Casa de Rondon somente poderá receber melhorias após doação da área

O município não pode mexer na área, pois esse encargo é do estado

No dia 18 de abril de 2010, atendendo uma indicação do há época, vereador Celso Ferreira, o secretário de Turismo de Tangará da Serra, João Negão, visitou o Assentamento Antonio Conselheiro. O objetivo era constatar in loco as necessidades da Casa de Rondon. Construída em 1906, a Casa foi utilizada pela comitiva de Marechal Rondon, servindo como uma das bases teleféricas. Hoje, seis anos após o ocorrido, a Casa de Rondon continua necessitando de melhorias.

De acordo com o secretário de Turismo, José Bernadino, os entraves para que benfeitorias possam ser realizadas no local são muitas, o que tem dificultado as ações. “A Casa foi tombada pelo Estado, sendo em área pertencente ao Incra, o que impossibilita então que o município faça qualquer benfeitoria no local. Somos sabedores das necessidades, mas não podemos realizar nenhum tipo de obra ali”, informou, enfatizando que no ano passado o executivo enviou à Câmara de vereadores a solicitação para receber a área do Incra, o que não foi permitido. “Solicitamos do legislativo a aval para recebermos a área do Incra, quando então a mesma passaria a nos pertencer e teríamos direitos sobre a área, mas infelizmente não tivemos êxito”, disse Bernardino.

De acordo com o secretário não há possibilidade de enquanto isso não acontecer o município poder mexer na área, pois esse encargo é do estado, com o qual já buscou firmar parcerias, mas não teve respostas.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS