Vacinação contra Gripe é prorrogada

Em Tangará foram vacinadas cerca de 10 mil pessoas

O período da 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza se encerra hoje,22, mas em Tangará da Serra será prorrogado. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, a meta a ser alcançada é de 18 mil pessoas e a campanha está tendo boa aceitação.

“Nós já vacinamos 10 mil pessoas, destas a maior parte são crianças, e depois idosos, até mesmo porque são públicos maiores”, disse Herrero, informando que na próxima semana serão enviadas pelo Ministério da Saúde mais seis mil doses. “Nós realizamos a vacinação na cidade e na zona Rural. Mas ainda temos doses para receber, e como começamos a campanha um pouco depois vamos prorrogar e a vacina será ofertada em todas as Unidade de Saúde da Família.” comentou Juliana destacando que a campanha nacional começou dia 04 de maio, entretanto Tangará dá serra iniciou com o dia D que aconteceu no dia 09, devido ao atraso na chegada das vacinas.

Nesta campanha, além dos idosos com 60 anos ou mais de idade,estão sendo vacinados: trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses até menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. O público alvo, portanto, representa aproximadamente 49,6 milhões de pessoas no país.

Fonte: Kelli Krause - Redação DS

IPVA pode ser parcelado em 3 vezes até dia 2

Data é válida para placas final 8 e 9

Proprietários de veículos com placa final 8 e 9 que perderam o prazo para quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto ainda podem optar pelo parcelamento do valor total em até três vezes ou à vista. A opção é válida até o próximo dia 29, sendo que após a data o recolhimento deverá ser integral, com aplicação de juros e multa. 

O boleto de pagamento pode ser emitido no Portal da Sefaz, menu IPVA, opção Emissão de DAR – Novo, e quitado no Banco do Brasil e Bradesco e respectivos correspondentes bancários, Banco da Amazônia, Sicredi, Bancoob, Caixa Econômica Federal, Itaú, Unibanco, Primacredi e Santander.

Final 0 - O IPVA de veículos com placa final 0 já pode ser pago com 5% de desconto em cota única até 10 de junho. De 11 a 20 do próximo mês, proprietários que quitarem o imposto à vista terão 3% de desconto. 

Vale ressaltar que o pagamento do IPVA é um dos requisitos para o licenciamento do veículo. A não quitação gera juros e multa, além do proprietário correr o risco de ter seu veículo apreendido.

Assessoria

Cerca de 300 pessoas participam da Conferência da Pessoa Idosa

Evento lotou auditório da OAB

Discutir sobre o protagonismo, emponderamento e as consequências nas transformações sociais como estratégia na garantia dos direitos da população na melhor idade. Foi com esse objetivo que a a secretaria de Assistência Social de Tangará da Serra realizou durante toda esta quinta-feira, dia 20 de maio, a I Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre idosos e autoridades públicas locais.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Lourdes Fernandes, na ocasião foi criado o Conselho do Idoso. “Diante disso, foram escolhidos quatro delegados que irão representar o município no Estado”, relatou a secretária, destacando que durante o evento, foram debatidos três principais eixos.

“O primeiro tratou sobre gestão com o professor Raimundo, o segundo sobre financiamento para os idosos com a secretária da Fazenda, Valnicéia Picolli e o terceiro eixo sobre participação do idoso em políticas públicas, ministrada por membros do Ministério Público. Estamos felizes com o resultado, pois todo evento relacionado ao idoso, eles vem e participam ativamente ”, afirmou.

Para a dona Severina da Silva, de 65 anos, é de extrema importância a participação da população da melhor idade em evento como esse. “Participo assiduamente de temas que envolvam o idoso, porque como todas as outras pessoas, temos direitos que devem ser respeitados. Estamos muito felizes com a atenção que a atual gestão tem dado aos idosos”, relatou dona Severina.

Conforme o DS já divulgou em edições anteriores, atualmente, Tangará da Serra possui três Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) que atendem aproximadamente 400 idosos do município com intuito que promover a inclusão social e a convivência.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS