técnico da Secretaria Estadual de Segurança Pública esteve na tarde dessa terça-feira, 15 de março, nas dependências da unidade, realizando medições para uma futura reforma. De acordo com o arquiteto da secretaria, Airton Lacerda, na ocasião foram verificadas as necessidades que a instalação exige para voltar a atender a população. “Fizemos os levantamentos para a reforma. Até o momento, identificamos que a edificação está boa, apresentando alguns problemas no telhado. Porém, são poucas coisas que necessitam de ser feitas”, afirmou o arquiteto, ao destacar que o projeto da reforma será elaborado e posteriormente entregue na Secretaria Estadual de Segurança Pública para a execução.

Segundo informações do comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, Major Vanilson, apesar da reforma não acontecer de forma imediata, o objetivo é reativar a unidade o mais breve possível. “A execução da obra pode ser que demore um pouco, mas não vamos ficar de braços cruzados aguardando os trâmites, que são normais. Juntos com os moradores e empresários, vamos fazer o possível para reativar a companhia. Pretendemos ativar o quanto antes, só que estamos refém dessa reforma”, afirmou o policial militar. A previsão é que a unidade seja reativada até o final desse ano.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Prefeito e Primeira Dama homenageiam mulheres de destaque em Tangará

Encerrando as comemorações pelo Dia da Mulher em Tangará da Serra, o Prefeito Fábio Martins Junqueira e a Primeira Dama e Coordenadora da Sala da Mulher, Helena Simões Matias Junqueira, homenagearam mulheres de destaque na sociedade local que colaboraram com o desenvolvimento do Município.

“Se pudéssemos homenagearíamos todas as mulheres, mas como isso não é possível, a cada ano escolhemos aquelas que podem representar nossa sociedade da melhor forma. Foram homenageadas mulheres que representam o desenvolvimento de Tangará da Serra, que colaboram para o crescimento da nossa cidade”, destacou a Primeira Dama.

Este ano 40 mulheres foram homenageadas pelos seus relevantes serviços prestados ao Município, além de representantes da comunidade indígena, bem como todas aquelas que foram Miss Tangará, desde a primeira, Maria Marta Dionísio, à ultima eleita. As ex-Primeiras Damas também foram homenageadas pela Sala da Mulher. Confira a lista completa.

Erundina Maria de Jesus
Marlene da Silva Oliveira
Maria de Lourdes de Azevedo Quintão
Rosa Zeneide Mo
Vera Lucia de Freitas
Mika Hirota Tanaka
Georgina de Brito Gouveia
Aparecida Vaccari
Vera Lucia Custodio de Silas Godoy
Rita de Cassia Lima Costa
Ana Maria Monteiro de Andrade
Maria Pereira de Almeida
Marlene Maria Weber
Joana Estevão Rampim
Irene Martines Garcia Costa
Mariza Cardozo Dalto
Maria Madalena da Silva
Maria de Lourdes Pereira de Lima
Cleuza Almeida de Lima
Marlene de Almeida Melo
Liliane Soares Diogo
Alzira Pereira de Souza
Guiovani Gomes Tanje
Marines da Rosa
Elizabethe Faria Perazolo
Francisca Patricia de Oliveira
Helena Maria Cavalini Soares
Santa Rosa da Silivir
Fatima Oliveira Bastos
Eude Camargo da Silva Pinto
Maria Margarida Ramos Paternez
Aurora Gianotto Girotto
Poliana Keila Candido S. Simões
Rita Soares dos Santos Rodrigues
Mirta Gonçalves Campos
Maria Aparecida Albanez Viana
Karen Ladeia
Olga Romanhuk Muraro
Ivone Paternez Gonçalves
Comunidade de Mulheres Indígenas
Maria Marta Dionísio
Leicimar Fonseca Souza
Vandréia Garrido
Elizabete Lima Andrade
Cássia Dejani
Débora Moretto
Janine Semençato
Daiana Lenz
Lucymara Cafacio
Daniele Trubian

Fonte: Diego Soares
Assessoria de Imprensa

Prefeito Fábio empossa os novos Conselheiros de Educação

Estiveram presentes os Conselheiros Titulares e Suplentes na solenidade de posse.

Na última sexta-feira (11/03) na Sala da Mulher, aconteceu a posse dos novos Conselheiros de Educação de Tangará da Serra. Os nove novos Conselheiros e seus suplentes tomaram posse num clima de muita cordialidade. O Prefeito Fábio Martins Junqueira e o Secretário Municipal de Educação e Cultura Prof. Adriano Fernandes estiveram presentes e falaram da importância que tem o Conselho para a Educação do nosso município.

A coordenadora de Controle-Social, Mirian Lukes explicou que a escolha dos Conselheiros ocorre normalmente pelo processo eletivo e que todos os segmentos são convidados a participar. “O Conselho Municipal de Educação tem várias atribuições especificadas em Lei, como autorizar o funcionamento das escolas e de acompanhar toda a política educacional do município”, comentou a coordenadora.

O Ex-Conselheiro Prof. Rodney Garcia usando da palavra, agradeceu a colaboração que recebeu dos colegas Conselheiros no período que esteve à frente do Conselho e prometeu continuar colaborando para o desenvolvimento da Educação de Tangará da Serra.

Na próxima terça-feira (15/03) será realizada a Escolha do Presidente da Gestão 2016-2017 e em seguida haverá a primeira reunião da atual Diretoria. O Decreto nº 059 de 04 de Março de 2016 dispõe sobre a nomeação do Conselho Municipal de Educação – CME.

Fonte: Humberto Ferreira
Assessoria de Imprensa

Prefeito prestigia lançamento do Livro dos Agentes Comunitários de Saúde

O lançamento aconteceu no auditório da OAB.

Aconteceu nesta quinta-feira (10) o lançamento do Livro dos ACSs – Agentes Comunitários de Saúde de Tangará da Serra, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e da UNEMAT. O evento aconteceu no auditório da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil-MT – 10ª Subseção de Tangará da Serra.

A publicação surgiu a partir do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde da Família – O Processo de Trabalho do Agente Comunitário de Saúde. Este material didático está estruturado em 3 sessões que abrangerão as temáticas que foram elencadas como prioritárias para a atuação dos ACS na realidade em que estão inseridos, assim possibilitará atender as necessidades locais de seu cotidiano de trabalho. Espera-se que os profissionais de saúde adquiram conhecimentos sobre diferentes assuntos da prática em ESF, como ética na atenção básica, processos de saúde nas fases do ciclo vital, situações de vulnerabilidade, informações e registros, territorialização e organização do processo de trabalho.

Busca-se em especial que os ACSs compreendam a relevância de seu papel integrativo entre os serviços de saúde e a comunidade, possibilitando que seu trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), contemple as diversas atividades, como visitar os domicílios com competência, realizar o mapeamento e territorialização, manutenção e produção de dados fidedignos, possua conhecimento para encaminhar os usuários aos serviços de saúde, analise as informações obtidas e atue nos grupos e atividades educativas. Desejamos uma excelente troca de conhecimentos e uma construção do SUS de qualidade para população Tangaraense.

A apresentação da publicação foi feita pela Enfª Graziela Regina Machado de Souza Ribeiro, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde e da Profª. Ana Cláudia Pereira Terças, da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, a um público formado por Agentes Comunitários de Saúde, alunos e professores da UNEMAT, parceiros, representante do Poder Legislativo e do público em geral.

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira se dirigindo aos presentes, falou de seu orgulho em ter no seu governo um lançamento de um livro, que irá ajudar sobremaneira aos Agentes Comunitários de Saúde. “Cumprimento a toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa no Secretário Itamar Martins Bonfim que se empenhou na composição e publicação da obra”, finalizou o Prefeito.

Fonte: Humberto Ferreira - Assessoria de Imprensa

Valdemar Manrich é eleito tesoureiro na Federação dos Comerciários

A eleição e posse da nova diretoria ocorreu no último dia 23 de fevereiro

A Federação dos Comerciários do Mato Grosso (FECMT) realizou no último dia 23 de fevereiro a eleição e posse de sua nova diretoria, que comandará a entidade pelos próximos quatro anos.

O atual presidente, Saulo Silva, foi reeleito e ficará a frente da Federação dos Comerciários até 2020, sendo auxiliado pelo tangaraense Valdemar Manrich, reeleito tesoureiro. “Este ano estou também representando a Federação na Convenção Coletiva dos Sindicatos Inorganizados, que é fechar junto com a Fecomércio [Federação do Comércio de Mato Grosso] a convenção de todo o Estado de Mato Grosso, onde não há sindicatos”, complementou Valdemar. Atualmente Manrich é secretário do Sindicato dos Empregados no Comércio em Geral de Tangará da Serra e Região (Secgts). 

Além de Valdemar, também fazem parte da diretoria da Federação dos Comerciários mais três tangaraenses, sendo o presidente do Secgts, Luiz Carlos Lacerda – que foi eleito membro titular do Conselho Fiscal – e ainda José Carlos Ferreira e Maria Aparecida Rodrigues, membros suplentes do Conselho Fiscal. “Dentro de tantos sindicatos filiados, fomos contemplados com quatro diretores e isso mostra o fortalecimento do sindicato para a federação e dos demais também”.

Vale ressaltar que a FECMT representa os sindicatos e os trabalhadores na luta pelos seus direitos, nas convenções coletivas, e pela qualificação da categoria, permanentemente. Oferece todo o suporte necessário à manutenção do seu emprego no comércio, desde a denúncia da inadequação do ambiente de trabalho até a garantia do cumprimento de todos os seus direitos trabalhistas. A FECMT é filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

CTN Gonzagão realiza ‘Almoço Nordestino’ neste domingo

O almoço será servido na sede do CTN Gonzagão, a partir das 11h30

Aos amantes da rica culinária nordestina, a oportunidade de saborear um delicioso carneiro ao molho, baião de dois, vatapá, farofa de cuscuz, salada e a tradicional buchada de carneiro será neste domingo, dia 13 de março.

O Centro de Tradições Nordestinas (CTN Gonzagão) estará promovendo um delicioso almoço com comidas típicas nordestinas, com um cardápio bastante variado, a partir das 11h30. 

De acordo com o presidente da entidade, Roney Neves Correia, os ingressos para o Almoço Nordestino já estão sendo vendidos, por apenas R$ 25 por pessoa. “Queremos desde já convidar todas aquelas pessoas que gostam da comida nordestina para que venham participar desse almoço, no domingo”, convida. 

A expectativa é que os 250 almoços sejam vendidos, pois toda a renda deste evento será destinada para a própria entidade, para melhorias. Os ingressos, limitados, podem ser adquiridos com os associados do CTN Gonzagão ou pelo telefone (65) 9955.7888, com Roney.

O almoço será servido na sede do CTN, localizado Anel Viário ou aqueles que desejarem podem levar para comer em casa.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

Sala da Mulher homenageia Servidoras pelo Dia Internacional da Mulher

O Prefeito Fábio Martins Junqueira e a Primeira Dama que também atua como Coordenadora voluntária da Sala, prestaram diversas homenagens às servidoras

Servidoras públicas do Município de Tangará da Serra foram homenageadas pela Sala da Mulher neste dia 8 de março, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. O Prefeito Fábio Martins Junqueira e a Primeira Dama que também atua como Coordenadora voluntária da Sala, prestaram diversas homenagens às servidoras.

“Durante essa semana teremos uma programação especial voltada à mulher tangaraense que merece todas as homenagens. O Dia Internacional da Mulher é uma data especial que merece todo o destaque e é por isso que a Sala da Mulher apoiada pelo Gabinete do Prefeito e pelas demais Secretarias Municipais está desenvolvendo essa programação”, salientou a Primeira Dama.

A programação especial da Semana da Mulher, alusiva ao Dia 8 de Março, iniciou com as homenagens às servidoras públicas e segue com a entrega de mais homenagens a 40 mulheres que contribuíram para o desenvolvimento de Tangará da Serra. “A homenagem a essas 40 mulheres é uma fora de agradecer a toda a sociedade tangaraense pelo empenho e dedicação para com a nossa cidade”, destacou Helena Junqueira.

Fonte: Diego Soares
Assessoria de Imprensa

Programa Pró Café chega a Tangará da Serra

Somente 50 produtores serão inseridos

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do cultivo da café em Tangará da Serra, na quarta-feira, 09, às 14h, acontecerá no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), uma reunião onde serão apresentados aos interessados no cultivo do café, informações sobre seu plantio. “O Pró Café é um programa do Governo do Estado, do qual Tangará da Serra foi um dos dez municípios contemplados. Estaremos lançando o programa e catalogando os produtores que podem participar, portanto convidamos os interessados para participarem”, informou o secretário de Agricultura, Ander Santos.
De acordo com o secretário o programa visa melhorar o plantel de café nas regiões.

“O programa consiste no fornecimento de insumos e mudas, sendo uma parceria do Governo do estado com a Embrapa e os municípios, onde o Banco do Brasil também será parceiro com créditos, e a contrapartida do produtor será a parte de irrigação e práticas cultivares”, explicou, salientando que somente 50 produtores serão inseridos e terão disponibilizadas cerca de mil mudas para cada.

O primeiro passo para os interessados no programa será a participação na reunião, onde todas as informações serão repassadas e cada caso será analisado para a adesão por parte do produtor.
Interessados podem tirar suas dúvidas na quarta-feira, às 14h, no IFMT.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Prefeito leva técnicos do TCE para conhecerem obras do Hospital Municipal

Transparência da gestão: Fábio Junqueira convidou membros do TCE para conhecer a obra

Técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) visitaram as obras do Hospital Municipal de Tangará da Serra, construído com recursos próprios pela Prefeitura. O convite para a visita partiu do Prefeito Fábio Martins Junqueira durante a participação dos técnicos em audiência para apresentação dos dados da gestão do ano de 2015.

“Convidei os técnicos do Tribunal para uma visita ao Hospital em construção com a intenção de lhes mostrar a dimensão da obra que estamos executando com recursos próprios. Um Hospital que não perde em estrutura para nenhum outro do interior do Estado de Mato Grosso”, destacou Junqueira.

A equipe do TCE-MT fez elogios à gestão de Fábio Junqueira e considerou as obras no Hospital Municipal como um grande acontecimento. A visita que teve um teor técnico recebeu avaliação positiva dos técnicos, acompanhados do Chefe do Poder Executivo, de Secretários Municipais e de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Diego Soares
Assessoria de Imprensa

Campeonato Municipal de Ciclismo acontece neste domingo

A realização do evento animou os ciclistas tangaraenses

Acontece neste domingo em Tangará da Serra o 29º Campeonato Municipal de MTB Cross Country, evento este que era tradicional e deixou de ser realizado pela secretaria de esportes, mas que neste ano está de volta em parceria com Associação Ciclística da Serra. De acordo com a organização o evento deverá contar com ciclistas não apenas de Tangará da Serra, como também de todo o estado.

 “O Campeonato Municipal era uma competição muito tradicional que acabou deixando de ser realizado, mas neste ano tivemos a parceira com a Secretaria Municipal de Esportes para que o evento fosse novamente realizado, o que deixou os ciclistas do município muito empolgados, haja vista que era uma competição aguardada e que contava com os vários talentos dos ciclistas tangaraenses e que inclusive já estão confirmados, além de ciclistas de todo o estado e até mesmo de estados vizinhos”, disse Welson Santiago, salientando ainda que o evento deverá ser realizado em três etapas. 

As categorias em disputa são: Elite, Máster A (30 a 39 anos), Máster B (40 a 44 anos), Máster C (45 anos acima), Feminino 30 a 39 anos e Feminino 40 anos acima. Todos os participantes receberão medalhas, já a premiação será de R$ 300,00 para o primeiro colocado, R$ 200,00 para o segundo e R$ 100,00 para o terceiro de todas as categorias. Mais informações com Welson Santiago pelo telefone: 065 9909-6728.

Fonte: Luciano Góis - Redação DS

Mais de duas mil plantas serão no 3º Festival de Orquídeas

Milhares de plantas, entre espécies floridas e mudas, serão comercializadas

Iniciou nesta sexta-feira, dia 4 de março, mais um Festival de Orquídeas. O evento, que acontecerá na dependências do Tangará Shopping (logo na entrada principal), iniciará às 10h, seguindo até às 21h. 
Segundo o promotor Pablo Gomes Silvério, mais de duas mil unidades de plantas serão comercializadas nesta terceira edição do festival, número maior do que dos primeiros eventos. “Teremos mais de duas mil unidades de plantas, entre espécies floridas e mudas, todas vindas diretamente do orquidário Rio Preto”, conta o responsável, ao lembrar que as plantas não foram transportadas em caminhão refrigerado, o que faz toda a diferença para o cultivo em solo tangaraense. “São José do Rio Preto é uma cidade quente, não tanto quanto Tangará. Então as pessoas não precisam ficar preocupadas em relação ao cultivo”.

No local, de acordo com Silvério, haverão plantas de diferentes espécies, desde Vandas, Phalaenopsis, Cattleya, entre muitas outras, com preços a partir de R$ 5. “Trouxemos uma grande variedade de orquídeas. Estamos na terceira edição e a cada ano buscamos trazer uma variedade maior em plantas, com cores diferenciadas. Muitas novidades para quem já coleciona”.

PRODUTOS ESPECÍFICOS – Bem mais que a comercialização das plantas, o evento terá como diferencial os produtos específicos para o cultivo de orquídeas, disponibilizados por meio do Mundo NPK Comércio de Produtos Orgânicos. “Nas duas primeiras edições os adubos foram comercializados também pelo orquidário Rio Preto. Neste ano estamos trazendo o Mundo NPK, que é cadastrado na CAOB, Círculo das Associações dos Orquidófilos do Brasil”.

Entre os produtos que serão comercializados estão adubos, inclusive internacionais, dos Estados Unidos e Japão, além de tesouras, pulverizadores, revistas especializadas na área, fertilizantes, irrigadores, entre muitos outros.

O 3º Festival de Orquídeas segue no sábado das 9h às 21h e no domingo das 9h às 15h. Mais informações no 65 9901-0707, com Pablo.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS