CMEE Isold Storck abre inscrições para o Curso Básico de Libras

O CMEE Isoldi Storck, com o apoio da SEMEC, estará oferecendo um curso básico de libras, denominado Língua Brasileira de Sinais, como formação continuada para professores, monitores e ADIs do Sistema Municipal de Ensino, a partir do mês de junho de 2015.

As inscrições estão abertas e o curso acontecerá entre o dia 10 de junho a 19 de novembro, com duração de duas horas por encontro, das 18:00 as 20:00, no CME Isoldi Storck, localizada no Jardim Santa Lucia.

"O objetivo do curso é refletir sobre a língua de sinais e unificar uma forma de trabalho comum entre os profissionais das escolas municipais, além da troca de experiência entre os mesmos", afirma a diretora Nilcimar Tayano.

A certificação do curso será emitida pelo PROLIBRAS - Programa Nacional para Certificação de Proficiência no Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Fonte: Assessoria de Imprensa SEMEC

Sindicato Rural lança oficialmente projeto comercial da Exposerra

Festa acontece entre os dias 2 a 6 de setembro, no Parque de Exposições

O Sindicato Rural de Tangará da Serra lançou oficialmente, na noite de quinta-feira, 28, o projeto comercial da 24ª Exposerra – Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do município. O evento, que ocorreu no tatersal da entidade, recebeu autoridades, associados e empresários, visando comercializar camarotes e cotas de patrocínios para a festa, que é considerada a maior do sudoeste mato-grossense.

O coquetel de lançamento seguiu um dinamismo diferenciado com diversas intervenções culturais que ocorriam no meio do público, oposta às cerimônias tradicionais, já que o objetivo é inovar e atrair novos investidores para tornar a festa acessível à população.

Um narrador de rodeio anunciou a abertura da festa, seguido de um tocador de berrante e o dedilhar do hino nacional. Quatro peões caracterizados, sendo duas crianças, levaram as bandeiras do Brasil, de Mato Grosso, de Tangará da Serra e do Sindicato Rural. Vídeos auto-explicativos abordaram sobre a estrutura da arena, que esse ano deve contar com 126 camarotes e maior acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Direitos Humanos é debatido em Tangará da Serra

Evento aconteceu no auditório do IFMT

Tangará da Serra recebeu durante toda esta quinta-feira, dia 28 de maio, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o encontro Caravana de Educação em Direitos Humanos. O evento, que foi organizado através de parceria entre o gabinete do vereador professor Sebastian e a Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais, de São Paulo, teve como objetivo, tornar permanente o debate político e cultura de diálogos ampliados, tendo como ferramenta a educação popular para fortalecer e incentivar círculos de cultura e a participação de cidadãos na perspectiva de transformar a realidade política de seus territórios, impulsionando um novo modelo social que tenha dignidade humana e a democracia como princípios fundamentais da vida de todas as pessoas.

De acordo com o vereador Sebastian, durante o dia foram feitas reflexões sobre assuntos relacionados aos Direitos Humanos em torno dos 30 artigos que estão na Declaração Universal dos Direitos humanos, bem como oferecimento de palestras.

Autoridades de Tangará reivindicam melhorias para Segurança Pública

Reunião com autoridades estaduais aconteceu em Cuiabá

Uma comissão formada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Tangará da Serra esteve no início dessa semana em Cuiabá, onde participou de uma reunião com representantes do governo estadual a fim de requerer melhorias no que diz respeito à Segurança Pública do município. Entre as principais pautas, estão as criações das Unidades Especializadas da Polícia Judiciária Civil, como Delegacia de Roubos e Furtos (Derf), Entorpecentes e Homicídios, além de reivindicar parceria e apoio no que tange ao conserto e manutenção das câmeras de videomonitoramento em Tangará da Serra, que no total de 15, sete encontram-se inoperantes e danificadas.

De acordo com o secretário executivo do GGI, Jucemilson Nazário de Carvalho, a reunião com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque de Jesus, e o vice-governador do Estado, Carlos Fávaro, foi promissora devido aos representantes estaduais sinalizar atendimentos aos requerimentos para Tangará da Serra. “Primeiro fomos fazer uma reivindicação para solicitar o que é preciso, Caso não formos atendidos, vamos cobrar. A Segurança Público do município requer investimentos, pois Tangará é uma cidade com aproximadamente 100 mil habitantes e com crescimento a passos largos, enfrenta problemas no que diz respeito à segurança, mesmo assim as autoridades policiais se desdobram e se esforçam ao máximo, e com isso, conseguem bons resultados na elucidação de crimes”, avaliou Nazário, ao destacar que outra reivindicação foi a construção do Centro de Ressocialização para Menores na cidade. Segundo ele, atualmente Tangará encontra-se entre os primeiros municípios que tem prioridade na construção da unidade. “O secretário de Justiça nos afirmou que Tangará estava em sexto lugar na lista prioritária. Hoje, a cidade encontra-se em segundo lugar, pois o Governo do Estado quer construir dez Centros de Ressocializações em Mato Grosso”, contou o secretário do GGI.

Participaram da reunião o prefeito Fábio Martins Junqueira; deputado Wagner Ramos; deputado Saturnino Masson; presidente do Conselho de Segurança, Walter José; presidente da Câmara de Vereadores, Romer Japonês; vereador Niltinho do Lanche; coordenador do videomonitoramento, Valdemar Manrich; Presidente da Acits, Vander Masson; presidente do Sindicato Rural, Vanderlei Reck; representante do Conselho da Comunidade, Henrique Gasparotto; e secretário do GGI, Jucemilson Nazário.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Campus da UNEMAT de Tangará paralisa atividades a partir de 3ª-feira com greve dos professores



A informação foi repassada pelo Professor Rogério Añez, diretor do Sindicato dos Professores no Campus do município. Nesta semana, segundo ele, a instituição já está paralisada por força de decisão tomada em assembleias, tanto da categoria em Tangará, quanto no estado. “Nós estamos em paralisação em Tangará. Deflagramos a greve ontem em nossa assembleia e na Assembleia Geral em Cáceres onde se deflagrou a paralisação de advertência a partir de hoje até 6ª-feira, e a partir de segunda-feira, 1º de junho, a greve, por tempo indeterminado”.

O professor explicou que foi através da Lei Nº 8.278 de 2004 que se instituiu a Revisão Geral Anual, cujo índice é a inflação do ano anterior e que deve ser resposto todo mês de maio. Por 10 anos a lei vem sendo cumprida e agora está sendo desrespeitada. “Desta vez fomos surpreendidos pelo governo oferecendo como proposta pagar metade deste reajuste agora no mês de maio e depois num acordo na folha de novembro o restante deste reajuste.

Sendo que o retroativo entre maio a outubro seriam pagos na folha de janeiro de 2016. Não concordamos com isto, porque o repasse em maio é de caráter legal e se o Governo não cumprir uma coisa que está na lei, como vai cumprir um acordo feito às pressas”.

Até 6ª-feira algumas atividades estão previstas na universidade em Tangará, que inclusive hoje (27) está em luto. “Prestamos nossas condolências à família da Alessandra Teodora que é nossa aluna. Na 5ª-feira estamos com atividades normais. Na 6ª-feira temos um movimento nacional de paralisação, com atividades no campus de Tangará e alguns de nós se dirigem a Cuiabá para se juntar com os demais sindicatos”.

A atividade que aconteceria hoje foi transferida para a próxima segunda-feira (01), com alunos e professores e a partir de 3ª-feira a greve geral.

O professor lembrou também que a categoria cobra ainda, não neste movimento, mas tem como pauta, a reposição por parte do Governo do Estado, aprovada no Conselho Universitário através da resolução 027. “Neste momento não falamos de aumento salarial. Apenas da reposição da inflação. Mas estamos brigando também pela autonomia universitária que temos garantida por lei e não garantida pelos governantes, para que os repasses devidos à Unemat sejam feitos na íntegra”, destacou.

Demais Servidores da Unemat – Os servidores do setor administrativo da UNEMAT que não integram a categoria dos docentes decidiu pela não paralisação das atividades. Assim, o trabalho neste setor prossegue normal no campus prossegue em Tangará da Serra.

Fonte: Marlenne Maria com Heverton Luiz

Tangaraense se destaca no Brasileiro de Pista

Nathan conquistou a medalha de prata na categoria Keirin

O jovem tangaraense, José Nathan Lima que atualmente defende a equipe de Iracemápolis de São Paulo, continua fazendo história em nível nacional, no último domingo Nathan por muito pouco não foi campeão do Campeonato Brasileiro de Pista Junior 2015 pela categoria “Keirin” – Ficando com a medalha de prata. Reunindo 150 atletas de todo o Brasil com idade entre 12 e 18 anos. O Campeonato Brasileiro encerrou a sua programação no final de semana com a realização das provas de Keirin e Scratch. Durante o evento, os ciclistas foram observados pelo Departamento de Alto Rendimento da CBC, que elogiou o desempenho de todas as categorias.

“O Brasileiro Junior é sempre um celeiro para descobrirmos novos atletas. Atualmente, a maioria dos integrantes da seleção principal surgiram através dessa prova, então é muito importante acompanharmos de perto a evolução desses atletas”, declarou Francisco Florêncio, diretor do Departamento de Alto Rendimento da CBC. Em Tangará da Serra o jovem José Nathan integrava a ACT (Associação de Ciclismo Tangaraense).

Luciano Góis - com Assessoria

Tangará sediará etapa estadual do Miss Beleza Infantil

Vencedoras da etapa municipal acontecida ano passado em Tangará

Tangará da Serra será palco pela primeira vez do maior concurso de beleza infantil do Estado de Mato Grosso. Isso porque o município sediará a etapa estadual do tradicional Miss Beleza Infantil, evento que reúne grande número de participantes que esbanjam charme, beleza e muita delicadeza na passarela de várias cidades. De acordo com o coordenador do evento, Júlio César Souza, o concurso estadual acontecerá na primeira semana do mês de novembro, porém os preparativos já estão a todo o vapor. “Para isso, estamos enfocados na etapa municipal, que acontecerá em algumas cidades do Estado. As candidatas têm conquistado vários títulos importantes a nível estadual, nacional e até internacional”, comentou o coordenador, ao destacar que para o evento já estão confirmadas representantes de mais de 30 municípios. “Tangará receberá meninas de quatro a 16 anos divididas em três categorias, sendo elas de quatro a sete anos, oito a 11 anos e 12 a 16 anos, representando seus municípios”, afirmou.

Antes de etapa estadual acontecer em Tangará da Serra, a cidade receberá mais uma vez a fase municipal, que está prevista para acontecer no próximo dia 07 de junho. “As etapas municipais já são de costume, e a cada ano fica melhor. Com certeza Tangará está de parabéns e muitas meninas bonitas já se inscreveram”, adiantou Júlio César. A expectativa para a etapa estadual é que mais de 700 pessoas prestigiem o evento.

Inscrições para fase municipal seguem até amanhã

Para as meninas que ainda não se inscreveram na etapa municipal do concurso Miss Beleza Infantil e querem ter a possibilidade de serem selecionadas para representar Tangará da Serra na fase estadual, ainda dá tempo de garantir a participação do evento. Segundo o coordenador do concurso, Júlio César Souza, as inscrições se encerrarão amanhã, dia 28 de maio. “Creio que será um sucesso, pois esperávamos 40 candidatas inscritas e já tem mais de 30, apresentando belezas de todos os tipos e com certeza valerá a pena vir prestigiar o evento municipal, onde elegeremos a representante de Tangará da Serra para o Estadual”, afirmou o coordenador, destacando ainda que o evento tem proporcionado grandes conquistas e realizações para as candidatas. “Isso não tem valor, é cultura, é beleza, desenvoltura e ajuda com certeza todas as pessoas da comunidade, principalmente as candidatas que carregam desde pequenas uma bagagem enorme”, relatou César.

Para maiores informações, entrar em contato pelo telefone (066) 9663-7957, ou entrar na página do Miss Beleza Infantil Mato Grosso através das redes sociais.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Vereadores aprovam mais de R$ 700 mil para investimentos no Tangará II e Vila Alta III

Os vereadores tangaraenses aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 50/2015 que autoriza alteração de metas financeiras na estrutura da Lei Orçamentária Anual abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 745 mil destinados a custear despesas da Secretaria Municipal de Infraestrutura. De acordo com a proposta, os recursos serão utilizados na construção de galerias de águas pluviais em ruas do Jardim Tangará II e da Vila Alta III.

O texto do projeto prevê que as alterações orçamentárias tornarão possível a contratação de empresa, através de certame licitatório, para executar obra para construção de 1.345,73 metros de galerias de águas pluviais. De acordo com o Poder Executivo, as obras vão ser realizadas nas ruas 22-A, 07-A, 09-A, 11-A, 13-A e 15-A no bairro Jardim Tangará II e nas ruas 11, 13 e Avenida 38-A, no bairro Vila Alta III.

O PL 50/15 chegou ao Legislativo com solicitação de tramitação em urgência simples – para que fosse votado na próxima sessão. Apesar disso, a votação foi antecipada em função de requerimento apresentado pelo vereador Niltinho do Lanche (Pros), que defendeu a tramitação em regime de Urgência Especial – requerimento que foi aprovado por maioria, em plenário.

CONSELHO TUTELAR – Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 54/2015 que adéqua a Lei Municipal n. 3.812/2012 à Lei Federal n. 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) quanto à composição e funcionamento do Conselho Tutelar e a escolha dos conselheiros.

Segundo a mensagem que acompanhava o projeto, após mobilizações nacionais, houve a aprovação da lei que unificou o processo de escolha dos membros de conselhos tutelares. Com a aprovação do texto, além de outras mudanças, fica definido que as próximas eleições de conselheiros em Tangará da Serra ocorrerão na mesma data que as eleições para conselheiros em todo o País, no dia 04 de outubro de 2015, com posse em 10 de janeiro de 2016.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

‘Unidade Mista’ poderá se tornar Hospital Regional

A previsão de conclusão das obras do hospital é para setembro deste ano

Muito se fala sobre construção de um Hospital Regional em Tangará da Serra, mas em entrevista ao Diário da Serra, o secretário de Saúde de Tangará da Serra, Itamar Bonfim, falou da possibilidade de regionalização do Hospital Municipal Arlete Cichetti de Brito (antiga Unidade Mista). Há oito anos que o hospital que vem sendo reformado e ampliado. Dentre as melhorias, estão previstos 10 leitos de UTI, um Centro Cirúrgico e 90 leitos de enfermaria. Segundo Bonfim, Durante a visita do secretário de Saúde do Estado, Marco Bertúlo, que aconteceu na última sexta-feira, 22 de maio, cogitou-se a possibilidade de regionalização. “Nos deixa esperançosos, eu conheço o Doutor Marco Bertúlio, é uma pessoa séria e capaz. E ele não vai prometer nada que não dá conta, então, ele conheceu a estrutura da Saúde pública de Tangará e conheceu a ‘Unidade Mista’. Temos a proposta de equipamentos e de futuramente regionalizar a nossa própria unidade, e isso seria muito bom”, disse Bonfim satisfeito com os avanços de parceria estabelecidos entre o Estado e o município.

Outro ponto importante cogitado durante a visita de Bertúlio, é a possibilidade de Tangará da Serra, com o funcionamento do Hospital Arlete Cichetti, assumir os atendimentos hospitalares de média e alta complexidade da região. “Conversamos sobre essa possibilidade, o município também pode fazer a gestão da alta complexidade (Leitos de UTI). Mas agora temos que conversar com o prefeito e analisar”, comentou Bonfim, destacando que hoje 70% do recurso do município são gastos com atendimentos de média e alta complexidade, que tem direito garantido pela Justiça. “Tangará paga muito no que deveria ser de competência do Estado”, afirmou Bonfim enfatizando que muitas vezes pacientes que tem liminares deferidas pela Justiça recebem o atendimento e quem paga é o município.

Fonte: Kelli Krause - Redação DS

Município inicia preparativos para o Arraiá da Serra

Evento acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de junho, no Módulo Esportivo

Após o sucesso da Festa dos Estados, realizada recentemente em comemoração aos 39 anos de emancipação político-administrativa de Tangará da Serra, a população da cidade já pode se preparar para mais um evento festivo. 

Isso porque o Município confirmou a realização do tradicional Arraiá da Serra e já está programando a festa para os munícipes. De acordo com o secretário de Turismo, Bernadino, o evento acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de junho, no Módulo Esportivo.

“Caberá à secretaria de Turismo a organização e à Educação a coordenação dos eventos culturais que teremos dentro do Arraiá da Serra com o concurso de quadrilha que é realizado todos os anos. Nossa intenção é realizar uma festa para toda a família, com horário de começar, às 19 horas, e horário de terminar, às 02 horas da madrugada”, relatou o secretário, ao destacar que a animação com os shows ficará por conta da Banda Flor de Lis.

O que também não ficará de fora são as tradicionais barracas com comidas típicas. Pé de moleque, cachorro-quente e quentão deverão ser os mais pedidos entra os festeiros. 

“Sempre fazemos os eventos para superar os realizados nos anos anteriores, porém cada ano tem sua particularidade. Era para a gente realizar o Arraiá da Serra uma semana antes, mas devido a burocracia prorrogamos alguns dias, mas sempre procurando fazer o melhor da população. Então, desde já aproveitamos para convidar a população a vir prestigiar mais um evento festivo preparado pelo Município”, convidou Bernadino.

Concurso Viva São João contará com participações especiais

Para abrilhantar ainda mais o Arraiá da Serra, todos os anos as escolas se preparam para o tradicional concurso Viva São João, no qual é escolhida a melhor quadrilha apresentada no evento. Para esse ano, o concurso será dividido em duas categorias, sendo infanto juvenil e juvenil. 

O evento acontecerá de forma classificatória nos três dias, ficando apenas dois grupos de cada categoria para disputar o primeiro e segundo lugar. De acordo com a secretária de Educação, Iolanda Garcia, a partir dessa semana serão realizadas reuniões nas escolas para verificar quais irão participar. “Inclusive, estamos planejando fazer a mesma premiação do ano passado, pois o pessoal gostou da caixa de som amplificada. Por que os participantes gostaram? Porque é um aparelho que eles usam nas escolas para ensaios, então vamos repetir o prêmio como forma simbólica devido a participação”, explicou Iolanda, anunciando que nessa edição, o concurso Viva São João contará com novidade nas apresentações. “Teremos alguns convidados que vão participar do concurso, como Os de Fora, que não competirão com os outros grupos. Estamos vendo também convidados de outras cidades para fazer participação especial”, afirmou a secretária.

Segundo o secretário de Turismo, Bernadino, as escolas que quiserem montar as tradicionais barracas no Arraiá da Serra devem procurar a secretaria de Turismo. “Já estamos fazendo isso via ofício a partir de hoje, mas as instituições de ensino que se interessarem podem adiantar e fazer esse contato via secretaria de Turismo”, afirmou.

Expectativa é atingir mesmo público da Festa dos Estados

“Queremos oferecer a mesmo nível de estrutura que foi a Festa dos Estados. Acredito que são festividades diferentes, mas com o índice de público relativamente igual. Envolve as escolas e os pais, então nosso objetivo é levar a família para haver confraternização”, comentou o secretário de Turismo, Bernadino, ao falar das expectativas para a realização de mais uma edição do tradicional Arraiá da Serra.

Destaque Empresarial ACITS 2014 foi entregue em grande festa neste sábado

Em torno de 1.200 pessoas compareceram ao evento realizado nas dependências do CTG Aliança da Serra. Entre as autoridades presentes, além da diretoria da ACITS, o Presidente da FACMAT, Jonas Alves, os Deputados Estaduais Saturnino Masson e Wagner Ramos e o Prefeito Fábio Martins Junqueira.

Neste ano Foram premiadas 104 empresas dos mais diversos segmentos. Também receberam premiação 11 empresários. Como empreendedores foram premiados Gilberto e Djalma dos Santos, do Supermercado Big Master, Marcos Venícios, das Lojas HAVAN, Silvana Maria Vizzotto Varnier proprietária das academias Polly Dance, Carlos Perini, proprietário do Laticino Vital, Carlos Dalmolin, do Supermercado Polo Centro, Márcio Lopes, da TGA Sistemas, João Carlos Azevedo Introvini, da empresa Oeste Veículos e Siga Oeste, Iria Welter Girardi, da Íria Confecções e Calçados, Nildo Lima Queiroz Loja Coisa Nossa e Paulo Cesar Bittencourt deCarvalho, da Natural Beef.

Como Empresário do Ano de 2014 foi premiado o empresário Valdir Perin Souza das empresas Supremax Nutrição Animal.

O evento foi avaliado de forma positiva pela equipe da ACITS – Associação Comercial e Empresarial de Tangará da serra. A administradora da ACITS, Rosenei Caparroz avaliou muito positivamente o evento. “Um sucesso enorme. Terminamos o evento e a casa segue cheia. Tudo dentro do esperado. Nossa avaliação é muito positiva, com todos os premiados comemorando esta conquista que é o Destaque Empresarial”, disse ela.

O presidente da ACITS, Vander Masson falou com emoção sobre o evento. “Foi um grande período de preparação. Um período de pesquisa, neste ano com novidade,porque inovamos com a pesquisa via internet. O pessoal da UINC elaborou o software e tivemos três semanas de votação. E hoje é o dia mais importante. O dia da confraternização em que todos os escolhidos nesta pesquisa estão sendo homenageados. Hoje eles recebem seu certificado e seu troféu. É um dia importante para os empresários e as equipes que fazem parte destas empresas eque são merecedores deste prêmio. Parabéns a todos que foram vitoriosos”, disse ele.

Fonte: Redação RP

Mais de 500 vagas são oferecidas para oficinas culturais

Município oferecerá oficina de balé

A secretaria de Educação e Cultura de Tangará da Serra está oferecendo novidades em suas oficinas culturais. Nos próximos dias 28 e 29 de maio, a população interessada poderá efetuar as inscrições em alguns dos cursos, que totalizam 510 vagas. De acordo com a secretária de Educação, Iolanda Garcia, a novidade são as oficinas de balé, pintura e desenho, que juntas somam 200 vagas disponíveis. “Além disso, também estamos oferecendo vagas para os cursos que já estavam em andamento no Centro Cultural, ou seja, vagas remanescentes”, relatou a secretária, ao falar de como a população tem reagido as oficinas culturais. “Foi muito bem procurada as oficinas que abrimos. Agora depois que ajustou as turmas e nós remanejamos, achamos por bem estar colocando novas vagas. As que temos está sendo bem frequentada, principalmente de dança que faz grande sucesso”, comemorou Iolanda.

Além do balé, pintura e desenho, a secretaria também está disponibilizando inscrições para artesanato ( 30 vagas), violão (100 vagas), dança (40 vagas), teatro ( 80 vagas) e teatro circense (80 vagas). “Então no total temos muitas vagas a serem disponibilizadas à população, e desde já convidamos para realizar as inscrições”, convidou a secretária de Educação. As aulas estão previstas para iniciarem no dia 1º de junho.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Biblioteca Municipal amplia horário de atendimento

Biblioteca conta com acervo de 11 mil exemplares

A Biblioteca Municipal Viviane Soares Ferro está atendendo a população em novo horário. Antigamente funcionando em horário comercial, agora o espaço tem maior maior possibilidade para ser utilizado pelos estudantes que não tinham tempo de ir durante o dia. De acordo com o chefe do Departamento de Cultura, Anselmo Parabá, a biblioteca está atendendo das 7h às 19h, sem intervalo para o almoço. “São 12 horas de atividades sem interrupção, então o usuário tem a opção de usar no horário comercial e nos horários alternativos. Com essa flexibilidade eles ficam mais a vontade.

Conseguimos fazer com que essa flexibilidade acontecesse e está aumentando o fluxo de pessoas dentro da biblioteca”, afirmou Parabá, informando que para a modificação de horário, uma pesquisa foi feita entre a população.

Segundo o coordenador da biblioteca, Marcos César, atualmente o espaço conta com um acervo de aproximadamente 11 mil exemplares, com livros para todos os gostos. “Tem de técnica científica, pedagogia, didática, infanto juvenil, jornais, revistas, enfim, livros de toda a natureza”, explicou o coordenador.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Delegacia da Mulher começa a funcionar hoje em Tangará da Serra

Delegada titular, doutora Liliane Soares Diogo

A 6ª Delegacia Especializada de Defesa da Mulher da Polícia Judiciária Civil começa a atender a população a partir de hoje em Tangará da Serra. A inauguração do prédio aconteceu no último dia 15, durante festividades dos 39 anos de emancipação político administrativa da cidade. De acordo com a delegada titular, doutora Liliane Soares Diogo, para a inauguração da Delegacia da Mulher foram investidos R$ 9 mil em pintura, pequenos reparos no piso, fachada de identificação e limpeza do terreno. “Cuidaremos a partir de hoje de crimes que envolvem abuso sexual incluindo criança e adolescente, e também crimes que envolva a grupo mais vulnerável, como idoso e portador de necessidades especiais”, relatou a delegada, ao informar que a delegacia contará com três investigadores e dois escrivães. “A expectativa é que recebamos mais três investigadores e mais um escrivão, mas estamos aguardando a remoção que se dará acredito no mês que vem”, disse.

Em relação ao número de inquéritos, a delegada acredita que com a Delegacia Especializada, o número irá aumentar. “Muitas pessoas que não se sentiam a vontade em denunciar no Cisc e efetuar a representação, agora com um ambiente mais reservado acredito que passarão a procurar e irá gerar número maior de inquérito policial”, frisou Liliane.

A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher está situada na Avenida Brasil, esquina com a Rua 28, nº 62-E - centro de Tangará da Serra.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

ESTÂNCIA MODELO

LOCALIZAÇÃO: Rua 11 Gleba Bandeirante, Km 23 – sentido Tangará da Serra Deciolândia. A Estância Modelo está localizada a 22 km do centro da cidade -Tangará da Serra,

CARACTERÍSTICAS: Possui área com infraestrutura ideal para banhos, confraternizações, Churrascos, encontros familiares e principalmente para a realização de Eventos o qual vale destacar a tradicional Cavalgada de Férias que faz parte do calendário de eventos da nossa cidade, que a cada ano supera as expectativas de participantes.

CONTATO: (65) 3326 1039 / 9987 1220.

RECANTO DA PARAÍSO II

LOCALIZAÇÃO: Rua Cachoeirinha – Jardim Balneário I localizada a 3 km do centro da cidade.

CARACTERÍSTICAS: Com infraestrutura receptiva para hospedar 10 pessoas, com 2 quartos: 3 camas de casal uma cama de solteiro, sala com TV, cozinha montada e equipada, banheiro, área com redes, churrasqueira, área de camping, uma pequena trilha que da acesso a uma cachoeira que permite banho. Atendimento especializado a grupos.

CONTATO: (65) 9997 1165

RECANTO HARAS JJ

LOCALIZAÇÃO: Estrada Ararão km 6 – sentido Tangará Pecuama.

CARACTERÍSTICAS: Propriedade rural que compreende uma ampla estrutura de lazer: campo de mini golfe, quadra de vôlei de areia, quadra de tênis (saibro), mini campo de futebol, spiribol, trilhas, 3 tanques para pesque-pague, cantinho campeiro, serviço kitchen-churrasco, serviços para eventos. O local ainda dispõe de Chalé equipado com frigobar, TV via satélite, internet, chuveiro quente. Pesque-pague com espécies como Tambatinga (R$ 12,00 - kg), Piraputanga ( R$ 15,00 - kg) e Pintado (R$ 18,00 - kg) e R$ 10,00 o kg.

CONTATO: (65) 9622-8123 / 9991-0111.

ESTÂNCIA MATO GROSSO

LOCALIZAÇÃO: Rodovia MT 358, km 15 (sentido Tangará da Serra a Cuiabá).

CARACTERÍSTICAS: A Estância Mato Grosso possui ótimas acomodações para você desfrutar de todo conforto, possui uma ampla área de lazer com piscina ideal para realização de eventos como: 01 Salão aberto com capacidade para 50 a 70 pessoas; cozinha equipada; piscina adulto; piscina Infantil; vestiários com ducha; trilha na mata. Atendimento com reserva.

CONTATO: (65) 3326 3088

ESTÂNCIA AMAZONAS

CARACTERÍSTICAS: Com a maior praia de rio de Tangará da Serra, a Estância Amazonas é também o local do Festival de Praia de Tangará da Serra. A Estância possui área de camping, quadra para vôlei de praia, trilha para caminhada, futebol de praia, bar, quiosques com churrasqueiras e praia natural à margem do Rio Sepotuba. A Cavalgada Companheiros do Estradão é outro evento que é realizado anualmente no local. Outros frequentadores da Estância são os Pescadores e apreciadores de passeios com Jet Sky.

LOCALIZAÇÃO: Rodovia MT 480 – Comunidade do Aterro – A 17 km de distância do centro de Tangará da Serra.

CONTATO: (65) 9994-4443

PESQUEIRO E RESTAURANTE SITIO PICA PAU

LOCALIZAÇÃO: O Pesqueiro Pica Pau está localizado na MT 358 Km 153 muito próximo à cidade, com entrada na estrada que passa na lateral da UNEMAT. Percorrer 1.300 metros até a guarita.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: O restaurante atende de 4ª a 6ª-feira, das 14:00 às 22:00 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 08 às 18 horas. Nos finais de semana e feriados o almoço é com Buffet, com pratos à base de peixe.

CONTATO: (65) 9954-4852.

CACHOEIRA E ALDEIA DO FORMOSO

LOCALIZAÇÃO: Está situada na Rod. MT 358 km 80 (sentido Tangará a Campo Novo do Parecís - Aldeia Indígena do Formoso) . Para ir ao local é necessário de autorização. Além de visitar a aldeia, conhecer os costumes indígenas e comprar o artesanato local, você pode tomar um banho de cachoeira após fazer um emocionante rapel de 40 m. Outras atividades possíveis é a flutuação no Rio Bonito e visita a gruta sagrada dos índios Paresi.

CONTATO: Guia de Turismo: (65) 9904-8435

CACHOEIRA SALTO MACIEL

DESCRIÇÃO: Cachoeira formada pelo Rio Sepotuba com seqüência de corredeiras entre rochas.

LOCALIZAÇÃO: Fazenda Tapirapuã.

ACESSO: Após percorrer 18 Km pela MT 358, entra na MT 170, estrada da calcário Tangará, após a Assentamento Antônio Conselheiro, à direita segue por mais 3.200 já dentro da Propriedade.Distância do Centro da Cidade: 40 Km - Horas Minutos: 40 min.Contato : MST  (Movimento dos Sem Terra). Nela o visitante pode tomar banho para contemplar a cachoeira e suas belezas naturais bem de perto. Visitação livre por tratar de uma área de preservação permanente.

CONTATO: (65) 9986 1523 - Guia de Turismo.

ACITS promove Destaque Empresarial hoje no Centro de Tradições Gaúchas de Tangará

Parceria entre Acits e Unic possibilitou votação expressiva

Acontece hoje, 23, em Tangará da Serra o Destaque Empresarial, que será realizado nas dependências do Centro de Tradições Gaúchas Aliança da Serra. O evento ocorre todos os anos, sendo este a 18ª edição, e tem como objetivo premiar as empresa que se destacaram na prestação e venda de serviços dos mais variados segmentos à comunidade. 

Neste ano o evento contou com uma forma diferente de pesquisa, a votação on line, onde os internautas acessaram a página e escolheram as suas preferidas. “Essa foi uma grande inovação do Destaque Empresarial, que pôde ser utilizada por toda a comunidade, proporcionando comodidade, uma vez que poderia ser feita no conforto do seu lar”, salientou Vander Masson, presidente da Associação Comercial de Tangará da Serra ( ACITS). Para o presidente a parceria entre Unic e Acits no desenvolvimento do novo softwear possibilitou que a votação tivesse um número expressivo de participantes. “ Com o novo formato a escolha ficou mais rápida e atraente, e pudemos ter certeza disso quando vimos os números de eleitores que eram de 700 subirem para 3.418, isso nos surpreendeu”, destacando também que o empenho das empresas possibilitou e muito a participação da comunidade. “Considero que o record foi a contento pelo fato de os empresários se engajarem nas campanhas com seus clientes, uma vez que não era proibido. O sistema caiu no gosto do povo e para o ano que vem mais melhorias estão sendo preparadas, com a finalidade de atrair cada vez mais pessoas para a votação”. Na oportunidade aproveitou para confidenciar que várias novidades estão sendo preparadas para a noite festiva, dentre elas, a presença de uma personalidade que estará realizando a entrega dos prêmios da noite às empresas vencedoras, finalizou Vander.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Vacinação contra Gripe é prorrogada

Em Tangará foram vacinadas cerca de 10 mil pessoas

O período da 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza se encerra hoje,22, mas em Tangará da Serra será prorrogado. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, a meta a ser alcançada é de 18 mil pessoas e a campanha está tendo boa aceitação.

“Nós já vacinamos 10 mil pessoas, destas a maior parte são crianças, e depois idosos, até mesmo porque são públicos maiores”, disse Herrero, informando que na próxima semana serão enviadas pelo Ministério da Saúde mais seis mil doses. “Nós realizamos a vacinação na cidade e na zona Rural. Mas ainda temos doses para receber, e como começamos a campanha um pouco depois vamos prorrogar e a vacina será ofertada em todas as Unidade de Saúde da Família.” comentou Juliana destacando que a campanha nacional começou dia 04 de maio, entretanto Tangará dá serra iniciou com o dia D que aconteceu no dia 09, devido ao atraso na chegada das vacinas.

Nesta campanha, além dos idosos com 60 anos ou mais de idade,estão sendo vacinados: trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses até menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. O público alvo, portanto, representa aproximadamente 49,6 milhões de pessoas no país.

Fonte: Kelli Krause - Redação DS

IPVA pode ser parcelado em 3 vezes até dia 2

Data é válida para placas final 8 e 9

Proprietários de veículos com placa final 8 e 9 que perderam o prazo para quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto ainda podem optar pelo parcelamento do valor total em até três vezes ou à vista. A opção é válida até o próximo dia 29, sendo que após a data o recolhimento deverá ser integral, com aplicação de juros e multa. 

O boleto de pagamento pode ser emitido no Portal da Sefaz, menu IPVA, opção Emissão de DAR – Novo, e quitado no Banco do Brasil e Bradesco e respectivos correspondentes bancários, Banco da Amazônia, Sicredi, Bancoob, Caixa Econômica Federal, Itaú, Unibanco, Primacredi e Santander.

Final 0 - O IPVA de veículos com placa final 0 já pode ser pago com 5% de desconto em cota única até 10 de junho. De 11 a 20 do próximo mês, proprietários que quitarem o imposto à vista terão 3% de desconto. 

Vale ressaltar que o pagamento do IPVA é um dos requisitos para o licenciamento do veículo. A não quitação gera juros e multa, além do proprietário correr o risco de ter seu veículo apreendido.

Assessoria

Cerca de 300 pessoas participam da Conferência da Pessoa Idosa

Evento lotou auditório da OAB

Discutir sobre o protagonismo, emponderamento e as consequências nas transformações sociais como estratégia na garantia dos direitos da população na melhor idade. Foi com esse objetivo que a a secretaria de Assistência Social de Tangará da Serra realizou durante toda esta quinta-feira, dia 20 de maio, a I Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre idosos e autoridades públicas locais.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Lourdes Fernandes, na ocasião foi criado o Conselho do Idoso. “Diante disso, foram escolhidos quatro delegados que irão representar o município no Estado”, relatou a secretária, destacando que durante o evento, foram debatidos três principais eixos.

“O primeiro tratou sobre gestão com o professor Raimundo, o segundo sobre financiamento para os idosos com a secretária da Fazenda, Valnicéia Picolli e o terceiro eixo sobre participação do idoso em políticas públicas, ministrada por membros do Ministério Público. Estamos felizes com o resultado, pois todo evento relacionado ao idoso, eles vem e participam ativamente ”, afirmou.

Para a dona Severina da Silva, de 65 anos, é de extrema importância a participação da população da melhor idade em evento como esse. “Participo assiduamente de temas que envolvam o idoso, porque como todas as outras pessoas, temos direitos que devem ser respeitados. Estamos muito felizes com a atenção que a atual gestão tem dado aos idosos”, relatou dona Severina.

Conforme o DS já divulgou em edições anteriores, atualmente, Tangará da Serra possui três Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) que atendem aproximadamente 400 idosos do município com intuito que promover a inclusão social e a convivência.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Saturnino Masson quer o uso de colete refletivo aos ciclistas no Estado, por meio de campanha educativa.

A bicicleta é considerada em vários países como uma solução viável para os problemas de trânsito urbano, decorrentes do maior número de veículos automotores nas grandes e médias cidades.

O deputado Saturnino Masson (PSDB), apresentou em plenário um requerimento ao Governo do Estado, que crie condições aos ciclistas para a utilização do colete refletivo de segurança e proteção, por meio de campanhas educativas.

O objetivo da indicação é reduzir o número de acidentes de trânsito, no Brasil, é um desafio para gestores da área. Desde a promulgação do novo Código de Trânsito Brasileiro, em 1998, até a implantação da lei que proíbe dirigir sobre o efeito de álcool, pouco tem se conseguido fazer para reduzir a alta taxa de mortalidade por acidentes.

De acordo com Saturnino atualmente a bicicleta é considerada em vários países como uma solução viável para os problemas de trânsito urbano, decorrentes do maior número de veículos automotores nas grandes e médias cidades.

Como ocorre em inúmeras cidades brasileiras com características topográficas e socioeconômicas semelhantes, a intensa utilização desse meio de transporte e a insuficiente infra-estrutura ciclo viária contribuem para o número expressivo de acidentes de trânsito que envolvem ciclistas. 

" A campanha visa a intervenção educacional de prevenção de acidentes de trânsito com trabalhadores que utilizam a bicicleta como modo de transporte, idéia que está cada vez mais comum em nosso Estado", afirmou o parlamentar.

De acordo com a campanha educativa, deve incluir medida de segurança para aumentar a visibilidade à noite e incentivar comportamentos seguros no trânsito. É no deslocamento noturno, geralmente em horário de pico e com pouca luminosidade, que aumenta o índice de acidentes. "Com o uso dos coletes com faixas reflexivas os ciclistas serão mais visíveis aos condutores de veículos automotores", disse Saturnino.

A distribuição dos coletes refletivos irá além das orientações de transitar com segurança, tendo como foco a conscientização dos trabalhadores para a necessidade de voltar para seus lares em suas bicicletas com segurança e a garantia de preservação de suas vidas e integridade física.

Fonte: Rosangela Milles/Assessoria de Gabinete

Lions e Apae entregam prêmios

A ganhadora Marta Souza recebendo a S-10 das mãos da presidente do Lions

O Lions Clube de Tangará da Serra em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realizou na tarde desta terça-feira, dia 19 de maio, a entrega de quatro carros e uma motocicleta para os ganhadores do 12º Festival de Prêmios. Nessa edição, o já tradicional evento atingiu as expectativas com recorde de vendas, atingindo a marca de 15 mil cartelas. De acordo com a presidente do Lions, Neuza Maria, a renda arrecadada será dividida com a Apae para suprir com as necessidades de ambas as entidades.

“Estamos felizes com o resultado porque a gente na edição passada tínhamos atingido cerca de 10 mil cartelas vendidas. Graças a Deus a população sempre está apoiando essas entidades”, comentou a presidente, ao agradecer ao apoio da comunidade.

Para o presidente da Apae, Éder Márcio Dominick, a parceria com o Lions é de extrema valia. “Esses recursos que estão entrando vão nos ajudar a manter a instituição. Esse ano a Apae conseguiu vender número expressivo e vamos dar incremento bom no caixa das duas instituições”, relatou Éder.

A ganhadora da caminhonete S-10, Marta Souza, que é moradora do Jardim Valência, contou que seu filho estuda na Apae e que foi ele quem destacou a cartela sorteada. “Após ele fazer isso, como não tinha mais como eu vender, resolvi ficar para mim. Jamais pensava que iria ganhar a caminhonete e fui contemplada”, afirmou. “Acredite! Estou muito feliz, pois veio em uma ótima hora”, finalizou a sortuda, emocionada com o prêmio.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

BOSQUE MUNICIPAL

DENOMINAÇÃO: PARQUE NATURAL ILTO FERREIRA COUTINHO, mais conhecido como Bosque Municipal está localizado na Rua Júlio Martinez Benevides, no Centro de Tangará da Serra. O parque é a maior reserva ambiental localizada dentro da área urbana de Tangará da Serra.Possui uma vegetação de transição entre Cerrado e Floresta Amazônica e apresenta três diferentes áreas denominadas: área de lazer, área alterada e reserva natural.

INFRA-ESTRUTURAAlojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 06:00 às 18:00

TELEFONE: (65) 3311-4862

Imagem aérea
Área interna
Parque para crianças.

CACHOEIRA DO QUEIMA-PÉ


LOCALIZAÇÃO: É a cachoeira mais próxima do centro de Tangará da Terra, fica apenas a 6 km. Possui cerca de 18 metros de altura onde é possível tomar banho de cachoeira, fazer rapel guiado e cascading.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Finais de semana e feriados (somente com reserva).

CONTATO E RESERVAS: (65) 3339-1470 / 9987-2014 - Daiane.

CACHOEIRA DA PARAÍSO, LAGO E PEDRA CEREJA DO BOLO

LOCALIZAÇÃO: Rodovia MT 358 - Km 08 (Sentido Tangará / Cuiabá).


DESCRIÇÃO: A Cachoeira da Paraíso, o lago e a Pedra "Cereja do Bolo", são belezas naturais que encantam os olhos, e o melhor, estão localizadas bem próximos de Tangará da Serra, na Fazenda Paraíso. Trata-se de um lugar que transmite uma enorme paz, onde é possível desfrutar de banho no lago, fazer trilhas ecológicas na mata margeando o precipício, contemplar a beleza da Serra Tapirapuã através de um mirante (ao lado da cachoeira e de um penhasco de 100 mts. de altura), de onde avista-se as cidades de Nova Olímpia e Barra do Bugres.

CONTATO E RESERVAS: (65) 99625-5772 

VISITAÇÃO: Sábados e Domingos, sob consulta.

Câmara aprova mais de R$ 9 milhões para Saúde

Os vereadores aprovaram mais de R$ 9 milhões em crédito adicional para a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a mensagem encaminhada aos vereadores, acompanhando o projeto, os recursos são oriundos do Governo Federal e Estadual e já estão disponíveis em conta corrente do município.

No Projeto de Lei 46/15, os parlamentares autorizaram crédito adicional especial no valor de R$ 5 milhões 544 mil para complementar a folha de pagamento e retomar as obras de reforma e adequação do prédio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com a mensagem do projeto, os recursos disponíveis procedem de prestações realizadas em 2014, pelo Estado de Mato Grosso, referente ao parcelamento de repasses atrasados – recurso que será utilizado para retomada das obras de reforma e adequação do prédio do Samu, que é anexo a Unidade Mista de Saúde.

Já no Projeto de Lei 47/15, os vereadores tangaraenses aprovaram crédito adicional suplementar no valor de R$ 3 milhões 761 mil. De acordo com o texto, os recursos serão utilizados para custear despesas com a folha de pagamento da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme com a mensagem do PL 46/15, com a aprovação na Câmara, os recursos vinculados serão destinados para a folha de pagamento da Saúde municipal: Manutenção das USFs e Saúde Bucal, manutenção do SAMU, manutenção do CAPS, UNITAN, Vigilância Ambiental e Epidemiológica, e manutenção do CTA/SAE. Ambos os projetos - 46/15 e 47/15 - foram aprovados por unanimidade pelos vereadores tangaraenses.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Tangará participa da 7ª Copa MT de Voleibol fase oeste

A Seleção adulta de voleibol de Tangará da Serra, comandada pelo profissional Marcos Furlan viaja amanhã no período da manhã para um novo desafio, disputar a 7ª Copa Mato Grosso de Voleibol fase oeste, que acontece na cidade de Araputanga, em busca de uma das duas vagas na grande final que acontecerá no mês de junho em Cuiabá. De acordo com o treinador a Copa Mato Grosso é dividida em quatro fases, sendo: Norte, Sul, Leste e Oeste, onde cada fase decide os dois melhores colocados para disputar a final que dará ao vencedor o título da Copa Mato Grosso. “Vamos para mais um desafio e esperamos obter sucesso, tendo em vista que estamos montando uma equipe com atletas experientes e que já representaram bem a nossa modalidade”, disse Furlan, salientando que neste ano a modalidade disputou uma competição na cidade de Nobres, conquistando o título de campeã com o naipe feminino e recentemente disputaram a Copa André Maggi em Sapezal com as seleções estudantis, porém nenhuma das equipes conquistou o primeiro lugar, sendo as mesmas eliminadas na semifinal. Para se deslocar até a cidade de Araputanga o time conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes do município.

Fonte: Luciano Góis - Redação DS

Vereadores aprovam extinção de 59 vagas em nove cargos de provimento em comissão

A Câmara Municipal decidiu pela extinção de nove cargos de provimento em comissão nos quadros do Município. Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei 39/2015, de autoria do Poder Executivo, que determina a extinção dos cargos, resultando na extinção de 59 vagas.

De acordo com o texto aprovado pelos parlamentares, ficam extintos os cargos de “monitor de curso”, com 42 vagas; o cargo de “motorista do Centro de Apoio”, com uma vaga; o cargo de “office-boy”, com uma vaga (Lei 2.318/05); o cargo de “office-boy”, com quatro vagas (Lei 2.432/05); o cargo de “operador da ETA”, com seis vagas; “operador do sistema”, com três vagas; e o cargo de “auxiliar de operador de esgoto”, com duas vagas.

De acordo com o texto encaminhado ao Legislativo, justificando o projeto, a extinção é necessária uma vez que os cargos não podem ser não podem ser preenchidos por provimento em comissão. O impedimento, segundo a mensagem, decorre de apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), em exercícios anteriores.

VOTAÇÃO ÚNICAO PL 39 seria votado em dois turnos, mas o plenário decidiu aprovar requerimento do vereador Luiz Henrique Barbosa Matias (PTB), para que a votação ocorresse em discussão única. Com isso, agora o projeto segue à sanção do prefeito municipal.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

IFMT de Tangará da Serra abre Inscrições para curso em RH

As inscrições seguem abertas até o dia 07 de junho

Estão abertas as inscrições para o curso técnico em Recursos Humanos (PH) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Avançado de Tangará da Serra. De acordo com a assistente administrativa, Camila Beatriz Bennemann, o prazo final para efetivar a inscrição será até o dia 07 de junho. “O período de isenção de taxa terminou, o valor da inscrição é de R$30. Caso o candidato se inscreva mais de uma vez, para curso ou turno iguais ou diferentes, será válida somente a última inscrição efetivada (paga)”, disse Camila, destacando que o candidato deve ter terminado o Ensino Médio e que as inscrições devem ser feitas pelo site http://selecao.ifmt.edu.br/ . “Caso o candidato tenha dificíl acesso a internet poderá vir até a IFMT, que o auxiliaremos na inscrição”, comentou, informando que para o campus de Tangará estão sendo oferecidas 35 vagas, destas 18 estão reservadas para pessoas que estudaram em escolas públicas. 

A prova será aplicada no dia 28 de junho das 8h às 11h, sendo constituída de 45 questões de múltipla escolha, cujo valor será de 1,0 ponto para cada questão, com 05 alternativas e uma única correta. O conteúdo programático abrangerá todo Ensino Médio nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, História, Geografia e Biologia. Para o assistente social da instituição, Sherman Walter Soares da Silva, o município oferece campo de trabalho para os futuros técnicos. “Para a implantação do curso em Tangará, foi realizada uma audiência pública em que o curso em questão foi indicado pela própria população, sendo assim, reconhecemos a importância deste curso que qualificará muitas pessoas para o mercado de trabalho”, disse Sherman destacando que esta será a primeira turma em RH no período noturno do campus de Tangará da Serra.

Fonte: Kelli Krause - Redação DS

Segunda fase será realizada em Tangará dias 19 e 20

A equipe na primeira fase venceu suas duas partidas

Após fazer uma boa primeira fase com duas vitórias, a seleção de Tangará da Serra joga nos dias 19 e 20 de junho a segunda fase, e para a alegria dos tangaraenses a segunda fase será realizada novamente no município, sendo no ginásio Douglas Poyane, na Vila Olímpica Rei Pelé. Na primeira fase o time venceu a equipe Panelinha de Cuiabá pelo placar de 4 a 2 e depois o time B de Campo Novo dos Parecis pelo placar de 2 a 1. 

Comandado pelo treinador Cleuvis Fontana (Bocão) e auxiliado pelos esportistas Manjado de Nova Olímpia e Bolinha, o time tangaraense é formado por 15 atletas, sendo estes de Tangará da Serra e Nova Olímpia: Geazy, Tete, Nicki, Guilherme, Elião, Coxinha Douglinha, Jean e Erickinho de Tangará e ainda Negão, Toquinho, Wisley e Tuiu de Nova Olímpia. Após classificar em primeiro, da chave com duas vitórias, o treinador Bocão tem feito um trabalho um pouco mais intensivo, procurando corrigir os erros cometidos na primeira fase, principalmente entrosamento e trabalho de bola. “Estamos trabalhando firme visando avançar a terceira fase da competição, porém sabemos que a cada fase as dificuldades vão aumentando e precisamos do apoio da nossa torcida, temos o conhecimento também que todos os times investiram, já nossa equipe é caseira, porém muito guerreira e vamos buscar mais esta classificação”, disse Bocão.

Adversários: A segunda fase da Copa Centro América será formado novos grupos, tendo a chave de Tangará quatro equipes na busca de duas vagas, sendo: Tangará da Serra, Itanhagada e Chapada dos Guimarães. A chave ainda aguarda o quarto time para compor o grupo.

Ingressos antecipados: O responsável pelo time disse que desta vez estarão sendo vendidos ingressos antecipados no valor de R$ 10, valor este que auxiliarão nas despesas do time. Os ingressos estarão a venda a partir da próxima semana.

Fonte: Luciano Góis - Redação DS

PEDRA SOLTEIRA

Divisora de município de Tangará da Serra/Nova Olímpia, é patrimônio do município de Tangará da Serra MT - Pedra Solteira tem seu nome eternizado na letra do Hino do Município escrito pelo compositor Prof. Fabio Martins Junqueira. No local é possível a pratica da escalada guiada.

CONTATO: (65) 9968 5395 – Operador de Aventura.

MEMORIAL DOS PIONEIROS

Inaugurado em 2011. A obra é uma homenagem "aos que deram os primeiros passos do desenvolvimento do município" é o único na Região e no Estado de Mato Grosso, além do que a obra foi realizada com recursos próprios do município.

ESTRUTURA - O memorial é uma reivindicação dos familiares dos pioneiros sepultados no antigo Cemitério Central, que foi atendido na administração do prefeito Júlio César Ladeia. A obra contempla a construção de um monumento no formato do mapa de Tangará da Serra, com um ossário no centro, círculo místico formado por monumentos verticais e horizontais, jardins, ruas direcionadas ao centro e um prospecto de capela ecumênica. No local estão depositados às ossadas Silvio Paternez e Ramon Sanches Marques e dentre outras personalidades locais, cerca de seiscentas ossadas dessas duzentas foram identificadas.

LOCALIZAÇÃO: Está localizado na Rua Antonio José da Silva - Jd. Acácia, no Centro de Tangará da Serra.

FOTOS:


INVESTIMENTOS - Governo entregará novas escolas e quadras em Tangará da Serra

Três novas escolas estaduais estão sendo construídas pelo governo do Estado em Tangará da Serra (239 km ao Médio-Norte). Duas destas unidades serão entregues ainda este ano à comunidade para atender a demanda crescente de alunos.

A primeira unidade, denominada de professor Noilson Afonso de Oliveira, localizada no bairro Mané Garrincha, com oito salas de aulas, está faltando apenas alguns ajustes para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) receber a obra. A previsão é de ser inaugurada ainda neste primeiro semestre. 

A segunda escola, João Batista, está sendo reconstruída e tem prazo para ser entregue em novembro deste ano. A nova unidade conta com 12 salas de aulas, quadra poliesportiva, laboratórios, entre outros espaços. O custo previsto é de R$ 5,1 milhões. 

A determinação do governo é só receber as obras quando estiverem concluídas e sem precisar de novos serviços, ajustes ou adequações. O setor de infraestrutura da Secretaria tem acompanhado e fiscalizado as várias etapas dos novos prédios. Com uma demanda populacional crescente, a Seduc avalia pedidos de ampliação e reformas de outras escolas no município. 

A primeira escola, com um valor de R$ 2,8 milhões, vai desafogar a demanda e abrir novas vagas no bairro Mané Garrincha e nas comunidades vizinhas. O engenheiro Fábio Frigeri informou que a Secretaria está adotando providências para que, tão logo a obra seja concluída, a rede de energia possa receber a nova carga elétrica, sem apresentar falhas como vem ocorrendo em algumas unidades, que não suporta a ligação dos aparelhos de ar condicionados. 

A superintendente de Gestão Escolar, Neuza Evangelista, observou que além da estrutura física as novas construções devem oferecer melhor comodidade para o aprendizado do aluno. Também está sendo construída a escola, que deve homenagear o professor Wellington Mega, no bairro Novo Tarumã. 

Moradora do residencial Valência é a ganhadora da S10

Dos seis ganhadores, três são de Tangará da Serra

Na tarde deste domingo, dia 17, aconteceu, na Praça dos Pioneiros, o sorteio do 12º Festival de Prêmios do Lions. Evento é tradicional em Tangará da Serra e realizado por meio de uma parceria entre Lions Clube e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O objetivo do festival é angariar fundos para manutenção dos serviços de ambas as entidades. 

As entidades sortearam cinco prêmios, dos seis ganhadores, três são de Tangará, sendo que a ganhadora do maior prêmio, uma S10 avaliada em 80 mil reais, foi Marta Souza Silva, moradora do Residencial Valência. Os ganhadores dos três veículos Celta completos, avaliados em 32 mil reais cada, foram: o primeiro para Benedita Valeriana Cruz, de Tangará da serra; o segundo para Ícaro Gonçalves Monteiro, também de Tangará; duas pessoas ganharam o terceiro, Israel da Silva Cunha de Nova Olímpia e Sueli Pereira de Nortelândia. O ganhador do quinto prêmio, uma moto Honda, foi Francisco Gomes Zulino de Nova Olímpia. 

De acordo com o presidente da Apae, Eder Márcio Dominick, a parceria é de extrema valia. “Temos por ano, um orçamento de 2 milhões dos quais 30% devem ser arrecadados pela entidade, e uma das formas de fazê-lo é através das parcerias”, afirmou.

Para o evento foram confeccionadas 23 mil cartelas, das quais foram vendidas 15.072 cartelas. Para a presidente do Lions, Neuza Maria de Almeida, este ano as expectativas tem sido superadas.

Kelli Krause - Redação DS